Written by 10:00 pm Arquitetura & Construção Civil

Conheça todos os tipos de chapas da Actos!

Conheça todos os tipos de chapas da Actos!

Desde 1997, a Actos atua no mercado de produtos semi-acabados e acabados para vários projetos, como policarbonato, acrílico, alumínio composto, entre outros insumos utilizados nas montagens desses materiais, como adesivos e acessórios em geral. 

Atualmente, a empresa é referência no ramo, pois conta com produtos fornecidos por grandes empresas que, assim como nós, prezam pela qualidade e pelo bom desempenho de todas as peças.

Esse cuidado em fornecer o melhor aos nossos clientes nos garante a certificação ISO 9001 – Bureau Veritas, então você já sabe que pode confiar!

Como nosso catálogo é bastante extenso, oferecemos soluções nos mais diversos materiais, principalmente no formato de chapas, que podem ser moldadas, recortadas e montadas da forma que melhor se adapta a seu projeto. 

As chapas da Actos são muito versáteis, o que torna possível utilizá-las em ambientes residenciais, comerciais, industriais e em peças de comunicação visual. 

Saiba mais sobre os materiais oferecidos pela empresa e entenda qual escolher para cada aplicação!

Chapas da Actos

A Actos trabalha com uma extensa linha de termoplásticos de qualidade, que podem ser utilizados de maneira personalizada e muito segura. 

A seguir, apresentaremos cada uma das opções, suas principais características e aplicações. Veja:

Chapas de policarbonato: o policarbonato é um dos materiais mais populares na arquitetura, no design e na construção civil.

Essa preferência pelo polímero se deve por sua ótima transmissão de luz, possibilidade de curvatura a frio, resistência a altas e baixas temperaturas, impacto e incêndios, fazendo com que seja durável e bastante seguro. 

Por sua leveza, o policarbonato é bastante utilizado em coberturas, clarabóias, fechamentos laterais , estufas, toldos e outros projetos que desejem manter a luminosidade natural. 

A Actos trabalha com três tipos de policarbonato – alveolar, compacto e corrugado – cada um com um uso específico: 

  • Policarbonato alveolar: também conhecidas como Twall, as chapas de policarbonato alveolar têm alvéolos – cavidades ocas – em sua composição, o que ajuda a reduzir ainda mais o peso do material. 

Sua aparência lembra a de um vidro canelado e, como é usado menos material em sua confecção, as chapas também têm preço mais acessível;

  • Policarbonato compacto: versão mais nobre do policarbonato, as chapas de policarbonato compacto têm aparência muito similar à do vidro, sendo maciças, finas, translúcidas e sem emendas.

Essas características fazem com que o material seja esteticamente atraente e tenha grande qualidade óptica, sem distorções e com boa passagem de luz. 

Portanto, além de coberturas e fechamentos, o policarbonato compacto também pode ser utilizado em displays, viseiras de capacetes, óculos de proteção, passarelas, entre outros; 

  • Policarbonato corrugado: em formato de telhas, o policarbonato corrugado é bastante utilizado na montagem de telhados ou clarabóias.

Ao mesmo tempo em que é leve como o policarbonato alveolar, têm transparência próxima a do compacto, unindo o melhor dos dois mundos quando o assunto são as coberturas. 

Chapas de alumínio composto: o aluminium composite material, também conhecido como ACM ou alumínio composto, é um material que consiste na junção de duas chapas de alumínio com uma de polietileno em seu interior e pintura em poliéster.

Essa montagem torna o material forte, resistente e, ao mesmo tempo, bastante leve, o que permite a instalação rápida, prática e eficiente em diversos locais. O tipo de pintura é o mesmo utilizado em automóveis, o que garante cores vibrantes e duradouras. 

Por ter acabamento refinado, o ACM tem ótimo apelo estético, ideal para chamar a atenção em fachadas e peças publicitárias ou de decoração.

Além disso, o alumínio composto oferece proteção contra o sol, maresia, chuva, ventos e também isolamento térmico e acústico. 

Chapas de poliestireno: o poliestireno é um termoplástico transparente que se assemelha ao vidro, porém é mais leve e pode ser utilizado em aplicações que exijam transparência e rigidez. 

Na Actos, você encontra duas variações: o poliestireno de alto impacto (PSAI) e o poliestireno standard (PS). 

  • PSAI: as placas de poliestireno de alto impacto são geralmente utilizadas em aplicações promocionais, como ações em PDVs – pontos de venda e divulgação. 

As chapas são resistentes a altas e baixas temperaturas e, como têm borracha em sua composição, o material pode ser moldado utilizando fontes de calor e resiste a 80% mais impacto do que o vidro. 

Além disso, o PSAI tem baixo custo e pode ser produzido em diferentes cores, o que elimina o processo de pintura, barateando ainda mais a produção. 

  • PS: o poliestireno standard é um termoplástico sólido e rígido e, apesar de ser frágil e quebradiço, o material tem baixo custo e é uma boa alternativa para aplicações que necessitem de transparência. 

Essa característica faz com que o PS seja uma boa alternativa para substituição de peças em acrílico ou policarbonato, desde que essas não precisem ser cortadas ou perfuradas. 

Existem duas opções de cores para o poliestireno – branca e cristal – e a espessura das placas pode variar entre 1,5mm e 5mm, a depender do modelo escolhido. 

Podemos encontrar o PS em displays de produtos, placas de sinalização internas, materiais de pontos de PDVs e brindes promocionais. 

Chapas de PVC: o policloreto de vinil é um dos polímeros mais utilizados em todo o mundo.

O produto é composto por 30% de eteno e 70% de cloro, obtido de processos químicos realizados com o sal marinho – recurso renovável -,o que torna o PVC um material sustentável.

O polímero é muito seguro, não propaga chamas, resiste à umidade e é flexível, podendo ser utilizado em diversas aplicações.

Existem vários tipos de PVC no mercado e, na Actos, você encontra duas das mais versáteis opções – o PVC semirrígido e o expandido

  • PVC semirrígido: trata-se da fusão entre a versão rígida com a flexível e, portanto, tem características híbridas. O material é utilizado principalmente em embalagens, etiquetas e formas para produtos alimentícios. 

Sua principal característica é a espessura fina e a capacidade de moldagem, mesmo em baixas temperaturas, além de ser ideal para processos de impressão, que permite a personalização das peças;

  • PVC expandido: mais espesso do que a versão semirrígida, o PVC expandido é ideal para projetos de comunicação visual e na construção civil, utilizado como isolante térmico e acústico.

A espessura das placas pode variar entre 1 mm e 40 mm, mantendo sempre a leveza.

O material pode ser moldado, furado, rebitado, colado, lixado, aparafusado e serrado, além de poder passar por impressões para adequação à identidade visual do projeto da aplicação. 

Chapas de acrílico: também conhecido como PMMA (poli metil metacrilato), o acrílico é um termoplástico nobre, rígido e transparente, que tem ótima resistência ao impacto e qualidade óptica. 

As placas de acrílico são moldadas com o calor e, assim como as demais chapas plásticas, podem ser impressas ou adesivadas, o que permite a customização. 

A espessura das chapas de acrílico varia entre 2 mm e 24 mm, nas cores branco leitoso, branco translúcido, cristal, fumê, preto e vermelho.

Chapas de PETG: o polietileno tereftalato de etileno glicol (PETG) é um termoplástico semelhante ao PET, frequentemente utilizado em aplicações em indústrias e no segmento da comunicação visual. 

A principal característica do PETG é a transparência, aliada a resistência a quebras e  impactos, porém com o diferencial de ter preço mais atrativo do que o policarbonato e o acrílico, que poderiam ser utilizados nos mesmos projetos.

O material pode ser encontrado em luminosos, displays, confecção de placas de sinalização, embalagens de produtos, equipamentos de proteção individual, entre outros. 

Tal qual os outros materiais citados, o PETG pode ser personalizado com filmes de vinil, adesivos, silk screen, jateamento, estampamento a quente, pinturas, serigrafia, impressão UV, etc.

Chapas de PEAD: o polietileno de alta densidade (PEAD) é um material completamente atóxico, o que permite sua utilização em produtos do ramo alimentício, como embalagens, por exemplo. 

As placas são flexíveis, de fácil moldagem, o que torna possível utilizá-las em diversos projetos, uma vez que também não são danificadas por impactos ou processos abrasivos, apresentando grande resistência química. 

Além do ramo alimentício, é possível encontrar o PEAD em componentes de máquinas, revestimentos, tanques, tubulações, entre outros. 

Chapas de polipropileno: a Actos também trabalha com chapas de polipropileno (PP), que é uma resina termoplástica com excelente resistência química, boa absorção de impactos, baixo peso e alta versatilidade. 

Bem como o PEAD, o PP é atóxico, podendo ser utilizado nas indústrias farmacêutica e alimentícia, além de tanques, dutos, potes, itens de decoração e muito mais.

Para se ter uma ideia da versatilidade do material, podemos encontrá-lo em muitos itens do dia a dia, identificado pelo símbolo do triângulo com o número “5” em seu interior e as letras “PP” na parte inferior. 

Compre chapas com a Actos!

Como pode-se perceber, a Actos tem uma infinidade de chapas termoplásticas para você adquirir os materiais ideais para seu projeto. 

Além disso, trabalhamos com vinil para impressão e recorte, fitas e adesivos industriais, adesivos e outros acessórios necessários para instalação e manuseio desses materiais. 

Entre em contato com a gente e faça seu orçamento! Nossa matriz fica localizada em Santo André e temos filiais posicionadas estrategicamente em todo o país, garantindo atendimento personalizado e entrega rápida. 

Conte com a Actos, aqui você é especial! 

Close