O policarbonato tem se tornado um material cada vez mais popular em projetos de construção e renovação graças à sua notável versatilidade e durabilidade. A seguir, vamos abordar os principais tipos de cobertura policarbonato, vantagens e desvantagens e dicas para o seu projeto.
Se você está considerando adicionar uma cobertura de policarbonato ao seu espaço, siga a leitura para entender os benefícios que ela oferece. Você vai conhecer os desafios que podem surgir durante o processo de instalação e uso a longo prazo.
O que são as coberturas de policarbonato?
Uma cobertura de policarbonato é uma estrutura utilizada para proteger áreas ao ar livre – como pátios, varandas, jardins e entradas – contra as condições climáticas – como chuva, sol, granizo e vento. Ela é feita de painéis de policarbonato, que são um tipo de plástico resistente e transparente.
Essas coberturas são frequentemente usadas em espaços comerciais para criar áreas externas confortáveis. Elas podem ser projetadas em diferentes formatos, como telhados inclinados, abóbadas ou até mesmo estruturas retráteis. A seguir, veja mais sobre cobertura policarbonato, vantagens e desvantagens e tipos mais indicados.
Qual o tipo mais indicado para cada área?
Os tipos mais comuns de cobertura de policarbonato são as alveolares e as compactas. A cobertura de policarbonato alveolar tem uma estrutura de cavidades ocas com ótima transmissão de luz e resistência a impactos. As chapas alveolares também são leves para instalar. Suas principais aplicações são:
- claraboias;
- coberturas em geral (piscinas, por exemplo);
- divisórias;
- domus;
- estufas;
- fechamentos verticais;
- forros;
- gazebos e sheds;
- jardins de inverno;
- passarelas;
- pergolados;
- toldos.
Já a cobertura de policarbonato compacto é feita de termoplástico maciço, um dos materiais mais nobres do mercado. São leves, têm alta resistência a impactos e possuem excelente transmissão de luz. Podem ser usadas principalmente nas seguintes áreas:
- claraboias;
- coberturas em geral (como em piscinas);
- displays de comunicação visual interna;
- domus;
- proteção e enclausuramento de máquinas;
- viseiras de capacete e escudos anti-tumulto;
- fechamentos laterais;
- luminosos;
- passarelas;
- peças técnicas;
- pergolados;
- toldos.
Há também as chapas de policarbonato corrugadas, ou simplesmente telha de policarbonato. Elas têm espessura mais fina e são indicadas para aplicações externas.
Vantagens das coberturas de policarbonato
Com o uso de cobertura de policarbonato, vantagens e desvantagens devem ser analisadas. As vantagens do material incluem ter ótima transmissão de luz, não propagar chamas e ser resistente a altas e baixas temperaturas, bem como a impactos. Continue lendo para ver mais sobre os benefícios do policarbonato.
Transparência e iluminação natural
As chapas de policarbonato são transparentes ou translúcidas, permitindo a passagem de luz natural. Isso cria um ambiente claro e agradável sob a cobertura e economiza energia, pois reduz a necessidade de iluminação artificial durante o dia.
Resistência a impactos
A cobertura de policarbonato é muito resistente a impactos. Isso a torna adequada para áreas onde possa ocorrer a queda de objetos, como em jardins ou áreas de recreação.
Resistência a raios UV
O policarbonato para cobertura é projetado para resistir à exposição prolongada aos raios ultravioleta (UV) sem amarelar ou perder transparência. Isso o torna ideal para áreas externas expostas ao sol.
Leveza
Em comparação com o vidro, por exemplo, o policarbonato é um material mais leve. Isso facilita sua instalação e reduz a carga sobre a estrutura de suporte para a cobertura.
Flexibilidade de design
O policarbonato está disponível em diferentes espessuras e cores, o que oferece flexibilidade no design da cobertura. Muitas vezes, ele é curvado para criar formas arquitetônicas interessantes e personalizadas.
Facilidade de manutenção
Geralmente, as coberturas de policarbonato são fáceis de limpar e manter, com baixa necessidade de manutenção regular. Para uma limpeza leve, utiliza-se apenas espoja/pano macio e detergente neutro; no caso de sujeiras mais pesadas, utilize álcool isopropílico.
Desvantagens das coberturas de policarbonato
Embora seja indicado para muitos tipos de projetos, com a cobertura policarbonato, vantagens e desvantagens devem ser consideradas. Algumas desvantagens no uso do policarbonato podem surgir com base nas necessidades e preferências do negócio. Confira!
Custo
Em geral, o policarbonato é mais caro do que alguns outros tipos de materiais de cobertura, como o metal ou o concreto. Isso é especialmente verdade para os painéis de alta qualidade e resistência.
Isolamento térmico
Enquanto o policarbonato oferece algum isolamento térmico, ele pode não ser tão eficaz quanto outros materiais isolantes. Sendo assim, ele não oferece a melhor proteção térmica em temperaturas extremas.
Vazamento de som
O policarbonato não é um material de isolamento acústico. Isso significa que o som pode ser mais audível sob uma cobertura de policarbonato em comparação com materiais mais espessos e densos.
Requisitos de engenharia
Dependendo do design da cobertura e das condições climáticas da região, podem ser necessários reforços ou sistemas de drenagem adicionais para suportar adequadamente o policarbonato. Se for esse o caso, os custos e a complexidade da instalação ficam mais altos.
Cobertura de policarbonato é com a Actos
Se você está procurando saber mais sobre cobertura policarbonato, vantagens e desvantagens desse material, então conheça a Actos! Atuamos desde 1997 na distribuição de produtos como chapas termoplásticas de policarbonato compacto, telhas de policarbonato e policarbonato alveolar.
Com a Actos, você tem não só a garantia de um produto de qualidade, mas também rapidez no atendimento e na entrega. Faça um orçamento e saiba mais sobre a cobertura ideal para o seu negócio.