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Veja dicas de como fazer uma fachada de prédio comercial atrativa

detalhe de fachada de um prédio

A fachada de prédio comercial é fundamental para uma boa comunicação visual em qualquer empreendimento. Afinal, ela é responsável pela primeira impressão que o cliente tem do estabelecimento.

Em regiões comerciais altamente competitivas, uma fachada comercial moderna e atrativa destaca o estabelecimento, capturando a atenção dos consumidores. Por outro lado, uma fachada negligenciada pode acabar prejudicando a credibilidade do empreendimento.

Quer saber como criar uma fachada de prédio comercial atrativa, moderna e que destaque seu negócio? Então, continue a leitura do artigo para conferir dicas de como gerar um impacto visual positivo para o seu negócio.

O que considerar na construção de uma fachada de prédio

A fachada é caracterizada como a parte externa visível do estabelecimento, normalmente voltada para a rua ou área de acesso público. Dessa forma, ela desempenha papel crucial por ser o primeiro contato entre o negócio e o cliente.

Por isso, apostar em uma fachada de prédio comercial atrativa é um processo que une comunicação visual e funcionalidade, visando atrair clientes e expressar a identidade única da loja. Então, o primeiro passo é fazer um projeto que contemple as cores, a iluminação e as informações que serão apresentadas.

Não se trata apenas de ter uma estética atraente. É preciso considerar também aspectos como localização estratégica, legislação vigente e fornecedores que proporcionam qualidade. Veja mais a seguir.

Localização

O local onde o prédio está inserido é um dos fatores mais determinantes para o crescimento e a lucratividade. Como as fachadas estão diretamente relacionadas com a atratividade dos clientes, é muito importante apostar em uma que seja atrativa.

Em regiões com climas extremos, por exemplo, a fachada pode ser projetada para enfrentar condições climáticas adversas. Já nos prédios localizados em áreas com vistas panorâmicas, fachadas envidraçadas dão um toque moderno ao local.

Tipo de prédio

A quantidade de andares do prédio é um detalhe a se considerar na hora de construir uma fachada comercial. Edifícios com dois andares têm uma maior flexibilidade no design, considerando uma distribuição equilibrada dos elementos na fachada.

Já prédios de três andares permitem criar uma variedade de elementos estéticos e visuais, como pontos de luzes estratégicos, para criar um impacto estético significativo. Edifícios com quatro ou mais andares têm uma presença mais vertical, exigindo atenção para manter uma estética equilibrada.

Identidade visual

A primeira impressão que o cliente tem do negócio é muito importante. Sendo assim, é importante apostar em uma fachada que esteja em harmonia com a identidade visual do negócio (cores, tipografia, elementos gráficos etc.).

Alguns prédios comerciais, como os mini-shoppings, costumam exibir na fachada as marcas presentes no local. Nessas situações, é fundamental ter atenção especial para proporcionar uma estética consistente e evitar poluição visual.

Legislação vigente

A depender da localidade, existem legislações municipais que regulamentam a modificação de fachadas, incluindo a instalação de placas e letreiros. Em cidades históricas, por exemplo, é comum haver normas que limitem elementos visuais que alteram a estrutura original das propriedades.

Invista em materiais de qualidade

Atualmente, existem diversos tipos de materiais para fachada comercial. Entretanto, os mais comuns são ACM, acrílico e PVC expandido por apresentarem bom custo-benefício e boa resistência. Abaixo, explicamos melhor as características e vantagens de cada um.

ACM

O ACM (Aluminium Composite Material), ou alumínio composto, tem ganhado popularidade como material para fachadas comerciais e em outros projetos de comunicação visual. Isso se deve a sua versatilidade, durabilidade e apelo estético.

Ele é composto por camadas de alumínio com revestimento de polietileno, o que confere leveza e resistência às chapas. Também apresenta boa resistência à corrosão e ao desbotamento, fazendo com que a fachada de prédio comercial mantenha sua aparência original por mais tempo.

Outra característica importante do alumínio composto é a versatilidade. Ele pode ser moldado em diferentes formatos e encontrado em várias cores, do vermelho ao madeira mogno, possibilitando a criação de uma fachada moderna e atrativa.

Acrílico

O acrílico, um dos termoplásticos mais nobres do mercado, também é muito utilizado em fachadas comerciais, principalmente para criar vitrines atrativas. Assim como o ACM, esse material se destaca pela durabilidade e resistência às condições climáticas adversas.

A fachada de prédio em acrílico não se degrada facilmente sob exposição ao sol, à chuva ou à poluição. Isso ocorre porque ele conta com proteção contra raios UV e demais intempéries, além de não amarelar com o tempo. A depender da especificidade do projeto, é possível fazer impressões de serigrafia, adesivos e outros tipos.

PVC expandido

O PVC expandido é um plástico leve e rígido ao mesmo tempo. Ele é comumente utilizado no revestimento de fachadas comerciais devido à capacidade de manter a integridade estrutural ao longo do tempo e resistir a condições adversas.

As folhas de PVC são versáteis no que diz respeito a formatos e tamanhos, inclusive aderindo bem a superfícies como madeira, acrílico e alumínio. Entre as opções listadas, é a que apresenta o custo mais acessível. Por isso, está entre um dos melhores materiais para fachadas comerciais simples.

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