Written by 9:36 am Comunicação Visual

Entenda tudo sobre os termoplásticos

Entenda tudo sobre os termoplásticos

Você já ouviu falar nas vantagens do uso de termoplásticos para a indústria e a comunicação visual? Por ser um material muito versátil e flexível, é utilizado para diferentes finalidades, como embalagens, placas, letreiros e construções.

Neste conteúdo, você vai aprender tudo sobre esse tipo de plástico e entender quais são os mais comuns, bem como suas principais características, aplicações e vantagens. Confira!

O que são termoplásticos?

Então, o que é termoplástico? Ele é um tipo de polímero ou plástico que tem uma característica única: pode ser derretido e moldado repetidamente quando aquecido.

Mas como? Isso ocorre porque o termoplástico consiste em longas cadeias moleculares lineares ou ramificadas, que são mantidas juntas por forças relativamente fracas.

Quando essas forças são enfraquecidas pelo aumento da temperatura, os termoplásticos amolecem e podem ser moldados em diferentes formas. Aqui estão algumas características e propriedades desse tipo de plástico:

  • maleabilidade: são altamente flexíveis. Por isso, podem ser moldados em várias formas quando aquecidos;
  • reciclabilidade: possuem alta capacidade de derretimento e moldagem repetida. Por isso, são recicláveis e podem ser reprocessados várias vezes;
  • propriedades variáveis: podem ser ajustados por meio de aditivos e modificadores. Assim, conseguem atender a requisitos específicos, como resistência ao calor, resistência química, rigidez, entre outros.

O termoplástico é um material bastante comum, desempenhando um papel significativo na indústria de plásticos. A seguir, confira mais informações sobre os produtos que podem ser fabricados com ele.

Tipos de termoplásticos

Os principais tipos de termoplásticos têm propriedades específicas que os tornam adequados para diferentes aplicações, dependendo dos requisitos de clareza, resistência a impacto e outras características desejadas. Conheça mais sobre cada um deles logo abaixo.

Policarbonato

O policarbonato é um termoplástico conhecido por sua excelente resistência ao impacto e à quebra, além de ser transparente e possuir boa transmissão de luz. Por isso, é adequado para criação de coberturas e fachadas, óculos de proteção, janelas à prova de balas e cascos de capacetes, entre outros.

Acrílico

Conhecido como vidro acrílico, esse termoplástico é transparente e tem boa clareza óptica, além de oferecer leveza e resistência a temperatura e arranhões. É utilizado em aplicações como fachadas, vitrines, painéis de exibição, luminárias e aquários.

Poliestireno de alto impacto (PSAI)

O poliestireno de alto impacto, ou PSAI, é um tipo de poliestireno modificado para se tornar mais resistente. Por isso, ele é usado em produtos que requerem clareza e alguma resistência ao impacto, como caixas de CD, brinquedos, capas de telefones celulares e recipientes de produtos eletrônicos.

Poliestireno standard (PSST)

O poliestireno padrão, ou PSST, é um termoplástico rígido, porém um pouco mais frágil em comparação com o poliestireno de alto impacto, por exemplo. É usado em vários produtos, incluindo utensílios de cozinha descartáveis, copos plásticos, embalagens de produtos eletrônicos, entre outros.

Polietileno tereftalato de etileno glicol (PETG)

O PETG é um termoplástico transparente que tem tanto resistência ao impacto quanto clareza óptica. É frequentemente usado em aplicações de embalagens, como garrafas de refrigerante, bem como na fabricação de painéis de exibição, protetores faciais e peças de máquinas.

Aplicações: onde o termoplástico pode ser usado?

Os termoplásticos têm uma ampla gama de aplicações devido à sua versatilidade, flexibilidade e capacidade de serem moldados repetidamente quando aquecidos. Veja alguns exemplos das possíveis aplicações desse material:

  • embalagens, como filmes plásticos, potes, bandejas e garrafas de plástico PET para bebidas;
  • automóveis, como painéis, para-choques e peças de motor;
  • construção, como janelas e portas de PVC, tubos de plástico e telhas;
  • acessórios de eletrônicos, como conectores e cabos;
  • comunicação visual e publicidade, como letreiros, displays de pontos e placas de sinalização;
  • dispositivos médicos, como seringas e cateteres;
  • brinquedos;
  • produtos de consumo, como copos e pratos descartáveis e escovas de dente;
  • equipamentos esportivos, como capacetes, viseiras protetoras e raquetes de tênis.

Principais vantagens dos termoplásticos

O uso desse material na comunicação visual oferece várias vantagens significativas devido às propriedades já mencionadas. Os que oferecem excelente clareza óptica, por exemplo, são ideais para aplicações que requerem transparência, como sinais, displays e placas de sinalização.

Além disso, a durabilidade é interessante para produtos que demandam alta resistência ao impacto, à quebra e às intempéries do tempo. Ainda, o termoplástico é geralmente mais leve em comparação com outros materiais, como vidro ou metais. Isso facilita a instalação e o transporte de diversos produtos.

Já em relação ao visual, é preciso destacar a maleabilidade e variedade de cores e acabamentos dos termoplásticos. Eles podem ser moldados em uma variedade de formas e tamanhos, possibilitando a criação de letras em relevo e logotipos personalizados, por exemplo.

Alguns termoplásticos, como o PETG, podem ser reciclados e são considerados mais sustentáveis do que outros materiais. Por fim, eles costumam ser mais acessíveis do que materiais como vidro ou metal.

Actos: materiais para a indústria e comunicação visual

Com a Actos, você tem acesso às melhores seleções de materiais destinados à indústria e à comunicação visual. Oferecemos uma variedade de chapas feitas de poliestireno, PVC, policarbonato e muito mais.

Não hesite em nos contatar para solicitar um orçamento. Teremos o prazer de atender às suas necessidades e esclarecer todas as suas perguntas sobre o uso do termoplástico!

Close