Written by 5:30 pm Arquitetura & Construção Civil, Comunicação Visual

Saiba como cortar placa de acrílico com precisão e segurança

como cortar placa de acrílico

Saber como cortar placa de acrílico utilizando as técnicas adequadas faz toda a diferença. Isso porque um corte preciso, além de preservar a integridade da peça, facilita a execução do trabalho. 

Esse tipo de placa é um dos termoplásticos mais usados em diversos segmentos, principalmente na comunicação visual e sinalização. Contudo, para cortá-la é essencial escolher as ferramentas adequadas conforme a espessura do exemplar. Sendo assim, aprenda como cortar placa de acrílico com praticidade e segurança!

Precauções antes de iniciar o corte

Antes de iniciar o corte das placas de acrílico é fundamental saber posicioná-las e, principalmente, estar atento à própria segurança para acidentes não ocorrerem. Portanto, confira algumas dicas importantes para realizar esse processo:

Utilize equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança individual (EPIs) são fundamentais para prevenir riscos à integridade física do trabalhador. Por essa razão, ao usar ferramentas de corte, como serras circulares ou de fitas, não esqueça de usar luvas, óculos de proteção e protetor auricular.

Além disso, o profissional precisa manter as mãos em uma distância segura dos equipamentos na hora do corte. Ainda, caso fique algum resíduo de material próximo ao utensílio, desligue-o primeiro antes de limpar o local.

Preparação das ferramentas

Independentemente do tipo de corte e da ferramenta utilizada, é importante mantê-las em boas condições de limpeza. Então, antes de iniciar o corte em acrílico, limpe o equipamento e, se possível, utilize aspiradores de detritos.

Além disso, antes de cortar o acrílico, as ferramentas devem estar afiadas, especialmente nos ângulos de saída e incidência. Assim, o corte vai ser bem preciso e vai evitar o desperdício do material.

Algumas pessoas não sabem como cortar placa de acrílico de forma precisa porque não posicionam a peça corretamente. Ela deve ser apoiada firmemente em uma superfície plana e fixada com grampos. Porém, não pressione o material excessivamente para não danificá-lo.

Quais ferramentas usar para cortar placa de acrílico?

Existem algumas técnicas para cortar as placas de forma prática e eficiente, seja manualmente, seja utilizando equipamentos de corte. Confira quais são os tipos mais utilizados:

Corte de placa de acrílico manual

Se você não sabe manusear ferramentas de corte, como serras, é importante aprender como cortar acrílico manualmente. Todavia, esse tipo de corte só é possível em chapas finas com até 2 mm de espessura. 

Nesse caso, a riscagem é a técnica comumente aplicada, em que se utiliza um riscador de ponta seca afiada, normalmente feito de aço. Então, o profissional fixa a chapa adequadamente e pressiona o riscador em linha reta. Após isso, é só destacar a outra parte do material cuidadosamente para não danificar a peça.

Corte com serra circular

Como informado, a técnica de riscagem, embora mais econômica, é recomendada para placas finas. Contudo, como cortar acrílico com espessura maior que 2 mm? Muito utilizada para cortar alumínio ou madeira, a serra circular é recomendada para cortar placas grossas em linha reta. 

Em geral, o equipamento precisa ter motor com potência de ¾ CV ou HP. Entretanto, chapas com espessura superior a 100 mm necessitam de um motor mais potente de 5 CV.

Para garantir um corte eficiente, é importante que as lâminas estejam rebaixadas ou com uma leve angulação para eliminar a serragem. Desse modo, evita-se que as lascas superaqueçam o material.

Corte com serra de fita

A serra de fita é indicada para cortar placas em linhas curvas e a potência do motor segue as mesmas características da serra circular. Porém, para obter um corte preciso, é necessário utilizar a lâmina correta conforme a espessura da peça.

Ou seja, placas de 3 a 12 mm devem ser cortadas com lâminas compostas por 4 a 5 dentes/CM. Enquanto para as de espessuras mais finas utiliza-se o acessório de 6 a 8 dentes/CM. 

No entanto, independentemente da espessura da peça, as guias precisam ficar próximas da serra para evitar que a lâmina torça. Assim, é possível garantir um corte certeiro e maior durabilidade ao acessório.

Corte com técnica a laser

A máquina a laser revolucionou a forma de cortar diferentes tipos de peças e foi essencial para desenvolver projetos diferenciados e alcançar inúmeros segmentos. Todavia, como cortar placa de acrílico a laser pode ser vantajoso para o mercado?

Esse equipamento é altamente preciso e possui maior capacidade de produção e redução de gastos. Isso porque a máquina a laser pode cortar placas de até 30 mm de espessura sem deformar ou causar alterações na estrutura do material. 

Além disso, o laser proporciona excelente acabamento e não é necessário lixar e polir as bordas da chapa após o corte. Essa técnica ainda possibilita aproveitar melhor as peças, já que é possível produzir pequenos e grandes volumes de corte.

Actos: solução em chapas de acrílico 

Agora que você já sabe como cortar placa de acrílico, que tal adquirir a peça para aplicar em seus projetos? A Actos disponibiliza chapas nas tonalidades branco translúcido, leitoso, cristal (transparente), preto, fumê e vermelho.

Assim, você tem um leque de opções para adequar as chapas, seja no segmento de comunicação visual, seja em projetos decorativos. Então, navegue pelo nosso site e faça o seu orçamento. Teremos muita satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas!

Close