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ACM na comunicação visual: conheça as vantagens e principais aplicações

fachada de loja em acm

O uso do ACM na comunicação visual tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro por unir características como leveza, durabilidade e beleza. Esse é o termo para Aluminium Composite Material, que é muito usado em fachadas, placas de sinalização e muito mais.

Gerar impacto visual e despertar a atenção do consumidor são os principais objetivos da comunicação visual. Quando os elementos-chave (imagens, cores, tipografia etc.) são utilizados corretamente, aliados a materiais de qualidade como o ACM, a chance de sucesso do projeto é grande.

Diversos estabelecimentos como supermercados, concessionárias, postos de gasolina, lojas de roupas e edifícios comerciais modernos já desfrutam dos benefícios oferecidos por esse material. Continue a leitura do texto para conferir todas as possibilidades de ACM na comunicação visual, suas vantagens e como adquiri-lo.

Venha saber o que é ACM

ACM é um material formado por duas chapas de alumínio com uma chapa de polietileno no seu interior. Além disso, ele conta com uma pintura externa em poliéster que confere um aspecto brilhante e refinado ao material.

Essa junção de elementos proporciona ao ACM leveza e uma excelente resistência mecânica. Outros benefícios também são agregados a esse material, como resistência à corrosão, durabilidade e estabilidade dimensional melhorada.

Confira algumas características e vantagens do ACM

Com uma variedade de cores, acabamentos e opções de personalização, o ACM na comunicação visual se destaca pela estética contemporânea e refinada. Com esse material, são formadas grandes placas que podem ser utilizadas tanto em áreas internas quanto externas.

Devido às suas qualidades, o ACM pode ser usado em uma variedade de projetos de comunicação visual, desde fachadas até totens. Assim, é capaz de proporcionar diversas vantagens. Confira a seguir algumas delas.

Leveza

O alumínio é reconhecido por sua leveza. Dessa forma, a combinação desse material com o polietileno de baixa densidade assegura a leveza necessária para a aplicação do ACM para comunicação visual em vários projetos.

Durabilidade

A excelente resistência a impactos e condições climáticas adversas, como ventos, chuvas e exposição solar, é um dos pontos fortes do ACM. Isso o torna uma ótima alternativa para usar em ambientes externos e resistir a condições climáticas adversas.

Versatilidade

O ACM conta com uma ampla variedade de cores, acabamentos e texturas. Isso faz com que arquitetos e designers tenham em mãos diversas opções para atender às necessidades de cada cliente e projeto, personalizado da maneira desejada.

Isolamento térmico e acústico

Dependendo da espessura do núcleo e da configuração do ACM, ele pode oferecer propriedades eficazes de isolamento térmico e acústico. Isso é possível porque o alumínio e o polietileno são eficazes no bloqueio de raios solares, reduzindo a transmissão de calor. Além disso, as três camadas desse material dificultam a transmissão de sons incômodos.

Custo-benefício

O ACM também se destaca como uma opção com ótimo custo-benefício. Por exemplo, ele é uma escolha mais acessível para revestimento de fachadas em comparação com vidro ou porcelanato.

Aplicação do ACM para comunicação visual

Como mencionado, um dos objetivos da comunicação visual é gerar impacto visual no público. Quem faz muito bem isso é o McDonald’s, por exemplo, sempre lembrado pelas cores amarelo e vermelho e o grande M amarelo.

Então, você já deve ter notado que uma maneira eficaz de criar uma impressão impactante é com fachadas comerciais modernas, acompanhadas por uma linda vitrine e um letreiro que identifique a marca. No caso das lojas físicas, essa abordagem representa a forma mais eficaz de atrair a atenção das pessoas que transitam pelo local.

O uso do ACM na comunicação visual, em especial nas fachadas, carrega as características do material: leveza, durabilidade e versatilidade. Além disso, ele pode ser facilmente moldado e cortado em diferentes formas e tamanhos.

A fachada comercial é apenas uma das peças de comunicação visual em que o ACM pode ser utilizado. Outros exemplos incluem logotipos tridimensionais, luminosos, testeiras de postos de gasolina, totens, placas de sinalização e muito mais.

Instalação e manutenção do ACM

O processo de montagem de uma fachada de loja ou outros itens de ACM é relativamente simples, mas demanda precisão. Abaixo, listamos algumas etapas fundamentais para instalação desse material:

  1. planejamento: é essencial realizar um planejamento que contemple o design, as cores e as dimensões desejadas;
  2. corte: em seguida, realiza-se o corte das placas de ACM seguindo as medidas obtidas no planejamento;
  3. fixação: posteriormente, ocorre a fixação das placas na estrutura de sustentação com colagem especializada ou fixação mecânica;
  4. acabamento: por fim, é essencial garantir que as placas da fachada comercial estejam niveladas e alinhadas.

Após instaladas, as fachadas em ACM requerem cuidados específicos para preservar beleza e durabilidade. Recomenda-se a realização de limpezas periódicas com uma esponja ou tecido macio, água e sabão neutro. Além disso, é recomendado evitar o uso de produtos abrasivos e objetos pontiagudos, uma vez que podem causar danos à superfície das fachadas.

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Se surgirem dúvidas adicionais quanto a características, aplicações ou orçamento do ACM para fachadas, ficamos à disposição para esclarecê-las. Você pode entrar em contato com a Actos pelo site ou pelos telefones oficiais.

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