Written by 11:30 am Arquitetura & Construção Civil

Cobertura de policarbonato para escada externa: saiba o que é, os tipos, as vantagens e muito mais!

escada em área externa com cobertura em policarbonato

A cobertura de policarbonato para escada externa tem se tornado uma opção popular em diversos projetos comerciais por proporcionar uma proteção eficaz contra chuva e sol. Além disso, por estar disponível em várias formas e cores, esse material pode ser adaptado ao design da escada e ao estilo arquitetônico do ambiente.

Esse tipo de cobertura oferece diversas vantagens, como elegância, eficácia e custo-benefício. Continue a leitura para saber mais sobre o material, os tipos e as vantagens dessa cobertura de escadas externas.

O que é policarbonato?

O policarbonato é definido como um polímero termoplástico que pertence à família dos poliésteres. A estrutura química é composta por repetições de unidades monoméricas de carbonato e por isso leva esse nome.

Esse material é leve, porém bastante resistente a impactos e temperaturas extremas. Além disso, muitas formulações de policarbonato já incluem proteção contra raios ultravioleta (UV), evitando o amarelamento e a degradação causados pela exposição prolongada ao sol.

Em função dessas características, esse material costuma ser usado em projetos de comunicação visual. Nesse campo, é especialmente empregado na fabricação de placas, displays, telhados e coberturas translúcidas, em diferentes tamanhos e formatos.

Tipos de policarbonato para cobertura de escadas externas

Existem três tipos de policarbonato para cobertura mais populares, cada um desenvolvido para atender de maneira eficaz às exigências particulares de cada projeto. São eles: corrugado, alveolar e compacto. Confira a seguir características e diferenciais de cada um deles.

Policarbonato alveolar: boa resistência a impactos e transmissão de luz

A cobertura de policarbonato alveolar (twall) caracteriza-se pela estrutura de cavidades ocas com ótima transmissão de luz e resistência a impactos. Além disso, é consideravelmente leve e a confecção não necessita de muitos materiais.

Essa opção é frequentemente utilizada em cobertura para escada externa. Também é bastante indicada para outras aplicações, como passarelas, estufas, divisórias, claraboias e muito mais.

Policarbonato compacto: leveza e resistência

Já a cobertura de policarbonato compacto é confeccionada a partir de termoplástico sólido, considerado um dos materiais mais refinados do mercado. Ele também é leve e proporciona uma excelente transmissão de luz.

Esse material oferece ótima resistência. Por isso, é uma boa opção para coberturas de escadas externas, claraboias, divisórias, fechamentos laterais, estufas, passarelas e pergolados.

Por exemplo, essa chapa de policarbonato compacto tem uma resistência ao impacto até 40 vezes maior que o acrílico. Já no caso do vidro comum, essa diferença pode variar significativamente, chegando a ser 250 vezes maior.

Policarbonato corrugado: durabilidade para condições climáticas adversas

Entre os tipos de cobertura para escada externa mais populares, está o de policarbonato corrugado, chamado também de telha de policarbonato. Elas são fabricadas em um material mais fino e encontradas em diferentes perfis, como a trapezoidal H-18 (greca) e a trapezoidal industrial H-40.

Em razão da espessura, torna-se uma solução eficiente para aplicações externas, incluindo sheds, toldos, gazebos, garagens, jardim de inverno, estufas, entre outras. Graças ao tratamento UV que recebe, proporciona uma boa durabilidade em condições climáticas adversas, como chuvas e tempestades. Consequentemente, proporciona um bom custo-benefício ao projeto.

Saiba mais sobre a instalação e manutenção

Na hora de instalar sua cobertura de policarbonato para escada externa, busque sempre por profissionais especialistas. Assim, você consegue assegurar todas as vantagens do material e ainda previne possíveis danos.

No que diz respeito à manutenção, também é preciso adotar cuidados apropriados para evitar arranhões durante o processo de limpeza. Nesse caso, recomenda-se uma higienização suave, utilizando apenas água e sabão.

Vantagens e desvantagens da cobertura de policarbonato para escadas

A exposição constante a condições climáticas extremas, como chuva, sol e vento, pode acelerar o processo de deterioração de escadas externas. Desse modo, uma cobertura ajuda a proteger essa estrutura, prolongando sua vida útil.

Outro aspecto importante é a segurança adicional proporcionada. Por exemplo, ter uma cobertura ajuda a evitar que as escadas fiquem molhadas ou escorregadias devido à chuva, o que contribui significativamente para a redução de acidentes.

A cobertura de policarbonato para escada externa se mostra vantajosa por diversos motivos. No entanto, existem algumas desvantagens na aplicação sobre as quais você deve saber antes de fazer sua escolha.

Vantagens

A cobertura de policarbonato para escada externa é leve, versátil e pode ser transparente ou translúcida, permitindo a passagem de luz natural. Além disso, a durabilidade e resistência às condições climáticas ao longo do tempo são notáveis.

Vale destacar que muitos tipos de policarbonato já são projetados para resistir à exposição prolongada aos raios ultravioleta sem amarelar ou perder transparência. Resumidamente, as vantagens são:

  • leveza;
  • excelente transmissão de luz;
  • resistência a impactos;
  • proteção contra raios UV;
  • flexibilidade de design;
  • facilidade de manutenção.

Desvantagens

Apesar das várias vantagens, o policarbonato tem contraindicações para ambientes com exposição elevada a produtos químicos agressivos. Outro ponto negativo é que ele não oferece um bom isolamento acústico.

A depender das condições climáticas locais, também podem ser necessários reforços ou sistemas de drenagem para oferecer o suporte adequado à cobertura. Sendo assim, essas são algumas das desvantagens:

  • isolamento térmico menos eficaz;
  • possibilidade de requisitos de engenharia adicionais.

Cobertura de policarbonato é na Actos

Agora que você já conhece mais sobre a cobertura de policarbonato para escada externa, basta escolher um fornecedor de qualidade e comprometido para ter sucesso no seu projeto. Conte com a Actos para essa missão!

Atuamos desde 1997 com a distribuição de produtos acabados e semi-acabados, como telhas de policarbonato, chapas termoplásticas de policarbonato compacto e policarbonato alveolar, com foco na qualidade e compromisso com o cliente. Solicite um orçamento e saiba mais sobre a cobertura ideal para o seu negócio.

Close