Written by 10:36 am Arquitetura & Construção Civil, Comunicação Visual

Placas de acrílico: conheça tudo sobre essa solução

Placas de acrílico conheça tudo sobre essa solução

O acrílico – ou PMMA (Poli Metil Metacrilato) – é um termoplástico amplamente utilizado nos setores da comunicação visual, arquitetura, design, comércio e até mesmo em peças de arte.

Essa versatilidade se deve às propriedades do material, um dos mais nobres do mercado, que fazem com que ele seja moldável e resistente ao mesmo tempo, tudo isso conservando um alto grau de leveza e refinamento estético. 

Dentre as características das placas de acrílico podemos destacar sua alta qualidade óptica, rigidez – quando em temperatura ambiente – e durabilidade, mesmo quando exposto a intempéries como chuvas, sol, ventos e umidade em geral.

Além disso, as peças têm proteção contra raios ultravioleta o que, além de impedir o amarelamento decorrente da ação do tempo, impede o contato com esse elemento, que pode inclusive causar problemas de saúde. 

O material é comercializado em chapas, que podem ser obtidas em diversas cores, texturas e graus de transparência, com espessuras que variam entre 02mm e 24mm. 

O fato das placas de acrílico serem compatíveis com os processos de colagem, dobra, encaixe, injeção, entre outros, permite também a customização do material, aumentando ainda mais a gama de aplicações nas quais o termoplástico pode ser utilizado. 

Outra característica importante do material é seu alto nível de segurança. O acrílico pode suportar até 50% mais impacto que um vidro com a mesma espessura seria capaz de aguentar. 

E, no caso de quebras, o material não produz estilhaços, quebrando em pedaços grandes e, portanto, mais difíceis de se espalharem em várias direções e atingirem pessoas ao redor. 

Uma placa de acrílico também tem ótima resistência à pressão hidrostática, o que ajuda a comprovar a eficiência do material. 

Mas você sabe exatamente quais são as principais aplicações do acrílico e como cuidar da conservação desse termoplástico? Acompanhe para descobrir tudo sobre essa solução que representa sofisticação e modernidade!

Onde usar o placas de acrílico?

Uma das melhores e mais comuns versões do material é a chapa de acrílico Cast. Essa opção tem inúmeras vantagens na comparação com a extrudada, pois apresenta maior resistência térmica, química e ao impacto, resultando em maior vida útil. 

As chapas de acrílico Cast também são mais facilmente termoformadas e apresentam maior qualidade óptica.

Entre os usos do acrílico podemos destacar a confecção de displays para exibição de produtos em geral, placas de sinalização internas ou externas, com ou sem iluminação, púlpitos e fachadas comerciais.

O último caso é viabilizado pelo fato da superfície lisa do material permitir  personalização com gravação a laser, serigrafia, adesivagem ou impressão UV, transmitindo assim a identidade visual da marca de maneira bastante eficiente.

O acrílico pode ser combinado, ainda, com outros materiais, como alumínio, madeira e ACM, garantindo um resultado moderno e esteticamente atrativo.

Outros usos possíveis para o material são a confecção de peças técnicas, brindes, troféus, letras de caixas e até mesmo na fabricação de móveis, balcões de lojas, frigoríficos e em protetores acústicos.

Com tudo isso, vale ainda lembrar que o acrílico tem preço bastante acessível, sendo mais barato do que outras opções semelhantes oferecidas pelo mercado.

Ou seja, variedade de lugares e vantagens na utilização das chapas de acrílico não faltam! 

Como é feita a manutenção?

Mais uma vantagem indiscutível na utilização das placas de acrílico é a facilidade de manutenção e limpeza que o material apresenta. 

Por ter superfície lisa e sem ranhuras, o acrílico é seguro contra a proliferação de bactérias, uma vez que não há espaço para o acúmulo de sujidades. Por isso, é comum encontrarmos utensílios domésticos, como potes, feitos desse material.

Para realizar a limpeza das peças, basta utilizar pano macio ou espanador de pó para evitar que a poeira se acumule. 

Caso haja a necessidade de remoção de sujeiras mais pesadas, como gordura, por exemplo, basta utilizar água e sabão ou kits de limpeza indicados especificamente para o material. 

Sempre evite o uso de produtos como ácidos e outras soluções abrasivas ou corrosivas, pois essas substâncias podem danificar e diminuir consideravelmente a vida útil das peças. 

Também é possível restaurar a beleza e brilho original das chapas de acrílico, ainda que tenham sofrido leves arranhões. 

Para isso, basta polir o material com o auxílio de produtos próprios para esse uso, como a massa para polir acrílico, aplicada com as ferramentas corretas e sempre com o acompanhamento de um profissional especializado.

Onde comprar chapas de acrílico?

Sem dúvidas, a Actos é a melhor escolha quando o assunto é a aquisição de chapas de acrílico!

Trabalhamos apenas com fornecedores que, assim como nós, prezam pela qualidade e bom desempenho de todos os produtos, garantindo que o melhor chegue a você e ao seu projeto. Para saber mais sobre todas as nossas soluções em termoplásticos e outros materiais, entre em contato conosco e faça seu orçamento. Na Actos você é especial!

Close