Written by 10:00 am Arquitetura & Construção Civil

5 motivos para usar chapas de PVC expandido em seus projetos

5 motivos para usar chapas de PVC expandido em seus projetos

Quando falamos em reformas ou acabamento de construções, diversos materiais estão disponíveis no mercado para tornar os espaços mais bonitos, agradáveis e aconchegantes. 

Cada vez mais populares, as chapas de PVC expandido são uma excelente opção para diversos projetos, sejam eles em ambientes residenciais, industriais ou até mesmo em peças de comunicação visual, moda, medicina, entre outras. 

Além da versatilidade, o material é resistente a impactos, o que prolonga sua vida útil. O policloreto de vinil – nome oficial do polímero – também é auto-extinguível, ou seja, destrói a si mesmo em caso de incêndio, não propagando chamas. 

Apesar de não ser impermeável, pode ser utilizado sem problemas em ambientes externos, que têm contato com a chuva, porque apresenta boa resistência à água, umidade e não racha, empena e nem descasca, mesmo quando exposto a esses fatores. 

Todos esses pontos fazem com que o PVC tenha ótimo custo benefício, principalmente se comparado a outros materiais similares, como o poliestireno (PS) que, embora seja mais barato, é bastante rígido e se torna mais propenso a quebras.

Além disso, por não ser maleável, as aplicações do PS não são tão simples quanto as de PVC, que podem ser facilmente cortadas e moldadas para se encaixarem em diferentes espaços e ângulos. 

Quer descobrir mais sobre as vantagens das chapas de PVC expandido e os motivos para utilizá-las em seus projetos? Acompanhe! 

Manutenção simples

Como exposto anteriormente, as chapas de PVC são bastante duráveis por terem boa resistência à agentes destrutivos, o que faz com que não precisem ser substituídas periodicamente. 

Para isso, é claro que alguns cuidados são necessários para garantir a vida útil e a beleza das peças, mas nada de preocupações exageradas! 

Para manter o material limpo, basta utilizar pano seco para retirar excesso de pó ou outras sujidades que possam estar na superfície das peças. No caso de sujeiras mais pesadas, é só utilizar pano levemente umedecido com detergente neutro e passar suavemente sobre o local. 

Em caso de necessidade de manutenções mais cuidadosas, a recomendação é seguir as indicações dos fabricantes e sempre evitar a aplicação de materiais abrasivos para não causar danos à estrutura e pintura das peças. 

Ainda assim, o fato da manutenção ser simples e prática de ser feita por qualquer pessoa faz com que o uso do PVC seja mais vantajoso – financeiramente falando – não apenas no momento da instalação, mas também no longo prazo.

Instalação fácil e limpa

E, por falar em facilidade, nada melhor do que uma instalação prática, rápida, sem sujeiras nem quebra-quebra. 

Quem já passou por obras em casa ou no trabalho sabe o quanto o período pode ser estressante e parecer infinito, ainda que dure poucos dias ou semanas. 

Com as chapas de PVC expandido, você não tem essa preocupação. Via de regra, basta encaixar as placas para que se adequem ao local da instalação e fixá-las com cola própria para o material. 

Quando feita por um profissional especializado e qualificado, dependendo das dimensões da obra, a montagem pode ser feita em algumas horas, sem deixar resíduos. 

É por isso que chapas 3D e pisos vinílicos têm sido escolhidos para decoração de interiores. 

Além de serem esteticamente atrativos e terem boa durabilidade, são muito menos trabalhosos do que opções similares como placas de gesso e pisos de madeira, que têm instalações mais complexas e demoradas. 

A mesma lógica se aplica às peças de comunicação visual, que podem ser fixadas no local desejado com colas ou adesivos específicos, sem a necessidade de perfurações que danificam a estrutura. 

Tudo isso apenas demonstra que o PVC expandido é uma ótima opção! Afinal, quem não quer praticidade para economizar tempo e ganhar em qualidade, não é mesmo?

Bom isolamento térmico e acústico

As chapas de PVC criam uma espécie de camada protetora contra ondas de calor, frio e som nos locais onde são aplicadas. 

Por isso, o material pode ser empregado em espaços que desejem diminuir os problemas decorrentes de vazamento de som ou mudanças de temperatura. 

Tudo isso dá ao PVC a habilidade de tornar os ambientes mais aconchegantes e confortáveis, uma vez que melhora características que podem ser incômodas para a maioria das pessoas. 

Atualmente, como existem opções de placas de PVC expandido em diversas cores e formatos, é possível, ainda, unir o útil ao agradável, isolando o ambiente sem perder a sofisticação e beleza da decoração. 

Sustentabilidade

Não é mais possível ignorar o quanto a questão ambiental tem sido parte de nossas vidas e assunto de extrema relevância na mídia, escolas e empresas que desejam fazer do mundo um lugar melhor para se viver. 

Portanto, ao escolhermos os materiais necessários para criação de novos produtos ou para as reformas citadas anteriormente, não podemos deixar de prestar atenção ao nível de sustentabilidade de cada um. 

Infelizmente, ainda existem opções que, para serem fabricadas, dependem da extração e do uso de uma grande quantidade de material fóssil, como o petróleo, por exemplo. 

Outras opções, como o gesso, ainda não encontram meios de passarem pelo processo de reciclagem no Brasil, o que gera problema de resíduos que podem acabar poluindo a natureza. 

Nenhum desses problemas ocorre com o PVC. Embora tenha porcentagem de eteno em sua composição – composto derivado do petróleo – o policloreto de vinil é majoritariamente composto pelo cloro obtido a partir da eletrólise do sal marinho, que é um recurso natural e inesgotável. 

Além disso, esse polímero é 100% reciclável, podendo ser utilizado em outros projetos após sua remoção e, com o descarte correto, pode até mesmo gerar renda para cooperativas de reciclagem que empregam milhares de pessoas em todo o país. 

Excelente acabamento 

Por si só, as chapas de PVC já têm um acabamento cuidadoso e bem feito, com superfície totalmente lisa.

Por isso, em projetos em que seja necessário adesivar, laminar, serigrafar ou imprimir uma imagem ou texto com boa visibilidade e de maneira legível, as placas são uma ótima opção pois aceitam todos esses processos sem causar distorções. 

Assim, você garante não apenas algo durável, mas esteticamente agradável e que cumpra todas as suas necessidades e exigências. 

Onde encontrar chapas de PVC?

Para tudo isso e muito mais, tenha certeza de adquirir suas chapas de PVC expandido com um distribuidor de PVC confiável e que possa assegurar a procedência dos materiais, como a Actos!

Há 25 anos atuamos na distribuição de produtos como o próprio PVC expandido, mas também policarbonatos diversos, acrílico, poliestireno, alumínio composto, PETG, PVC rígido, polietileno, vinil, adesivos e muito mais! 

Toda nossa produção tem como compromisso alto padrão de qualidade, com entrega rápida e atendimento qualificado. 

Entre em contato conosco pelo site, faça seu orçamento e saiba mais! Temos condições de pagamento diferenciadas para seu conforto. Na Actos você é especial!

Close