Written by 10:00 pm Arquitetura & Construção Civil

Qual a diferença entre PVC semirrígido e expandido?

Qual a diferença entre PVC semirrígido e expandido?

O PVC é um dos materiais mais versáteis do mundo dos polímeros, sendo utilizado em decorações, sinalizações de rota de fuga, materiais isolantes elétricos, entre outros. 

Também conhecido como policloreto de vinil, trata-se de um produto com baixo risco de ocorrência de incêndio, pois tem propriedades de retardamento da chama, além de alto teor de cloro, o que o torna mais difícil de ser incinerado. 

O material também é altamente resistente a impactos e à umidade pois, apesar de não ser impermeável, não racha, empena e nem descasca quando molhado, o que torna possível sua utilização também em ambientes externos. 

Além de muito seguro, o material também tem baixo custo e é altamente flexível, o que permite a criação de composições estéticas interessantes, como painéis 3D e outras peças de decoração e acabamento. 

Existem dois tipos de PVC no mercado – o semi rígido e o expandido – e, embora ambos sejam feitos da mesma matéria prima, seu uso é bastante distinto. 

A seguir, falaremos um pouco mais sobre os dois materiais, suas aplicações e benefícios. Acompanhe para saber mais!

O que é PVC semi rígido?

O PVC semirrígido é uma fusão entre a versão rígida – utilizada em tubulações, por exemplo -, com a flexível – encontrada em cortinas ou toalhas de mesa – o que o dá uma característica híbrida, muito apreciada no uso de embalagens, por exemplo. 

A principal característica do PVC semirrígido é sua espessura fina, que pode ser moldada de forma bastante detalhada, mesmo que em baixas temperaturas.

Essa configuração permite que o material também possa ser utilizado em etiquetas, sinalização, porta-etiquetas, porta-preços, formas e bandejas termoformadas. 

O PVC semirrígido pode ser impresso com tintas à base de solvente pelo processo de serigrafia, impressão UV direta na chapa ou offset – processo bastante rápido e indicado para produção de grandes quantidades. 

O material pode ser comercializado com acabamento superficial brilhante ou fosco, que tem melhor aderência, além de cores variadas como cristal, cristal fosco, branco brilhante, branco fosco ou preto. 

O que é PVC expandido?

Também composto por policloreto de vinila, o PVC expandido é ideal para comunicação visual interna ou externa, como placas de sinalização, displays e painéis diversos. 

O material é vendido em placas brancas, que podem ser impressas para adequar-se aos mais diversos projetos, além de poderem ser moldadas, furadas, fresadas e rebitadas, coladas, lixadas, aplainadas, aparafusadas e serradas. 

Como as placas têm espessuras variadas entre 1 mm e 40 mm, podem ser escolhidas de acordo com a necessidade do projeto, tudo isso sem perder sua leveza e fácil manuseio. 

As principais aplicações do PVC Expandido são encontradas em placas de sinalização interna e externa, displays de produtos, materiais de pontos de venda e divulgação, brindes, isolantes térmicos e acústicos na construção civil, entre outros.  

Qual é o melhor?

Para decidir entre o uso do PVC expandido ou semi rígido, é preciso avaliar onde o material será utilizado. 

Desse modo, você poderá fazer a melhor escolha, contanto com todos os benefícios, a durabilidade e o ótimo custo benefício que o material agrega à obra. 

Vale lembrar que as duas versões são ecologicamente corretas. Afinal, apenas 30% da composição do PVC vem de compostos obtidos de material fóssil (eteno) e a maior parte (70%) é composta pelo cloro obtido a partir da eletrólise do sal marinho, recurso renovável. 

Por isso, esse polímero é 100% reciclável, mais um ponto positivo para o material. 

Como realizar a manutenção e a limpeza desses materiais?

Outra vantagem do PVC, seja ele expandido ou semirrígido, é a facilidade de limpeza, instalação e manutenção. 

A montagem das placas é bastante simples, uma vez que basta encaixá-las e fixá-las com colas ou adesivos próprios para o material. 

Para fazer a limpeza, basta utilizar pano seco para retirada de pó e, para sujeiras mais pesadas, é só aplicar um pouco de água com detergente neutro e secar a superfície em seguida. 

Adquira chapas de PVC com a Actos!

Se você busca por soluções em PVC, escolha fazer suas aquisições com a Actos! Há 25 anos somos referência no mercado, sempre prezando pela qualidade e pelo melhor atendimento. 

Além do PVC, temos uma vasta linhas de produtos, como chapas de ACM, policarbonato, vinil, entre outros. 

Para mais informações, acesse nosso site e confira tudo que temos a oferecer. Conte conosco. Na Actos você é especial!

Close