Written by 10:51 am Comunicação Visual

Diferença entre acrílico e policarbonato

Diferença entre acrílico e policarbonato

Afinal, qual a diferença entre acrílico e policarbonato? Embora ambos sejam resistentes, leves e tenham uma variedade de aplicações na construção civil e comunicação visual, suas características individuais os distinguem.

Alguns materiais se adequam melhor a determinados usos do que outros. Neste post, vamos explorar a diferença entre acrílico e policarbonato para que você escolha a opção mais adequada para o seu projeto. Boa leitura!

Características do acrílico

O acrílico, também chamado de PMMA (Poli Metil Metacrilato), é um dos termoplásticos mais nobres do mercado. Trata-se de um material rígido, transparente, com excelente resistência e boa qualidade óptica.

Sua fabricação ocorre por dois métodos: cast e extrudado. O primeiro envolve o preenchimento de moldes de vidro com polímero líquido, seguido pelo aquecimento controlado. Já o segundo ocorre pelo amolecimento do material em alta temperatura com a consequente moldagem na forma desejada.

O acrílico pode ser encontrado em placas com espessuras de 2 mm a 70 mm e comprimentos de até 6 metros, além de várias cores. Essa versatilidade tem atraído muitos empreendedores que desejam criar recortes personalizados para suas empresas.

Além disso, é amplamente utilizado em eventos para confecção de displays, troféus, púlpitos, brindes, placas de homenagem e identificação. A cobertura de acrílico para área externa também é outra aplicação comum desse material.

Características do policarbonato

Você sabe o que é policarbonato? Também é um termoplástico, mas obtido por um processo diferente, pela reação entre bisfenol A e gás fosgênio. Como resultado, é gerado um material leve, resistente e com excelente transparência.

Na forma de chapas, o policarbonato pode ser encontrado em três tipos principais: alveolar, compacto ou corrugado. Todos são versáteis, com aplicações em diversos segmentos.

Na comunicação visual, por exemplo, o policarbonato compacto costuma ser utilizado em painéis, luminosos, placas de sinalização e displays. Porém, ele também tem muitas outras aplicações para coberturas externas.

Por proporcionar uma cobertura transparente, o policarbonato Twall (alveolar) é ideal para aplicações que exigem iluminação natural, como jardins, pergolados, corredores e piscinas. Da mesma forma, a telha de policarbonato é eficiente para aplicações externas, como toldos, gazebos, garagens e coberturas no geral.

Vantagens e desvantagens do acrílico

Nobreza e versatilidade são as principais vantagens do acrílico. Mas ele também possui outras características que o destacam dos demais materiais para as mesmas aplicações. Conheça a seguir:

  • é facilmente moldável por calor e pode ser cortado com serras elétricas, lâminas e sistemas de laser;
  • tem alta resistência a chuva, sol, ventos, situações de tração e alongamento;
  • pode ser impresso de várias formas, incluindo pantógrafo, serigrafia e impressão UV direta;
  • oferece excelente qualidade óptica, com até 92% de transparência e alta estabilidade dimensional;
  • disponível em diversas cores (branco leitoso, branco translúcido, cristal transparente etc.) para se adequar a diferentes projetos.

No que se refere às desvantagens do acrílico, embora sejam reduzidas, devem ser consideradas. Esse material é mais sensível a arranhões, então se a limpeza não for cuidadosa, poderá formar microrriscos. Também vale destacar que:

  • pode ser deformado ao entrar em contato com solventes e líquidos corrosivos;
  • pode apresentar expansão térmica de aproximadamente de 0,7 mm por metro, podendo se expandir ou encolher.

Vantagens e desvantagens do policarbonato

As vantagens do policarbonato são várias. Ao longo do texto, mencionamos brevemente algumas, mas dedicamos este tópico para explorar melhor cada uma delas. Confira abaixo:

  • As chapas de policarbonato são bem leves, proporcionando versatilidade de aplicações e agilidade na instalação;
  • Por ser transparente, permite a passagem de luz natural para o interior do espaço, criando um ambiente agradável;
  • Tem proteção UV integrada, o que garante vida útil prolongada para cobertura;
  • Sua durabilidade excepcional pode alcançar até 10 anos com a manutenção adequada;
  • A limpeza é simples, exigindo apenas um pano macio e sabão neutro.

Outra diferença entre acrílico e policarbonato é em relação às desvantagens. O policarbonato é propenso a arranhões, sendo menos adequado para ambientes com constantes atritos. Além disso, há somente outros dois pontos de atenção:

  • Não é recomendado para locais com alta exposição a produtos químicos agressivos, pois pode sofrer danos;
  • Sua resistência ao calor é limitada, podendo derreter e liberar fumaça tóxica em caso de incêndio.

Instalação e manutenção dos materiais

Sabe quando não existe diferença entre acrílico e policarbonato? A necessidade de contar com profissionais especializados, que tenham experiência na manipulação e fixação desses materiais para garantir aplicação segura e eficiente.

No que diz respeito à manutenção, o policarbonato não precisa de muitos cuidados especiais. A limpeza regular pode ser realizada com pano ou esponja macia e sabão líquido diluído em água; produtos abrasivos nunca devem ser utilizados.

Para o acrílico, o processo de limpeza também é simples. Um espanador de pó pode ser usado para evitar o acúmulo de sujeira superficial. Em caso de sujeira persistente, recomenda-se o uso de água e sabão ou kits de limpeza formulados para o acrílico.

Chapas de acrílico ou policarbonato é na Actos!

Agora que você conhece a diferença entre acrílico e policarbonato, fica mais fácil selecionar o material mais adequado para o seu projeto, certo? Além dos pontos mencionados, recomendamos que você procure fornecedores de qualidade para garantir um resultado duradouro.

Quando precisar de chapas de acrílico ou policarbonato, confie na Actos! Com mais de duas décadas de experiência, contribuímos para o sucesso de diversos clientes. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar!

Close