Fachadas comerciais pequenas, modernas ou simples… existem muitos tipos, cada um mais adequado conforme o ramo do seu negócio. Mas como criar uma fachada de loja eficaz, capaz de chamar a atenção dos consumidores e atrair mais clientes?
Neste conteúdo, você vai aprender a fazer isso. Continue a leitura para saber os benefícios de montar uma boa fachada comercial, além de dicas sobre os principais tipos de materiais.
Como é uma fachada de loja?
A fachada de loja é a parte externa visível do estabelecimento, geralmente voltada para a rua ou área de acesso público. Ela desempenha um papel fundamental na atratividade e identidade da loja, pois é a primeira coisa que os clientes em potencial veem ao passarem pelo local.
Sendo assim, os principais objetivos dessa peça de comunicação são chamar a atenção, comunicar a marca, apresentar os produtos/serviços oferecidos e atrair as pessoas para entrar no espaço. Elementos comuns encontrados em fachada de lojas comerciais incluem:
- logotipo e identidade visual: uma fachada de loja simples, por exemplo, deve exibi-los de forma destacada. Assim, os clientes podem identificá-los facilmente;
- informações: a fachada deve passar informações úteis sobre o negócio. Por exemplo, algumas mostram o nome da loja, o ramo de atuação, os serviços ou produtos oferecidos, o telefone e horários de atendimento;
- iluminação: a iluminação adequada pode realçar a fachada da loja durante o dia e à noite. Isso a torna mais visível e atraente;
- elementos de design: a estrutura e o design da fachada contribuem para a estética geral da loja. Além disso, é preciso pensar na escolha de materiais, cores e estilo.
Importância e benefícios de uma boa fachada
Uma fachada atraente cria uma primeira impressão positiva, o que pode influenciar a decisão dos clientes de entrar na loja. Em áreas comerciais com grande concorrência, por exemplo, uma fachada distinta e única destaca seu estabelecimento e atrai a atenção dos consumidores.
Além disso, uma fachada de loja cuidadosamente planejada transmite a sensação de que o local é confiável e profissional. Por consequência, isso aumenta a credibilidade com os clientes.
Enfim, uma fachada atrativa e bem projetada pode aumentar o tráfego de clientes na loja, o que, por sua vez, leva a um aumento nas vendas. Mas como criar uma boa fachada? Quais são os principais tipos de materiais? Veja a seguir.
Tipos de fachadas de loja
Existem vários tipos de placas e chapas na hora de criar fachadas de lojas pequenas, grandes, simples ou modernas. Nesse sentido, alguns dos materiais mais utilizados são o ACM, o acrílico e o PVC. Entenda os motivos:
1. ACM (Alumínio Composto)
Muitas fachadas comerciais são feitas com uma chapa de alumínio composto, também conhecida como placa de ACM. É um material de alta qualidade, versátil e extremamente rígido, mas também muito leve.
Ele se tornou um revestimento em alta no mercado por proporcionar um visual sofisticado e elegante à área externa do estabelecimento. Outro benefício oferecido por essa opção é sua fácil manutenção.
Uma das grandes vantagens do uso desse material é a aplicação dele em diferentes formatos de design de fachadas. Além disso, as fachadas em ACM têm disponibilidade em diversas cores, trazendo versatilidade para o seu projeto.
2. Acrílico
O acrílico é mais um entre os tipos de fachada de loja. É um material resistente e atemporal, muito utilizado para comunicação visual de prédios, salas comerciais, lojas, consultórios e outros.
O acrílico conta com proteção contra raios ultravioletas e demais intempéries, além de não amarelar com o tempo. Outro ponto positivo é a segurança, já que o material não quebra facilmente, evitando danos e recorrentes manutenções na fachada.
3. PVC expandido
Por fim, o PVC expandido também é um tipo muito utilizado em materiais de comunicação visual em geral. Alguns dos exemplos mais comuns incluem displays, letreiros, painéis e placas.
As fachadas de PVC expandido oferecem leveza e têm tipos diversos de acabamentos, como lixamento, pintura automotiva e verniz, entre outros. Esse material também oferece durabilidade, resistindo à ação climática, faça sol ou chuva.
Dicas de como fazer uma fachada de loja
Agora que você já sabe tudo sobre placas e chapas para área externa de comércios, veja quatro dicas de como criar fachada de loja para garantir que esse cartão de visita seja eficaz.
1. Contratar profissionais qualificados
Primeiramente, é imprescindível contratar apenas empresas com certificação para atuar na venda de fachadas e demais produtos para comunicação visual. Assim, você preza a qualidade e o bom desempenho acima de tudo.
2. Cuidar do visual
Também é muito importante garantir um bom visual da fachada, escolhendo cores que combinem com a identidade visual do negócio e fazendo sua higienização constante. Lembre-se de que ela contribui para a criação de um ambiente agradável e convidativo que corresponda à experiência desejada na loja.
3. Se atentar à legislação
Em muitas áreas, existem regulamentos e diretrizes que estabelecem padrões para a fachada da loja. Investir na conformidade com essas regras evita problemas legais e multas.
4. Acompanhar tendências
Por fim, outra forma de se destacar com uma boa fachada é criar um design de acordo com as tendências atuais. Normalmente, busca-se um visual moderno e minimalista. Ainda, efeitos 3D ou efeitos em led, por exemplo, são opções de design em alta para fachadas.
Faça seu projeto de fachada com a Actos!
Está pronto para renovar a área externa do seu estabelecimento com uma fachada eficiente, resistente e de qualidade? Então, conte com a Actos para tirar o seu projeto do papel!
Com experiência de mais de duas décadas, a Actos auxilia os clientes em todas as etapas do processo, desde o fornecimento da matéria-prima até a ajuda com dicas para garantir a montagem correta da fachada do seu negócio. Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e tire suas dúvidas.