Written by 10:00 pm Arquitetura & Construção Civil

Policarbonato na arquitetura: conheça soluções translúcidas

Policarbonato na arquitetura: conheça soluções translúcidas

O policarbonato é um dos materiais mais utilizados em projetos arquitetônicos, de design e da construção civil. Sua versatilidade se deve às inúmeras propriedades que o tornam, ao mesmo tempo, esteticamente atrativo, resistente e barato. 

Trata-se de um termoplástico, ou seja, um polímero que se torna muito maleável quando aquecido e que retoma sua dureza original quando resfriado. Por isso, é possível empregá-lo em superfícies retilíneas, mas também nas curvas e irregulares. 

Outra característica bastante relevante é sua leveza, o que faz com que o policarbonato possa ser utilizado em lugares que tenham restrição de peso, sem que haja necessidade de fazer qualquer modificação na estrutura. 

O material também é muito seguro, resistindo à variação de temperatura e ao impacto. Embora seja um tipo de plástico, não propaga chamas, uma vez que  é autoextinguível, o que reduz riscos em caso de incêndio.

Além de todas essas vantagens, um atributo que faz com que as chapas de policarbonato sejam um dos melhores materiais é sua ótima transmissão de luz.

Com ela, é possível conferir um visual mais natural e aconchegante ao ambiente, além de permitir redução no uso da energia elétrica, o que é muito importante para para o custo benefício da obra. 

A capacidade de translucidez varia de acordo com o tipo de chapa utilizada e a cor escolhida, como você pode conferir a seguir: 

Policarbonato alveolar

As chapas de policarbonato alveolar, também conhecidas como twall, têm alvéolos em sua composição, com aparência que lembra a do vidro canelado. Ideal para coberturas, divisórias, forros, entre outros. 

Cores e índice de transmissão de luz:

  • Azul: 27%
  • Branco leitoso: 40%
  • Bronze: 35%
  • Cristal: 80%
  • Fumê: 20%
  • Verde: 62%

Policarbonato compacto

O policarbonato compacto é a versão mais nobre do material, essas placas são lisas e sua aparência lembra muito a do vidro.

Além de coberturas e divisórias, o policarbonato compacto é encontrado em luminosos, peças de comunicação visual, viseiras de capacete e outros projetos que precisem de boa capacidade óptica. 

Cores e índice de transmissão de luz: 

  • Azul: 29%
  • Branco leitoso: 29%
  • Bronze: 52%
  • Cinza reflexivo: 22%
  • Cristal:89%
  • Fumê: 22%
  • Verde: 78%

Policarbonato corrugado

Há ainda o policarbonato corrugado, que tem formato de telhas e é ideal para coberturas em geral, sendo bastante fino, com forte apelo visual e taxa de transmissão de luz que varia entre 35% e 89%. 

É importante lembrar que todas as chapas de policarbonato passam por tratamento UV, o que as torna capazes de reter quase 100% da radiação advinda dos raios ultravioleta, que são prejudiciais à saúde.

Esse tratamento também aumenta a vida útil do material, o tornando resistente a chuva, sol intenso, e outras intempéries.

Todas essas características fazem com que o policarbonato seja a melhor opção para soluções translúcidas na arquitetura! Conheça mais sobre elas abaixo.

Luz difusa na arquitetura

A luz, seja ela natural ou artificial, é elemento indispensável no projeto arquitetônico, tanto para questões estéticas quanto funcionais.

É ela que vai dar aquele toque a mais ao ambiente, passando uma maior sensação de aconchego e até mesmo de sofisticação, além de permitir melhor aproveitamento da luz do dia e economia de energia por conta disso. 

Quando falamos de luz difusa, estamos nos referindo a uma forma de iluminação ampla e ao mesmo tempo suave, que pode ser feita de forma artificial ou natural.

No último caso, é preciso difundir a luz do sol que entra por uma cavidade – janela ou porta – com uso de material adequado, que pode ser uma chapa de vidro, acrílico ou policarbonato. 

Como dito anteriormente, o policarbonato apresenta inúmeras vantagens em relação aos outros dois materiais, chegando a ser 86 vezes mais leve que o vidro e 40 vezes mais resistente do que o acrílico

Além disso, o policarbonato tem ótima durabilidade, não sendo necessário muito empenho em sua manutenção, basta fazer a limpeza com água e detergente neutro sempre que necessário. 

Para utilizar o polímero em seu projeto de iluminação difusa, basta aplicá-lo estrategicamente em vãos, luminárias e outros fechamentos de forma a permitir a passagem de iluminação, mas não de forma direta. 

Nesse caso, as chapas de policarbonato mais indicadas são as de policarbonato prismático ou alveolar

Onde usar iluminação difusa com policarbonato?

A iluminação difusa com policarbonato pode ser aplicada em diversos ambientes. 

Em casa, seu uso permite uma sensação de maior aconchego e conforto, especialmente em ambientes como a sala de estar, onde são realizadas várias atividades, como leitura, assistir um filme na TV, bater papo com as visitas, entre outros. 

Para isso, é possível utilizar painéis de policarbonato com armação metálica. Mesclados com paredes de alvenaria ou madeira, o visual é bastante sofisticado e permite a entrada de luz de forma suave e eficiente. 

Também é possível fazer esse tipo de aplicação no teto da construção, desde que não haja nada bloqueando a entrada de luz natural, como outro andar ou estrutura localizada acima do ambiente a ser iluminado.

Em espaços como quadras esportivas, ginásios, estádios, indústrias e comércios também é possível utilizar a luz difusa. Nesses casos, a aplicação geralmente é feita na parte superior da obra, em uma faixa anterior ao teto ou até mesmo nele próprio. 

O principal benefício nesses casos é puramente funcional, melhorando a iluminação dos espaços e permitindo reduções significativas nos gastos com energia elétrica. 

Onde comprar chapas de policarbonato?

Com a Actos você tem a garantia de qualidade e alto padrão de fabricação e segurança de todas as peças. 

Estamos presentes em Santo André, onde fica localizada nossa matriz, e também em Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza, Distrito Federal e Santa Bárbara D’oeste, no interior do estado de São Paulo. Com 25 anos de atuação e experiência, a Actos está preparada para te atender e tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco, visite nosso site e conheça nosso catálogo. Aqui você é especial!

Close