Policarbonato alveolar confira usos e vantagens do material

Policarbonato alveolar: confira usos e vantagens do material

Quando falamos em versatilidade, leveza e maleabilidade, não podemos deixar de falar do policarbonato

O termoplástico é comercializado em chapas e pode ser utilizado em diversas áreas, desde a decoração até a construção civil, sendo o uso mais comum em fechamentos verticais e coberturas.

Existem três tipos de policarbonato disponíveis no mercado – o compacto, corrugado e o alveolar, também conhecido como Twall.

Esse último tipo de policarbonato tem como principal característica a presença de alvéolos, ou seja, pequenas cavidades ocas, que proporcionam redução no uso de matéria prima na fabricação da chapa, reduzindo tanto o peso do material, quanto seu custo de fabricação e venda. 

Entretanto, essa redução não interfere na qualidade do material, que mantém as características vantajosas do policarbonato em toda e qualquer aplicação. 

A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre o policarbonato alveolar, seus usos, vantagens, principais características e dicas para cuidar das chapas da melhor maneira e, assim, preservar sua beleza e durabilidade por mais tempo. 

Acompanhe!

Por que utilizar o policarbonato alveolar?

Em linhas gerais, o policarbonato – independente do tipo – traz benefícios indiscutíveis para o local onde as chapas são instaladas, como por exemplo a preservação da luminosidade natural

Isso se deve ao fato de que o policarbonato tem um índice de transparência bastante alto e, na versão alveolar desse termoplástico, o valor varia conforme a cor escolhida, podendo ir de 20% (chapa fumê) a 80% (cor cristal). 

Por essa razão, é possível manter a luz natural nos ambientes, deixando-os ainda mais confortáveis e reduzindo gastos com a energia elétrica. 

O policarbonato alveolar também tem a capacidade de reduzir gastos com a energia utilizada para o funcionamento de aparelhos de ar condicionado, já que oferece conforto térmico maior do que o do vidro, por exemplo, evitando que os ambientes fiquem abafados.

Além disso, as chapas do termoplástico passam por tratamento UV, que bloqueia a passagem de raios ultravioleta, que são prejudiciais para a saúde humana e podem causar problemas de pele, na visão, entre outros. 

O tratamento bloqueador também impede o amarelamento das chapas, conservando sua beleza original por muito mais tempo. 

Outra característica comum ao policarbonato é a leveza. Para se ter ideia, uma chapa de policarbonato alveolar tem cerca de apenas 10% do peso do vidro convencional de mesma espessura.

Vale lembrar que, embora sejam mais leves, as chapas de policarbonato alveolar são extremamente resistentes, aguentando cerca de 250 vezes mais impacto do que o vidro e aproximadamente 30 vezes mais do que o acrílico. 

Por esse motivo, ao optar por uma instalação em policarbonato alveolar, você tem a certeza de que está fazendo um bom investimento, com ótimo custo benefício no curto, médio e longo prazo, evitando gastos desnecessários com constantes manutenções.

E, se sua busca é por segurança, esse é mais um motivo para escolher o termoplástico.

No caso de quebras – que são raras -, o policarbonato não causa estilhaços, evitando assim graves acidentes e maiores dores de cabeça. O policarbonato também não propaga chamas, não oferecendo riscos adicionais na ocorrência de incêndios. 

O melhor de tudo é que, para optar por todas essas qualidades, você não precisa abrir mão da parte estética.

Além do acabamento refinado, as chapas de policarbonato alveolar são disponibilizadas em várias cores e podem ser montadas sobre estruturas metálicas variadas, estando assim de acordo com a proposta e necessidade estética do projeto. 

Onde utilizar policarbonato alveolar?

O policarbonato alveolar pode ser empregado em diversos locais, com a restrição apenas de que seja exposto a temperaturas que não variem além de -30ºC e 120ºC, para não comprometer a integridade da estrutura. 

Dentre os exemplos para a aplicação do policarbonato tipo Twall podemos citar: 

  • Claraboias;
  • Coberturas em geral;
  • Divisórias de ambientes;
  • Domus;
  • Estufas;
  • Fechamentos verticais;
  • Forros;
  • Gazebos e Sheds;
  • Jardim de inverno;
  • Passarelas;
  • Pergolados;
  • Toldos; 
  • Entre outros. 

Como cuidar do policarbonato alveolar?

Antes da instalação, é necessário manter as chapas de policarbonato alveolar armazenadas adequadamente, preferencialmente na posição horizontal, de forma plana, em local fresco e seco.  

O filme protetor também deve ser mantido colado ao material, sendo retirado apenas após a instalação no local desejado. 

Após isso, basta realizar limpezas periódicas, utilizando uma simples solução de água e sabão neutro, aplicada com o auxílio de uma esponja ou pano macio, secando as peças em seguida. 

No caso de sujeiras mais resistentes, recomenda-se o uso de álcool isopropílico para fazer a limpeza.

Policarbonato é com a Actos!

Para adquirir policarbonato alveolar de qualidade, conte com a Actos, que há 25 anos é referência quando o assunto é a distribuição de produtos semi-acabados e acabados, como chapas termoplásticas e produtos para a comunicação visual

Além de policarbonatos diversos, trabalhamos com PVC, ACM, poliestireno, acrílico, PETG, polipropileno, PEAD, vinil para impressão e recorte, adesivos e fitas, além de acessórios no geral. 

Para saber mais, acesse nosso site e confira o catálogo de produtos. Faça seu orçamento e comprove tudo o que a Actos pode oferecer, com muita qualidade é excelente atendimento. Afinal, aqui você é especial!

Sem Comentários

Deixe um Comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked