Written by 3:35 pm Fique por Dentro

O que é acrílico e como utilizar o material?

O que é acrílico e como utilizar o material?

O acrílico é um material muito conhecido e, assim como todos os tipos de materiais, possui suas particularidades que podem ser refletidas nos produtos gerados por meio desse substrato. 

Dessa forma, para entender se o acrílico é realmente o material ideal para o que você deseja, é necessário entender as características físicas e seus diferenciais para saber utilizá-lo da melhor forma possível. 

O acrílico nada mais é do que um termoplástico, ou seja, material plástico que pode ser moldado nas mais variadas formas ao aumento de temperatura. Ele é um material sintético muito utilizado na área da indústria, arquitetura, artes e comércio. 

No setor empresarial, as propriedades do acrílico são muito bem apreciadas por ser uma solução de baixo custo com alta qualidade, o que pode ser explicado pelas suas características ainda em temperatura ambiente. 

  • Rígido, flexível, versátil e leve;
  • Isolante térmico;
  • Transparente, translúcida ou opaca;
  • Muitas opções de cores; 
  • Alta resistência à chuva, sol, ventos, situações de tração e alongamento;
  • Superfície lisa ou texturizada por processos de abrasão;
  • Atóxico.

Além disso, ele é normalmente encontrado no formato de placas com espessura que vão de 2mm a 70mm, fora o comprimento que pode ser de até 6m. E ainda pode ser 10 vezes mais resistente quando comparado ao vidro. 

Na hora de limpar, tenha cuidado porque produtos abrasivos ou corrosivos podem danificar a placa de acrílico, ou seja, jamais utilize solventes de álcool, tíner e esponjas de aço. A limpeza dele é muito simples: pano macio ou espanador de pó para tirar a poeira acumulada e, em caso de gordura, água e sabão. 

Como usar o material?

Você já deve ter reparado no local onde trabalha a existência de placas tanto na fachada identificando a empresa, ou mesmo nos ambientes internos setas que indicam andares, atividades desenvolvidas em cada sala, identificação de banheiro. Geralmente, essas placas geralmente são de acrílico. 

Devido a variedade de cores do material, é possível compor um projeto gráfico de decoração em que tudo fique devidamente harmonizado e que combine com a mensagem que se quer passar, assim pode-se optar por cores mais sóbrias ou descontraídas. 

O design de ambientes tanto internos quanto externos diz muito sobre como uma empresa se comunica com seus colaboradores e como ela quer ser vista pelo cliente. Na fachada, é importante ter uma comunicação visual voltada para o público alvo, sem esquecer da missão e dos valores. 

Para essa questão, muitos empreendedores têm encontrado nas placas de acrílico uma maneira de fazer recortes especiais ou até mesmo desenhar o logo da empresa. 

Outras aplicações bem interessantes são para produtos utilizados em eventos empresariais, como os displays, troféus, placas de homenagem e de identificação. 

Por ser um material leve, isso facilita na hora do transporte; a durabilidade garante que as peças tenham período de vida mais longo; e é possível personalizar cada objeto de acordo com o que a imaginação mandar. 

Mas não é só no mundo empresarial que o material é escolhido, muitos outros objetos contam com o acrílico como uma das matérias primas na sua produção. 

  • Proteção de máquinas;
  • Tubo com costura;
  • Expositores;
  • Visor de nível;
  • Púlpitos;
  • Divisórias;
  • Organizadores;
  • Urna;
  • Caixa;
  • Tampas;
  • Domus.

Um exemplo bem fácil de notar no dia a dia são as caixas organizadoras, que muitas influenciadas digitais usam e mostram nas redes sociais para separar as maquiagens, esmaltes, itens para cabelo, entre outros itens de uso pessoal. 

Onde adquirir chapas de acrílico?

Agora que você já sabe de todas as vantagens do acrílico, que tal adquirir o material e utilizá-lo em seu projeto?

Para isso, você precisará contar com um fornecedor de qualidade e confiança, como a Actos, que tem unidades estrategicamente localizadas para prestar sempre o melhor atendimento.

Portanto, se você procura por acrílico em São Paulo e região ou em outros estados, conte com as nossas seis filiais!

Em nosso site você pode conferir a localização de cada uma de nossas dez filiais e escolher aquela que está mais próxima de você para adquirir o que há de melhor no universo dos termoplásticos e dos materiais para comunicação visual. 

Solicite seu orçamento e comprove todas as vantagens que só uma empresa pioneira é capaz de oferecer. Venha para a Actos, ficaremos felizes em atendê-lo!

Close