Written by 9:45 am Arquitetura & Construção Civil, Comunicação Visual, Fique por Dentro

Chapa de policarbonato alveolar: agrega beleza e funcionalidade

chapas de policarbonato alveolar

A chapa de policarbonato alveolar é muito versátil, pois oferece uma gama de possibilidades de aplicações para coberturas em geral. A peça pode ser empregada tanto em ambientes internos quanto externos, já que oferece praticidade e modernidade em projetos de arquitetura e decoração.

Contudo, uma das principais particularidades do material é permitir a passagem de luz natural, mas as vantagens não param por aí. Então, saiba mais sobre a chapa de policarbonato alveolar, suas características e confira dicas de onde instalá-la!

O que é policarbonato alveolar?

O policarbonato é um tipo de termoplástico nobre formado por partículas e polímeros de carbonatos. Assim, o material é especialmente usado para fabricar chapas e placas, mas também serve para produzir CDs e óculos de sol, por exemplo. 

A chapa de policarbonato alveolar é lisa, mas apresenta cavidades internas ocas (alvéolos) — deixando o material com aparência semelhante ao vidro canelado, porém, é uma peça mais leve.

Esse produto tem sido cada vez mais aplicado em coberturas, justamente por ser moderno, resistente e ter um ótimo custo-benefício. Ele ainda é fácil de instalar e pode ser utilizado em estruturas de madeira, alumínio, aço ou, até mesmo, concreto.

Vantagens da chapa de policarbonato alveolar

Para projetos residenciais, comerciais ou industriais, essa peça é inovadora e proporciona benefícios que vão além da estética. Portanto, conheça as principais vantagens em ter uma cobertura de policarbonato alveolar:

  1. Ideal para uso externo

Por ser resistente a intempéries, o policarbonato para telhado suporta as alterações climáticas, como o sol, a chuva e o vento. O material ainda pode resistir à temperatura de -30 °C a 120 °C sem danificá-lo.

Ainda, a chapa possui tratamento UV em um dos lados, garantindo que a peça não fique amarelada por um longo período. Porém, é importante instalar o produto corretamente, isto é, com o lado com proteção UV para cima.

Em geral, quando o projeto é para um local com infraestrutura maior, é utilizado policarbonato alveolar 10 mm ou com espessura superior. Desse modo, é mais fácil de instalar e leva menos tempo para executar o trabalho.

  1. Ótima transmissão de luz 

O policarbonato alveolar se tornou popular, principalmente em projetos de arquitetura e construção civil sustentáveis. Isso porque, devido à transparência do produto, permite a entrada de iluminação natural. 

Dessa forma, gera economia de energia elétrica e, consequentemente, reduz o uso de recursos naturais como água para gerar energia hidrelétrica. Contudo, para aproveitar melhor a luminosidade, é recomendado escolher a chapa na cor cristal. Esse modelo garante cerca de 80% de transmissão de luz.

Outros exemplares proporcionam luminosidade mais discreta, por exemplo: verde 62%, branco leitoso 40%, bronze 35%, azul 27% e fumê 20%. A escolha da cor da chapa vai depender do tipo de projeto e da necessidade de iluminação natural no ambiente.

  1. Material leve e versátil

O policarbonato alveolar é 86% mais leve que o vidro. Por essa razão, pode ser empregado em projetos com estruturas mais frágeis, como o alumínio. Todavia, isso não significa que o material não é durável. Pelo contrário, o policarbonato é um dos termoplásticos mais resistentes a impactos que existem. 

Assim, diferencia-se no mercado, justamente por ser tão versátil e eficiente em diversas aplicações. É comum ver cobertura de policarbonato em projetos de estacionamentos abertos, passarelas de escolas, hospitais, entre outros.

  1. Material seguro e confortável 

O policarbonato alveolar é altamente seguro, já que é um material autoextinguível, ou seja, não propaga chamas. Dessa forma, arquitetos e engenheiros recomendam para locais que necessitam de certificação contra incêndios. 

Assim, é comumente instalado em shoppings, aeroportos, terminais de ônibus e metrô. Isso porque minimiza os riscos de incêndios em locais com grande circulação de pessoas.

Além disso, esse tipo de chapa, independentemente se for um policarbonato de 4 mm ou 6 mm, possui propriedades que garantem conforto térmico. Então, além de ser uma peça que agrega beleza aos ambientes, é confortável.

Como usar o material em seus projetos? 

Como a chapa de policarbonato alveolar é facilmente curvada a frio, é muito usada em projetos com coberturas curvas ou planas. Normalmente, é instalada em tetos de indústrias, estufas, galpões, sheds, entre outros. 

Já em residências, o material é extremamente funcional para dar um toque moderno e sofisticado em ambientes internos e externos. A chapa pode ser instalada para cobrir áreas de lazer, como piscinas, pergolados ou espaços gourmet. 

Além disso, é uma excelente opção para construção de coberturas de garagens para proteger o carro de intempéries. Outra aplicação muito comum é em projetos de jardim de inverno, pois permite a entrada de luz natural e controle térmico em lugares mais frios.

Actos: excelência em chapas de policarbonato alveolar

A Actos é referência no segmento e atua no mercado de chapa de policarbonato alveolar, acrílico, PVC, alumínio composto, entre outros. Os produtos que a empresa comercializa são fornecidos por grandes companhias, que priorizam qualidade e alta performance. 

Além disso, a Actos se destacou no mercado por proporcionar um atendimento personalizado aos clientes. Então, navegue pelo nosso site e confira soluções para coberturas, fachadas, comunicação visual e indústria. Conte com a nossa equipe e tenha uma ótima experiência de compra!

Close