Written by 10:00 pm Comunicação Visual

PETG: tudo que você precisa saber sobre este termoplástico!

PETG: tudo que você precisa saber sobre este termoplástico

O Polietileno Tereftalato de Etileno Glicol (PETG) é um termoplástico semelhante ao PET, sendo amplamente utilizado em aplicações dos segmentos industriais e de comunicação visual. 

Por ser durável, ter boa transparência e resistência a quebras e processos de alto impacto, o PETG atende a diversas especificações, tal qual outros polímeros, como o policarbonato e o acrílico, porém com custo menor na comparação com esses materiais. 

Sua comercialização é feita em chapas, que podem ser moldadas da maneira que for preciso. Como há boa maleabilidade, esse processo pode até mesmo ser feito a frio. 

Além disso, é possível personalizar as chapas para que atendam à identidade visual desejada, com filmes de vinil, adesivos, silk screen, jateamento, estampamento a quente, pinturas, serigrafia, impressão UV, entre outros, com a garantia de que o material não será danificado.  

Veja abaixo mais vantagens e características do PETG:

Onde utilizar?

Por todas as propriedades de moldagem apresentadas anteriormente, o PETG pode ser empregado em montagens completamente distintas. 

Podemos encontrar este material na composição de itens como luminosos, sejam eles do tipo backlight ou frontlight, o que permite a elaboração de estratégias de comunicação visual atrativas e esteticamente interessantes. 

Também pode ser utilizado para montagem de displays, confecção de placas de sinalização, embalagens de produtos, e outros usos em comércios. 

No campo dos equipamentos de proteção individual, podemos aplicá-lo em viseiras de capacetes, óculos de proteção e outros EPIs que visem garantir a inviolabilidade da saúde dos trabalhadores de indústrias, construção civil e áreas afins. 

Tudo isso se deve à sua resistência e alta qualidade, que garantem a segurança que você precisa. 

Por que optar pelo PETG?

Além do que já foi citado como característica e vantagens, o PETG tem outras qualidades que o colocam em vantagem na comparação com os demais polímeros disponíveis no mercado.

Mais do que resistência ao impacto, que chega a ser até 20 vezes maior do que a do acrílico, o polietileno tereftalato de etileno glicol também resiste bem a produtos químicos sem interações que emitam gases e outros compostos tóxicos e prejudiciais à saúde. 

E, por falar em saúde, o material pode ser empregado na indústria farmacêutica e alimentícia, uma vez que é atóxico e pode ser esterilizado, o que o torna não prejudicial para contato com alimentos e medicações. 

Assim como o PVC, este polímero não propaga chamas, sendo possível empregá-lo em ambientes com risco de incêndio e/ou altas temperaturas. 

Como fazer a limpeza e manutenção?

Nada melhor do que contar com um produto que, além de vantajoso na aplicação, tem fácil manutenção e limpeza. 

Para remover sujeiras da superfície do PETG, basta utilizar um pano macio e seco ou então levemente umedecido e com a ajuda de um detergente neutro. Lembre-se sempre de secar bem as peças após a limpeza, sempre com cuidado para não causar riscos.

E, caso surjam riscos superficiais, é bem simples removê-los e restaurar a beleza original do material, pois é só aplicar ar quente com o auxílio de um soprador térmico, também conhecido como pistola de ar. 

Onde comprar chapas de PETG?

Com toda certeza a Actos é a melhor opção para aquisição de chapas de PETG, pois preza sempre pela qualidade de seus produtos, garantindo alto padrão e a segurança necessária para que o material preserve todas as suas propriedades. 

Afinal, já são mais de 25 anos de atuação no mercado de distribuição de polímeros como PETG, policarbonato, polietileno, polipropileno, acrílico, poliestireno, adesivos, fitas, vinil, acessórios, alumínio composto e muito mais, então você sabe que pode confiar!

Estamos em constante expansão, com unidades estrategicamente localizadas para prestar atendimento  personalizado e qualificado, com entrega rápida e eficiente. 

Você pode encontrar a Actos em Santo André, onde fica localizada nossa matriz, e também em Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza, Distrito Federal e Santa Bárbara D’oeste, no interior do estado de São Paulo. 

Entre em contato conosco pelo site, conheça nosso catálogo com linhas Actos de produtos para coberturas e fachadas, comunicação visual e para o setor industrial. Veja também nossas imperdíveis condições de pagamento pensadas para seu maior conforto. 

Se precisar, conte com nosso atendimento que está 100% preparado para prestar suporte e tirar todas as suas dúvidas. Na Actos você é especial!

Close