Written by 11:08 am Arquitetura & Construção Civil, Fique por Dentro

Por que optar pela cobertura de policarbonato?

Por que optar pela cobertura de policarbonato

O policarbonato é um termoplástico caracterizado por sua maleabilidade e versatilidade. Por isso, cada vez mais áreas o utilizam para diversos projetos, sejam eles nas áreas do design, decoração, em indústrias, na engenharia ou na arquitetura. 

As chapas de policarbonato são comercializadas em diferentes cores e espessuras, que podem variar entre 0,4mm e 10mm, a depender do modelo utilizado, mas todas elas têm garantia de excelente durabilidade.

A longa vida útil do policarbonato se deve ao fato de que o material tem boa resistência a impactos, altas e baixas temperaturas, bem como a intempéries como chuvas fortes, umidade, maresia e vento. 

Além disso, as placas passam por tratamento contra raios UV o que, além de aumentar a durabilidade do material, contribui para menor incidência desse fator prejudicial à saúde humana. 

O policarbonato também é bastante seguro, já que não propaga chamas em caso de incêndios e nem estilhaços em uma situação de quebra. 

Por todos esses motivos, aliados a um ótimo custo-benefício, o policarbonato é cada vez mais encontrado em coberturas em geral, que podem ser instaladas em ambientes comerciais, industriais, hospitalares, residenciais, entre outros. 

Conheça a seguir mais sobre a solução de coberturas em policarbonato e veja as vantagens de adquirir uma para seu espaço!

Benefícios da cobertura de policarbonato 

Além dos itens anteriormente citados, falar de cobertura de policarbonato é falar de economia, leveza e sofisticação. 

Quem opta pela instalação de uma cobertura em policarbonato não precisa se preocupar com grandes mudanças estruturais, uma vez que as chapas deste material são bastante leves e de fácil manuseio. 

Para se ter ideia, uma chapa de policarbonato compacto, a mais nobre do mercado, pesa cerca de 50% a menos do que uma de vidro e, ao mesmo tempo, tem acabamento refinado e qualidade óptica bastante similar. 

No caso das chapas alveolares, o peso equivale a apenas 10% do vidro, o que as torna ainda mais ideais para instalações em locais com restrição de peso, como no caso de prédios, por exemplo. 

Por isso, a montagem das coberturas em policarbonato pode ser feita sobre estrutura de alumínio (a mais comum), aço ou madeira, de acordo com a necessidade e proposta estética do projeto. 

Outra vantagem indiscutível do policarbonato é a economia de energia que o material proporciona. 

Como a transparência das placas pode chegar a 89%, é possível fazer fechamentos de espaços sem perder a incidência de luz natural, o que resulta na economia de energia elétrica, aspecto benéfico para o bolso e também para o meio ambiente. 

Mais um ponto de economia proporcionado pelo policarbonato é a redução de gastos com manutenção, já que o material é, aproximadamente, 250 vezes mais resistente do que o vidro e aguenta cerca de 30 vezes mais impacto do que o acrílico. 

Desse modo, o índice de quebras e outros problemas é baixíssimo, reduzindo a necessidade de consertos e substituições de peças.

Por fim, podemos citar também o conforto térmico que o uso do policarbonato é capaz de oferecer. 

Diferente do vidro, o policarbonato tem baixa condutibilidade térmica, o que permite a entrada de luz solar nos ambientes, sem deixá-los abafados. 

Essa característica também ajuda a reduzir os gastos com ar-condicionado, provando que o policarbonato é uma excelente escolha para quem não abre mão de um bom custo-benefício. 

Cuidados com a cobertura de policarbonato 

Os cuidados com a manutenção de coberturas em policarbonato são relativamente simples. 

A única restrição para a instalação do material é em locais que enfrentam temperaturas menores do que -30 ºC e superiores a 120 ºC. Se esse não for o caso, pode ter certeza que o policarbonato irá aguentar bem.

É ideal também sempre evitar o contato do termoplástico com substâncias e materiais abrasivos ou à base de amoníaco, que podem causar danos à superfície das chapas. 

Para limpar, basta molhar a cobertura com água corrente e bastante pressão, de preferência com o auxílio de máquina de jato. Utilize sabão neutro, aplicando-o suavemente, já diluído em água, com um pano macio. 

Em seguida, enxágue as peças e o trabalho está finalizado.

Uma boa dica é não realizar a limpeza em dias com sol forte e temperaturas altas, pois nessas ocasiões a sujeira tende a ressecar e ficar grudada com mais força no material, além do sabão secar rápido e dificultar a limpeza. 

Onde comprar chapas para cobertura de policarbonato?

Na Actos, com toda certeza!

Há 25 anos, nossa empresa se dedica a oferecer o que há de melhor no ramo dos termoplásticos, para você tenha a qualidade esperada e toda segurança na sua obra ou projeto.Saiba  mais sobre nossos produtos no site, entre em contato conosco e faça seu orçamento. Conte com a gente, na Actos você é especial!

Close