Written by 11:25 am Comunicação Visual

Ideias de fachada de loja: 5 opções para se inspirar

fachada de loja

Buscando ideias de fachada de loja para o seu negócio? De acordo com um estudo da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv), 59% dos consumidores avaliam se um estabelecimento é confiável ou não por meio da fachada.

Ou seja, a percepção inicial que os consumidores têm de um estabelecimento pode moldar opiniões e, consequentemente, influenciar a decisão de compra. Assim, uma fachada de loja atraente gera boa impressão, valor para a marca e a diferencia dos concorrentes.

Preparamos um conteúdo completo sobre o tema, que vai abordar a importância de investir no visual externo do seu estabelecimento. Veja algumas ideias de fachada de loja para se inspirar. Boa leitura!

O que é uma fachada de loja?

A fachada de uma loja consiste na parte externa do estabelecimento e geralmente é voltada para a rua ou área de entrada do público. Desse modo, desempenha um papel essencial na identificação do negócio e na atração dos clientes. Afinal, é a primeira visão que eles têm ao passarem pelo local.

Além disso, as fachadas buscam destacar os principais produtos e serviços oferecidos ao público antes mesmo da entrada no estabelecimento. Independentemente do setor (vestuário, alimentício, beleza etc.) e tamanho, há alguns elementos compartilhados nessas estruturas:

  • letreiros e logotipo: o logotipo fortalece a identidade visual do estabelecimento. Por sua vez, os letreiros exibem informações como nome, contato e endereço;
  • vitrines: outra parte crucial das fachadas são as vitrines, que devem ser atraentes e ordenadas. Você ainda pode aprimorar esse ambiente com expositores e acessórios;
  • elementos gráficos: painéis, adesivos, banners e faixas são apenas alguns exemplos. Eles podem ser usados para comunicar promoções e descontos.

Qual a importância de investir em uma fachada?

Investir na aparência externa do estabelecimento, mesmo com uma fachada de loja simples, representa uma estratégia fundamental para atrair e fidelizar clientes. Prova disso é o estudo da Abiesv, que traz outro dado relevante: 57% dos entrevistados afirmaram que a fachada é o fator mais importante na hora de decidir se vão entrar em uma loja pela primeira vez.

Assim, uma fachada de loja cuidadosamente planejada transmite a sensação de confiança e profissionalismo. Mas isso não para por aí! Em áreas comerciais altamente competitivas, esse pode ser o seu grande diferencial entre os concorrentes.

Por outro lado, uma fachada sem atrativos faz com que a loja se funda à concorrência, passando despercebida. O mesmo se aplica a fachadas negligenciadas ou pouco atraentes, fatores que diminuem a loja e não atraem clientes.

Dicas para construir uma fachada atrativa

Antes de falar sobre as ideias para a fachada da loja, é preciso considerar algumas orientações para a construção dessa área externa. É crucial levar em conta fatores como materiais e legislação. Abaixo, destacamos os pontos essenciais.

Invista em um projeto de comunicação visual

Para fazer a fachada, é preciso investir em um projeto de comunicação visual. Esse é um plano estratégico e estético que envolve o design e a apresentação visual externa de um estabelecimento comercial, empresa ou instituição.

Ele visa transmitir de maneira eficaz a identidade, os valores e a mensagem da marca para o público-alvo. Para isso, utiliza elementos visuais diversos, como logotipo, esquema de cores, tipografia, iluminação, materiais e muito mais.

Fique atento à legislação

Em diversas localidades, regulamentos e diretrizes definem normas para a fachada de estabelecimentos comerciais. Seguir essas regras não apenas previne complicações legais, mas também evita possíveis multas.

Contrate profissionais especializados

Também é de extrema importância escolher empresas certificadas e profissionais qualificados para executar seu projeto de comunicação visual. Com isso, você estará prezando pela qualidade e evitando possíveis problemas, inclusive de legislação.

Ideias de fachada de loja para se inspirar

Depois de saber mais sobre a importância da fachada, veja estas ideias de fachada de loja para considerar alguns elementos importantes na hora de fazer a sua. Confira abaixo.

Escolha os materiais adequados

Os materiais para fachadas comerciais modernas incluem ACM (Alumínio Composto), acrílico e PVC expandido. A escolha depende das especificidades do projeto, como o estilo e o orçamento disponível.

O alumínio composto destaca-se como uma opção resistente, leve, fácil de instalar e esteticamente atraente. Além disso, a fachada de loja em ACM pode ser construída em diversas cores que permanecem nítidas, vibrantes e resistentes.

Amplamente utilizado na comunicação visual, o acrílico também oferece transparência e uma enorme variedade de cores. Ele também não quebra facilmente, o que evita danos e recorrentes manutenções na fachada em acrílico.

A fachada de PVC carrega as melhores propriedades desse material: leveza, resistência a intempéries e isolamento térmico. Ainda, pode ser cortado, perfurado e moldado de várias maneiras, sendo também fácil de limpar.

Considere o estilo e cores de sua preferência

Após definir a comunicação visual da sua loja, para fazer a fachada é preciso escolher o estilo e as cores da sua preferência. Uma opção é apostar em uma abordagem clean com cores sóbrias e um design minimalista, que transmite modernidade e sofisticação, como é o caso da Renault.

Outra alternativa é investir em fachadas com cores vibrantes e letras tridimensionais que sobressaem, como é o caso do McDonald’s. Com isso, a loja se destaca e cria um impacto visual.

Iluminação para destacar a fachada

A iluminação pode ser direcionada para destacar produtos específicos na vitrine, criando pontos focais atraentes. Usar luminárias e spots, por exemplo, cria uma atmosfera convidativa e transmite a ideia de fachada de loja moderna.

Já os projetores são ótimos para iluminar grandes áreas da fachada, destacando detalhes arquitetônicos ou criando efeitos de destaque. Outra opção de ideias de fachada de loja é apostar em luzes coloridas para ter uma fachada mais chamativa.

Conte com a Actos para fazer a sua fachada!

Gostou das nossas ideias de fachada de loja? Conte com a Actos para tirar o seu projeto do papel! Atuamos com a distribuição de produtos semiacabados e acabados, como chapas de ACM, acrílico e PVC expandido com ótima durabilidade e resistência. Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.

Close