Written by 10:00 am Indústria

Óculos de proteção com lentes de policarbonato: entenda as vantagens e porque comprar

Óculos de proteção com lentes de policarbonato: entenda as vantagens e porque comprar

Os óculos de proteção são equipamentos de proteção individual (EPIs) essenciais para manter a segurança dos trabalhadores durante a jornada de trabalho. Por ser tão importante, especialistas indicam que esse dispositivo deve ser de policarbonato, o material mais resistente do mercado. 

Segundo a Previdência Social do Ministério do Trabalho, 20% dos acidentes de trabalho afetam a região dos olhos. Até o momento da pesquisa, dos 700 mil trabalhadores que sofreram ocorrências neste tipo de ambiente, 140 mil acidentes estão relacionados com os olhos. 

Quando em comparação com os ocorridos em outras partes do corpo, muitos consideram que aqueles que afetam os olhos são mais raros. O fato é que, independentemente do número de pessoas que passam por isso, os efeitos de um acidente no olho são muito danosos à pessoa.

Na realidade, essa área é a que apresenta maior dificuldade de tratamento e por vezes o trabalhador não consegue retornar a uma rotina normal, como a que tinha antes do acidente.

Afinal, essa região é extremamente sensível e está exposta aos mais diversos tipos de ocorrências. Nas indústrias, um pedaço de metal de uma peça ou uma farpa de madeira pode ir parar dentro dos olhos dos trabalhadores, por exemplo.

Além, é claro, de outros acidentes ainda mais graves que podem acontecer em um processo fabril. Ocorrências essas que podem ser evitadas com a correta utilização dos óculos de proteção.

Contudo, mais do que proporcionar aos trabalhadores este EPI, é preciso garantir que esses dispositivos sejam de alta qualidade e resistência. Eles também precisam ser confortáveis já que serão utilizados durante todo o dia de trabalho.

Entenda ao longo deste conteúdo alguns motivos para contar apenas com os óculos de proteção com lentes de policarbonato. Confira também o que é esse material, quais os seus diferenciais e benefícios para o uso deles por trabalhadores.

Acompanhe!

Óculos de proteção com lentes de policarbonato: entenda as vantagens!

Os óculos de segurança são essenciais para atividades de risco já que os olhos são regiões tão vitais e sensíveis. Antigamente, quando surgiram, esses óculos eram produzidos com vidro.

Contudo, como podemos imaginar, em muitos casos eles acabavam quebrando e agravando os efeitos do acidente. Por isso, logo passaram a ser feitos em acrílico ou em policarbonato. 

No entanto, hoje, a norma ANSI ISEA Z87.1-2015 indica que  os óculos de segurança devem ser fabricados em chapas de policarbonato. Ou seja, embora haja outras opções no mercado, o mais recomendado é que as empresas utilizem apenas os que são feitos com este material. 

Mas, afinal, o que é policarbonato? Por que é tão vantajoso? Conheça algumas das principais características deste material e entenderá a sua importância para o segmento de segurança do trabalho.

Basicamente, esse material é um termoplástico produzido por resinas de carbono. Isto é, se trata de um componente que quando exposto a altas temperaturas pode ser moldado.

O que permite a criação de uma série de produtos com policarbonato. A sua composição se dá por meio de uma reação entre bisfenol e gás fosgênio em que há diversos anéis aromáticos na cadeia principal da molécula.

Isso faz com que o policarbonato seja rígido e amorfo (sem forma até que seja moldado).  Este material se parece muito com o vidro quando estão em forma de chapas lisas.

Muitos, inclusive, confundem esse material com o vidro e até mesmo o acrílico. Porém, as chapas de policarbonato são mais resistentes e transparentes do que os vidros.

Aspectos essenciais para a produção de óculos de proteção. Quando comparado ao acrílico, o policarbonato chega a ser 250 vezes mais resistente. Ou seja, oferece a segurança que os trabalhadores precisam.

Tudo isso sem deixar o conforto de lado. Saiba mais!

Esses óculos de proteção são confortáveis?

Sim! Os óculos com lentes de policarbonato são mais finos e leves. Muito mais confortáveis que os modelos que contam com lentes de plástico comuns, acrílico ou qualquer outro material.

Outro ponto positivo é que o policarbonato é mais flexível que o acrílico, também pode ser curvado a frio, não é inflamável e é altamente resistente a produtos químicos. 

O acrílico, por exemplo, apresenta uma grande chance de quebra durante a furação ou após impactos. Apresenta até mesmo lascas após a quebra, o que pode causar ainda mais danos caso um acidente aconteça.

Diferente do policarbonato que é mais resistente e não gera rachaduras nem mesmo quando é perfurado. Portanto, esse é o melhor material para a produção de óculos de proteção. 

Onde comprar policarbonato para produzir esse tipo de produto?

Na Actos, é claro. Somos uma empresa referência nesse segmento, dado que atuamos desde 1997 na distribuição de produtos semi-acabados e acabados (como chapas termoplásticas ou policarbonato), entregando confiança e qualidade.

A satisfação dos nossos clientes é a nossa prioridade. Sendo assim, oferecemos materiais de alta qualidade, entregas para todo o Brasil, segurança e um excelente atendimento para sanar todas as dúvidas.

Entre em contato para saber mais!

Close