Written by 1:39 pm Comunicação Visual

Fachadas de empresas modernas: o que são, tipos e como fazer

fachada de prédio

Buscando inspirações para fachadas de empresas modernas? Você está no lugar certo! Investir na área externa do seu negócio não é apenas uma escolha estética, mas um diferencial competitivo.

Neste texto, você conhecerá os principais elementos que compõem uma fachada comercial, quais os materiais mais utilizados atualmente e dicas para construir sua fachada de forma única. Boa leitura!

Por que investir em uma fachada moderna?

A fachada representa a parte externa do estabelecimento, geralmente voltada para a rua ou área de acesso público. Essa área desempenha o importante papel de atrair público e causar uma “boa impressão”.

Fachadas de empresas modernas e bem cuidadas transmitem uma sensação de confiança e profissionalismo, contribuindo para a credibilidade da marca. Em contrapartida, uma fachada negligenciada promove a impressão inversa e compromete a imagem da empresa.

Vale destacar que investir em fachadas modernas não apenas estabelece uma relação positiva com o cliente, mas também é um diferencial competitivo. Em regiões de intensa concorrência, como shoppings e galerias, uma fachada moderna e única destaca a empresa e captura a atenção dos consumidores.

Elementos modernos para fachadas

As fachadas comerciais modernas incorporam uma variedade de elementos que refletem tendências contemporâneas em design e arquitetura. Atualmente, os recursos mais utilizados incluem:

  • geometria: formas geométricas inovadoras incluem como linhas angulares e formatos assimétricos. Isso proporciona uma decoração moderna e única;
  • minimalismo: a abordagem minimalista no design tem foco na simplicidade. Por isso, é uma tendência em fachadas de lojas modernas;
  • combinação de materiais: o vidro permite a entrada de luz natural. Seu uso combinado com detalhes em aço e alumínio confere contemporaneidade à fachada comercial;
  • iluminação: a aplicação de iluminação, especialmente a de LED, ajuda a destacar detalhes e criar efeitos visuais noturnos. Isso dá um toque de modernidade à sua marca;
  • tecnologia inteligente: esse tipo de tecnologia proporciona uma experiência visual dinâmica e interativa. Os painéis digitais interativos são os exemplos mais utilizados.

Tipos de fachadas comerciais

Os tipos de fachadas comerciais variam conforme os materiais utilizados na sua construção, sendo ACM, acrílico e PVC os mais populares. Para auxiliar na escolha da melhor opção para seu negócio, fizemos este resumo.

ACM

O ACM é formado por um núcleo termoplástico de polietileno de baixa densidade e duas chapas de alumínio. É um material que se destaca por sua resistência, apelo estético atraente e excelente relação custo-benefício.

Ele se tornou um revestimento em alta no mercado por proporcionar um visual sofisticado e imponente ao estabelecimento. Fachadas de empresas do segmento bancário e de redes de fast food, por exemplo, são geralmente produzidas com esse material.

No entanto, se o objetivo é construir uma fachada de empresa pequena com ACM, uma dica é investir em letreiros minimalistas. Cores como cinza, branco, dourado e preto, além dos tons terrosos, são ótimas opções.

Acrílico

O acrílico, ou PMMA (Poli Metil Metacrilato), é um material muito utilizado em fachadas de empresas modernas. Feito de termoplástico, ele é conhecido por sua transparência, resistência e facilidade de moldagem com calor.

Essa costuma ser uma escolha preferencial para fachadas de empresas comerciais devido aos diversos benefícios oferecidos. Entre eles, podemos citar fácil instalação, resistência às condições climáticas e manutenção descomplicada.

PVC

Por fim, o PVC expandido destaca-se por ser um material leve e aceitar diversos tipos de acabamento, como pintura automotiva, lixamento e verniz. Vale destacar que essa versatilidade não compromete a durabilidade do material, já que ele é bastante resistente às adversidades climáticas.

Segundo os fabricantes, a composição técnica do PVC expandido estima uma durabilidade de aproximadamente cinco anos. Esse período se mantém mesmo diante da exposição prolongada ao sol e à chuva.

Dicas para criar uma boa fachada de empresa

Agora que você compreende a importância de investir em fachadas de empresas modernas, conheça os principais elementos visuais e materiais recomendados. Confira três dicas importantes para construir o cartão de visitas do seu negócio.

Invista em um projeto de comunicação visual

Antes de construir uma fachada, considere a importância de investir previamente em um projeto de comunicação visual. Isso garante a escolha adequada de materiais e elementos visuais, como logotipo, tipografia e paleta de cores.

Obedeça à legislação local

É essencial entender a regulamentação local relacionada às fachadas comerciais para evitar complicações. Por exemplo, bairros históricos geralmente possuem limitações para alterar a estrutura original das propriedades. Por isso, consulte as autoridades para garantir a conformidade do seu projeto.

Contrate uma empresa especializada

Na escolha da empresa responsável pelo desenvolvimento da sua fachada, priorize as especializadas e certificadas em projetos de comunicação visual. Ao contratar profissionais qualificados, você assegura um resultado de qualidade.

Conte com a Actos para construir sua fachada!

Renove a aparência externa do seu estabelecimento e conquiste a atenção de potenciais clientes por meio de fachadas de empresas modernas. Com a Actos, você transforma seu projeto em realidade!

Com mais de 20 anos de atuação, somos referência nacional na comercialização de produtos semiacabados e acabados, como acrílico, PVC, ACM, itens para comunicação visual e acessórios em geral. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar.

Close