Written by 10:29 am Arquitetura & Construção Civil

Cobertura de pergolado com policarbonato: será que vale a pena?

detalhe de pergolado de madeira e policarbonato

A cobertura de pergolado com policarbonato é uma excelente escolha para quem busca funcionalidade e elegância na decoração externa de estabelecimentos comerciais. Esse material é leve, resistente e de fácil manutenção.

Embora apresente muitas vantagens, a cobertura de policarbonato também tem desvantagens que merecem ser analisadas. Preparamos esse conteúdo para ajudar você a entender qual a melhor cobertura para pergolado no seu projeto. Continue a leitura e saiba mais!

O que é pergolado?

Pergolados são estruturas arquitetônicas formadas por colunas verticais interligadas por vigas horizontais. Elas são cada vez mais utilizadas em ambientes comerciais para criar áreas sombreadas e convidativas para os clientes relaxarem, socializarem e desfrutarem do ar livre.

Em um restaurante, por exemplo, o pergolado pode ser usado para cobrir áreas de refeições ao ar livre, proporcionando sombra durante o dia e um ambiente iluminado à noite. Já em um hotel, ele pode ser integrado à piscina ou aos jardins para criar áreas de descanso e entretenimento para os hóspedes.

Embora a cobertura de pergolado seja visualmente atraente, sua principal função é proteger contra sol, chuva e vento. Portanto, ao construir essa estrutura, é crucial selecionar um material de qualidade. O policarbonato é conhecido como uma das escolhas ideais para esse fim.

Cobertura de policarbonato: características e tipos

Um dos materiais mais utilizados na cobertura para pergolado é o policarbonato. Ele é um tipo de termoplástico composto por polímeros e partículas de carbono que se destaca pela alta resistência, transparência, versatilidade e capacidade de suportar altas temperaturas.

Em função dessas características, o policarbonato tem diversas aplicações além dos pergolados. Ele é bastante comum para cobertura de áreas externas, como pátios, varandas, jardins, garagens, churrasqueiras gourmet, parquinhos e piscinas.

Para cada aplicação, existe um tipo mais adequado para atender às necessidades do projeto de cobertura de pergolado com policarbonato. Os mais populares são: corrugado, alveolar e compacto.

Cobertura de policarbonato compacto

A chapa de policarbonato compacto oferece excelente resistência, leveza, beleza e transmissão de luz. É considerado um dos tipos mais sofisticados disponíveis no mercado.

Quando comparado à cobertura de vidro normal – bastante escolhida por favorecer a transmissão de luz –, o pergolado coberto com policarbonato compacto se equipara, ou até supera, em muitos fatores. Por exemplo, ele tem uma resistência a impactos cerca de 250 vezes maior, é mais econômico e tem rápida instalação.

Cobertura de policarbonato alveolar

A chapa de policarbonato alveolar, também conhecida como Twall, é mais leve do que os demais tipos e a sua confecção não exige muitos materiais. Consequentemente, o produto final tem um custo mais acessível.

A cobertura de pergolado com policarbonato alveolar é recomendada para esse tipo de estrutura. Mas ela também é ideal para outros ambientes com iluminação natural, pois tem mais resistência ao amarelamento e aos raios UV.

Cobertura de policarbonato corrugado

Já as chapas de policarbonato corrugado (formato de telha), quando comparadas aos demais tipos de policarbonato, se destacam por reter até 99% da radiação. Isso proporciona maior qualidade térmica.

Além disso, o pergolado com telha de policarbonato é fabricado com material mais fino. Isso agrega maior destaque visual e permite a instalação em ambientes com estruturas de aço, madeira ou alumínio.

Vantagens e desvantagens do policarbonato

Já deu para notar que uma das principais vantagens da cobertura de pergolado com policarbonato é a versatilidade, afinal ele pode ser facilmente moldado a diferentes necessidades. Outras vantagens também merecem destaque:

  • excelente transmissão de luz;
  • resistência a altas e baixas temperaturas;
  • resistência a impactos;
  • não propagação de chama;
  • facilidade de manutenção.

No entanto, dependendo das especificidades do projeto, o uso do policarbonato em pergolado nem sempre é a melhor escolha. Em certas situações, podem ser necessários sistemas de drenagem adicionais para garantir a funcionalidade da cobertura. Além disso, há outras desvantagens:

  • custo mais elevado que outros materiais;
  • baixo isolamento térmico;
  • não tem isolamento acústico.

Quais cuidados e manutenção com a cobertura de policarbonato?

Para estender a vida útil da cobertura de pergolado com policarbonato, é essencial manter uma rotina de manutenção. Separamos abaixo cinco medidas indispensáveis:

  1. Limpe a cobertura com água e sabão neutro, utilizando uma esponja ou pano macio;
  2. Evite o uso de produtos abrasivos, pois podem causar danos ao policarbonato;
  3. Verifique regularmente a estrutura de sustentação para garantir que esteja em bom estado, sem sinais de desgaste ou corrosão;
  4. Remova sujeira e folhas na cobertura para prevenir o acúmulo de água e vazamentos;
  5. Verifique danos ou trincas na cobertura que possam comprometer a resistência do policarbonato e a segurança da estrutura.

Para coberturas de policarbonato, conte com a Actos!

Agora você já está familiarizado com as características, vantagens e desvantagens da cobertura de pergolado com policarbonato. Então, pode tomar uma decisão mais informada sobre a escolha desse material para o seu projeto.

Na Actos, referência há mais de 25 anos na distribuição de produtos semiacabados e acabados, como chapas termoplásticas, você encontra itens de qualidade e atendimento de alto padrão. Solicite um orçamento e saiba como podemos ajudar.

Close