Written by 10:36 am Comunicação Visual

Revestimento para fachada comercial: conheça os melhores tipos

fachada de prédio comercial

O revestimento para fachada comercial desempenha um papel importante na estética externa de um estabelecimento. Afinal, ele representa o primeiro ponto de contato visual de visitantes e clientes. Portanto, é fundamental na construção da imagem da empresa.

Ao planejar a fachada comercial, é essencial considerar público-alvo, escolha de cores, legislação, materiais e acabamentos. Inicialmente, pode parecer muita coisa, mas preparamos este conteúdo para orientar você sobre os passos a seguir. Continue a leitura e saiba mais.

A importância de uma boa fachada comercial

A fachada comercial desempenha um papel crucial na imagem e identidade de um estabelecimento. Ela serve como o primeiro ponto de contato visual entre a empresa e seus clientes, influenciando diretamente a percepção do público.

Assim, um projeto de fachada comercial bem elaborado é essencial para criar uma imagem positiva da marca e atrair a atenção do público-alvo. Para sua construção, consideram-se elementos como design, iluminação, tipos de revestimento e cores para criar uma experiência visual impactante.

Tipos de revestimento para fachada

De acordo com pesquisas, os materiais mais utilizados no revestimento para fachada comercial são ACM, PVC expandido e acrílico. Para acertar na escolha, confira a seguir as características e vantagens de cada um deles.

ACM: resistência e modernidade

O alumínio composto (ACM) é formado por duas chapas de alumínio e uma chapa de polietileno em seu interior. Essa composição o torna um material leve, mas, ao mesmo tempo, porém forte e resistente, adaptando-se a ambientes externos e internos.

A fachada em ACM é uma das principais aplicações para esse material. Contudo, muitas empresas costumam utilizá-lo também para construção de divisórias, testeiras de postos de gasolina, luminosos, sinalizações, mobiliário e revestimento de edifícios e baús de caminhão.

Uma vantagem notável do ACM como revestimento para fachada comercial é sua uniformidade, conferindo uma estética atraente e sofisticada. Além disso, outros benefícios merecem ser destacados:

  • boa resistência termoacústica;
  • variedade de cores;
  • fácil manutenção;
  • instalação rápida;
  • possibilidade de curvatura;
  • resistência a impactos;
  • rigidez.

PVC expandido: excelente custo-benefício

O PVC expandido, sigla para policloreto de vinila, é obtido pelo processo de aquecimento e pela adição de substâncias químicas. Esse método resulta em um material leve, mas com uma textura de espuma rígida, conferindo-lhe propriedades vantajosas, como baixa absorção de água e resistência a altas temperaturas.

Além de ser uma escolha confiável de revestimento para fachada externa, o PVC é amplamente utilizado na comunicação visual para construção de placas de sinalização, displays e letreiros. Também tem aplicações na construção, como forros, tetos, divisórias e elementos decorativos.

Outro aspecto relevante sobre o PVC expandido é sua sustentabilidade. Originado do petróleo, esse material é composto por 43% de eteno e 57% de cloro, tornando-se uma opção reciclável e ecologicamente correta. No entanto, as vantagens não se limitam a isso; outras características merecem destaque:

  • resistente a água;
  • não propaga fogo;
  • leve e de fácil manuseio;
  • possível de furar, cortar, fresar e rebitar;
  • adequado para vários tipos de impressões;
  • fácil de moldar.

Acrílico: praticidade e versatilidade

Assim como os demais materiais para revestimento de fachada comercial já apresentados, o acrílico tem suas particularidades e vantagens. Classificado como um termoplástico, esse material pode assumir diversas formas quando submetido ao aumento de temperatura.

No âmbito da comunicação visual, o acrílico destaca-se como uma solução de custo acessível e alta qualidade. Além de sua aplicação em revestimento de fachadas, ele é amplamente utilizado em letreiros, painéis luminosos, púlpitos, peças técnicas, protetores acústicos, entre outras aplicações.

Sua leveza facilita o transporte, a durabilidade assegura uma vida útil prolongada para as peças, e a capacidade de personalização permite criar objetos únicos. Conheça outras vantagens desse material versátil:

  • flexibilidade;
  • rigidez;
  • variedade de cores;
  • alta resistência a chuva, sol e ventos;
  • excelente qualidade óptica;
  • proteção contra sujidades e oleosidade.

Dicas para tornar sua fachada mais atraente

Para tornar a fachada comercial mais atraente, é essencial ir além da escolha de materiais adequados e de qualidade. Uma estratégia eficaz envolve considerar diversos elementos que contribuem para uma presença visual positiva, como design inovador, cores atrativas e iluminação estratégica.

A incorporação de elementos paisagísticos, como plantas e flores, também gera atratividade. Exemplos de negócios que se beneficiam com o uso desses elementos na fachada são restaurantes e cafeterias. Subconscientemente, o consumidor entende que o preparo dos alimentos é feito com responsabilidade e cuidado.

A manutenção regular da fachada não só previne o desgaste prematuro da parte externa da loja como contribui para uma primeira impressão positiva. Lembre-se de que os clientes são atraídos por aquilo que veem, e uma fachada bem cuidada transmite profissionalismo e confiança.

Revestimento para fachadas é com a Actos

Agora que você já conhece os principais materiais de revestimento para fachada comercial, que tal colocar em prática o seu projeto? Para isso, você precisa contar com um fornecedor de qualidade e confiança, como a Actos.

Somos uma empresa tradicional, referência na distribuição de produtos semiacabados e acabados, como acrílico, PVC, painéis de ACM e produtos para comunicação visual. Entre em contato e conheça todas as nossas soluções. Nossa equipe de especialistas está preparada para esclarecer todas as suas dúvidas.

Close