Como usar termoplásticos na comunicação visual

Como usar termoplásticos na comunicação visual?

Os termoplásticos são materiais amplamente reconhecidos por sua versatilidade, durabilidade e excelente custo benefício. 

Por isso, podemos encontrar esse tipo de material em projetos na construção civil, arquitetura, no design, em peças de decoração e, especialmente, na área da comunicação visual.

Com os termoplásticos, podemos criar peças chamativas, que cumpram o grande objetivo dessa forma de comunicação, que é passar uma mensagem para o público de forma clara, objetiva e esteticamente atrativa. 

Mas você sabe exatamente como e por que utilizar os termoplásticos na comunicação visual de seu estabelecimento? 

Acompanhe para saber mais sobre o assunto!

Vantagens dos termoplásticos na comunicação visual

De modo geral, as chapas termoplásticas são produzidas com polímero artificial de alta tecnologia, que apresenta estrutura mais rígida e permite que as peças sejam moldadas ao serem submetidas a altas temperaturas. 

Além disso, uma característica marcante dos materiais desta categoria é sua leveza, o que facilita o manuseio e a confecção de diversos produtos, sem jamais comprometer sua resistência.

Embora o princípio de fabricação das chapas termoplásticas seja o mesmo, após passarem por diversos processos industriais de transformação, cada tipo adquire características específicas, sendo assim indicados para determinadas aplicações. 

Por isso, encontramos termoplásticos muito diferentes entre si com relação à cor, densidade, textura e utilização, mas em todos os casos podemos garantir que iremos trabalhar com materiais seguros, duráveis e de altíssima qualidade. 

Vale destacar também que os termoplásticos são amplamente indicados por necessitarem de baixa manutenção, reduzindo não apenas o custo de sua instalação, mas também no longo prazo.

Tipos de chapas termoplásticas 

A seguir, apresentaremos mais detalhes sobre cada tipo de chapa termoplástica e quais são as melhores formas de aplicá-las em projetos na área da comunicação visual. Veja:

Acrílico: as chapas de Poli Metil Metacrilato, popularmente conhecido como acrílico, são um dos mais nobres tipos de termoplástico existentes no mercado. 

O material é rígido e transparente, com excelente resistência ao impacto e boa qualidade óptica, especialmente na chapa de acrílico Cast, a mais recomendada.

As placas de acrílico são comercializadas nas cores branco leitoso, branco translúcido, cristal (transparente), fumê, preto e vermelho, com espessura que pode variar entre 2mm e 4mm.

Na comunicação visual, podemos encontrar o acrílico em displays para produtos em geral, placas de sinalização, luminosos, sinalização com led, letras caixa, brindes, entre outros.  

Policarbonato: o policarbonato é material que se destaca por sua ótima transmissão de luz, resistência à variação de temperatura, leveza e possibilidade de curvatura a frio. 

Existem três tipos de policarbonato no mercado – alveolar, compacto e corrugado -, disponíveis nas cores azul, branco, bronze, cinza refletivo, cristal, fumê e verde, com espessuras que variam entre 0,8mm e 10mm, sempre a depender da chapa escolhida. 

Por ser altamente resistente ao impacto, é comum encontrarmos o policarbonato em substituição ao vidro, em fechamentos verticais, coberturas, entre outros. 

Na comunicação visual, é possível utilizar o policarbonato compacto na montagem de displays de comunicação visual interna e luminosos, sempre com garantia de qualidade e durabilidade que o material oferece.

PVC semirígido: o Policloreto de Polivinila (PVC) é um termoplástico originário do petróleo que, dependendo dos aditivos utilizados em sua fabricação, pode apresentar características diversas. 

No caso do PVC semirrígido, sua principal característica é uma relativa maleabilidade, permitindo excelente acabamento e fácil processo de termoformagem, mesmo em baixas temperaturas. 

Além disso, é possível personalizar as chapas de PVC, com impressão à base de solvente, serigrafia e impressão UV direta na chapa ou offset.

Por essa variedade de processos pelos quais o material pode passar, o encontramos em diversos lugares, como em embalagens de produtos, montagem de displays e expositores, impressão de tags e etiquetas e na sinalização interna.

PVC expandido: esse material é especialmente feito para soluções em comunicação visual, como placas de sinalização, painéis, display de produtos, materiais de pontos de venda (PDVs), brindes, entre outros.  

Sua principal vantagem é a resistência a intempéries, o que faz com que seja possível utilizar o PVC expandido tanto em aplicações internas, quanto em externas. 

Sua espessura varia entre 1mm e 40mm, aumentando ainda mais as possibilidades de uso.

O material é comercializado na cor branca, é sustentável, não propaga chamas, tem resistência à umidade, e fácil manuseio, podendo ser furado, cortado, fresado, rebitado, moldado e impresso em diferentes formas. 

Poliestireno: com alta rigidez e semelhança ao vidro, o poliestireno é amplamente utilizado em ações promocionais devido ao seu valor bastante acessível. 

Podemos encontrar dois tipos de poliestireno para comercialização: poliestireno de alto impacto (PSAI) e poliestireno standard (PS).

O PSAI se diferencia dos demais termoplásticos por não ser translúcido e poder ser fabricado em diferentes cores, sem a necessidade de acabamentos posteriores, o que barateia ainda mais o custo.

A maior demanda pelo PSAI se encontra na fabricação de displays, na sinalização interna, em impressões gráficas, brindes promocionais, impressões gráficas – off set, serigrafia e UV – e na confecção de embalagens de produtos.

Já o PS tem, como principal característica a fragilidade, sendo indicado para ações promocionais e que não necessitem de grande durabilidade. Mesmo com essa questão, vale a pena investir no poliestireno standard por seu baixíssimo custo.

PETG: Polietileno Tereftalato de Etileno Glicol é um termoplástico similar ao PET, caracterizando-se por sua versatilidade, transparência e resistência a impactos. 

Bem como os demais termoplásticos, podemos utilizar o PETG na confecção de placas de sinalização internas, materiais de PDVs e luminosos, embora seu principal uso se dê na indústria de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Onde adquirir o melhor em termoplásticos?

Seja qual for o termoplástico escolhido para seu projeto na comunicação visual, conte com a Actos para obter os melhores materiais! 

Com 25 anos de experiência, nossa empresa é certificada pela norma ISO 9001 que, além de garantir a qualidade dos produtos, assegura atendimento cuidadoso e personalizado. Para saber mais sobre nossa linha de termoplásticos, acesse o site, confira o catálogo e faça seu orçamento com a gente. Ficaremos felizes em atendê-lo, porque na Actos você é especial!

Sem Comentários

Deixe um Comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked


Comunicação Visual

Vinil conheça os tipos e utilizações

Vinil: conheça os tipos e utilizações

O vinil é um dos materiais mais utilizados na área da comunicação visual e existem diversos motivos que justificam essa ...
Leia Mais
Como usar termoplásticos na comunicação visual

Como usar termoplásticos na comunicação visual?

Os termoplásticos são materiais amplamente reconhecidos por sua versatilidade, durabilidade e excelente custo benefício. Por isso, podemos encontrar esse tipo ...
Leia Mais
Placas de acrílico conheça tudo sobre essa solução

Placas de acrílico: conheça tudo sobre essa solução

O acrílico - ou PMMA (Poli Metil Metacrilato) - é um termoplástico amplamente utilizado nos setores da comunicação visual, arquitetura, ...
Leia Mais
PETG: tudo que você precisa saber sobre este termoplástico

PETG: tudo que você precisa saber sobre este termoplástico!

O Polietileno Tereftalato de Etileno Glicol (PETG) é um termoplástico semelhante ao PET, sendo amplamente utilizado em aplicações dos segmentos ...
Leia Mais
ACM ou PVC qual a melhor alternativa para comunicação visual

Diferenças entre ACM e PVC para projetos de comunicação visual

Comunicação visual é um fator essencial para as marcas atualmente, independentemente do seu porte ou setor de atuação. Por meio ...
Leia Mais
Comunicação visual: compre seus suprimentos na Actos!

Conheça os melhores suprimentos para comunicação visual: compre na Actos!

A comunicação visual compreende diversos aspectos da marca das empresas. É um mercado em alta, dado que organizações inseridas em ...
Leia Mais
Comunicação visual para empresas: por que investir?

5 motivos para investir em comunicação visual na sua empresa: comece pela fachada e vitrine!

Uma marca sem comunicação visual é vazia e sem valor para consumidores e mercado. Tampouco consegue se destacar entre a ...
Leia Mais
ACM: confira os benefícios do material para fachadas comerciais

ACM: confira as propriedades desse material fundamental para a construção de fachadas comerciais

O ACM é o material mais recomendado para fachadas comerciais. No entanto, empreendedores acreditam que este é um investimento desnecessário ...
Leia Mais
Comunicação visual: confira os materiais mais usados!

Conheça os materiais mais usados para itens de comunicação visual: compre na Actos!

Existem diversos produtos usados para a produção de itens de comunicação visual, como as chapas de poliestireno, acrílico, adesivos e ...
Leia Mais
psai ou standard

PS Standard ou PSAI?

O poliestireno, ou PS, é uma resina termoplástica muitoutilizada em materiais de comunicação visual e produtos promocionais.O PS tem também ...
Leia Mais
limpar acrilico-blog

Como limpar peças de acrílico

O Acrílico é um dos termoplásticos mais nobres disponíveis no mercado, e por isso é essencial tomar cuidado na hora ...
Leia Mais

O que são chapas de Acrílico?

O Acrílico (Poli Metil Metacrilato) é um dos termoplásticos mais nobres encontrados no mercado. É um material rígido, resistente ao ...
Leia Mais

4 dicas para melhorar a dobra e o acabamento nas chapas de ACM

Todo cliente espera receber uma fachada linda e os instaladores de ACM estão sempre buscando novas soluções para otimizarem e ...
Leia Mais

PVC Expandido para fachadas modernas e criativas

Se é durabilidade, beleza, versatilidade e flexibilidade para criar uma fachada incrível que está procurando, confira as maravilhas que o ...
Leia Mais

Sem Comentários

Comments Closed