Written by 9:53 am Arquitetura & Construção Civil

Cobertura de policarbonato para garagem: saiba como fazer

cobertura de estacionamento

Está procurando opções de material para fazer a cobertura de uma garagem ou estacionamento? Então saiba que o policarbonato é a melhor alternativa. Esse material, além de ser resistente, alia eficiência e estética na hora de construir espaços para guardar veículos. Mas como fazer uma cobertura de policarbonato para garagem?

Vamos abordar esse tema neste texto. Siga a leitura e veja quais são as vantagens e desvantagens do material, além de descobrir como funciona a instalação e manutenção das coberturas de policarbonato.

Cobertura de policarbonato: o que é?

Primeiramente, o policarbonato é um tipo de plástico conhecido por sua alta resistência, transparência e capacidade de suportar uma ampla gama de temperaturas. Ele é usado em uma variedade de aplicações, como em coberturas de garagem.

As chapas de policarbonato são muito usadas para construir cobertura para garagem e estacionamentos. Elas podem ser encontradas em diferentes modelos, com características e funcionalidades distintas.

Basicamente, existem três tipos de policarbonato para cobertura, desenvolvidos para atender melhor às necessidades específicas de cada projeto: o policarbonato corrugado, o alveolar e o compacto.

Tipos de policarbonato

O policarbonato corrugado possui uma superfície trapezoidal. Ele é frequentemente usado em aplicações de cobertura, como telhados e claraboias, devido à sua capacidade de difundir a luz e proporcionar proteção contra os raios UV.

Já o policarbonato alveolar (Twall) é uma variação do policarbonato que possui uma estrutura de células alveolares semelhante a favos de abelha. Essas células fornecem isolamento térmico eficaz, tornando-o um material adequado para aplicações em que o controle de temperatura é importante, como estufas, claraboias e coberturas leves.

Por fim, o policarbonato compacto é sólido e não tem a estrutura de células alveolares ou a ondulação do policarbonato corrugado. Ele é transparente e resistente a impactos, sendo frequentemente usado em aplicações de proteção, como janelas de segurança. Por outro lado, também é utilizado quando a clareza e a transparência são essenciais, como em vitrines de lojas.

Chapas de policarbonato para garagem

A cobertura de policarbonato para uso em telhados de garagem é produzida com um material mais fino, o que lhes confere maior visibilidade e destaque. Esses produtos estão disponíveis em diversos perfis, incluindo a trapezoidal H-18 (também conhecida como greca) e a trapezoidal industrial H-40.

Esse tipo conta com um tratamento contra raios UV, que proporciona maior durabilidade mesmo em exposições prolongadas a condições climáticas adversas, como chuvas e tempestades. Essas chapas são altamente recomendadas para aplicações em áreas externas, pois oferecem uma excelente relação entre custo e benefício.

Por fim, essas chapas para cobertura de policarbonato para garagem também estão disponíveis em diversas espessuras e tamanhos. Isso facilita a adaptação do produto às necessidades específicas do cliente.

Vantagens do policarbonato

Quais são as vantagens de uma cobertura de policarbonato para garagem? Primeiramente, as chapas de policarbonato são mais leves do que o vidro, o que facilita o manuseio e a instalação, reduzindo a carga sobre a estrutura da garagem.

O policarbonato também é altamente resistente a impactos, o que é importante na cobertura para estacionamento, onde veículos se movimentam e objetos pesados podem cair. Além disso, o policarbonato permite passagem de luz natural, economizando energia elétrica durante o dia e proporcionando uma iluminação interna agradável.

Ainda, o policarbonato é durável e resiste bem às condições climáticas ao longo do tempo. Muitas chapas de policarbonato são tratadas para resistir aos raios ultravioleta, evitando que os veículos e objetos armazenados na garagem sofram danos causados pelo sol. Basicamente, as vantagens são:

  • ótima transmissão de luz;
  • curvatura a frio;
  • não propagação de chama;
  • resistência a altas e baixas temperaturas;
  • excelente resistência a impactos.

Desvantagens

No entanto, com base nas necessidades do projeto, nem sempre o policarbonato é recomendado. O material é geralmente mais caro do que vidro ou materiais de cobertura tradicionais, o que pode aumentar o custo inicial do projeto.

Além disso, o policarbonato transmite mais som do que vidro, o que pode ser uma desvantagem em áreas barulhentas. Por fim, embora forneça algum isolamento térmico, o policarbonato pode não ser tão eficaz nesse quesito quanto outros materiais.

Instalação e manutenção

Como funciona a instalação e manutenção de uma cobertura de policarbonato para garagem? A instalação adequada, feita por profissionais, é essencial para garantir que as chapas de policarbonato funcionem bem e não apresentem avarias.

Já em relação à manutenção do policarbonato para cobertura, é necessário um cuidado adequado para evitar arranhões na superfície, o que pode ocorrer durante a limpeza. Por isso, é indicada limpeza leve, apenas com água e sabão.

Para coberturas de policarbonato, fale com a Actos

Agora que você está familiarizado com o tipo de cobertura de policarbonato para garagem, pode tomar uma decisão mais informada sobre qual delas se adequa melhor ao seu projeto. Para garantir que você esteja fazendo a escolha correta, é fundamental encontrar um fornecedor que lhe proporcione total confiança.

É aí que a Actos entra em cena! Estamos aqui para ajudar, oferecendo apoio, tranquilidade e segurança durante o processo de aquisição. Com a Actos, você conta com uma empresa que assegura o melhor custo-benefício. Não perca essa oportunidade! Peça um orçamento para nossa equipe.

Close