Written by 10:00 am Comunicação Visual, Fique por Dentro

Vinil: conheça os tipos e utilizações

Vinil conheça os tipos e utilizações

O vinil é um dos materiais mais utilizados na área da comunicação visual e existem diversos motivos que justificam essa escolha.

Para começar, podemos ressaltar a versatilidade do material, que pode ser personalizado por meio de métodos de impressão e recorte, correspondendo à identidade visual e estética de um estabelecimento ou marca. 

Além disso, diferente de outros tipos de adesivos disponíveis no mercado, o material conta com uma extensa gama de aplicações, podendo ser utilizado para colagens em vidro, metal e até mesmo em paredes e pisos. 

Por essa versatilidade, aliada à excelente durabilidade, encontramos o vinil em inúmeros locais em nosso cotidiano, como em vitrines de lojas, rótulos de produtos, envelopamentos, peças de sinalização, entre outros.

Em todos os casos, ao optarmos pela utilização do vinil, podemos contar com a certeza de que o resultado da aplicação será visualmente atrativo, com acabamento sofisticado e de alto impacto.

Tudo isso é de extrema importância, principalmente quando estamos tratando do uso do vinil em estabelecimentos comerciais, por exemplo, em que os recursos visuais fazem toda a diferença para captar a atenção do público alvo. 

Com todas essas vantagens, fica fácil entender por que o vinil é tão utilizado, mas, para empregar o material da forma mais correta e obter todos os benefícios citados acima para seu projeto, é necessário saber qual vinil melhor se adequa a cada aplicação. 

Basicamente, existem três tipos de vinil disponíveis no mercado – promocional, intermediário e de recorte – e, embora todos advenham da mesma matéria prima, existem algumas distinções que precisam ser observadas antes da aquisição. 

Veja quais são elas e descubra como escolher o melhor a seguir

Vinil promocional 

Dentre todos os tipos, o vinil promocional – também conhecido como monomérico – é o que mais se destaca pelo baixo preço que, aliado à versatilidade, torna o material muito popular entre os consumidores. 

Entretanto, é necessário destacar que essa variedade de vinil não tem uma vida útil muito elevada, sendo assim indicada projetos de curta duração e de uso interno, uma vez que as peças tendem a se desgastar com certa rapidez.

Como exemplo de locais que utilizam o vinil promocional, podemos citar pontos de venda e displays comerciais, além de placas no geral e sinalizações rotativas.  

O material é comercializado na cor branca e pode ser personalizado por meio de impressão digital, serigrafia e recorte eletrônico. 

Vinil intermediário

O vinil intermediário consiste em um autoadesivo transparente disponibilizado em diversas cores e dimensões, comumente utilizado na produção de cartazes, banners e outras peças da comunicação visual. 

Sua maior vantagem é a durabilidade, proporcionada pelos aditivos químicos utilizados na fabricação do material. 

Por essa razão, o vinil intermediário pode ser utilizado para aplicações externas, ainda que seja exposto a intempéries como chuva, sol, maresia, entre outras, sem que haja o desgaste das peças. 

Com relação ao preço, o custo para a aquisição do material é um pouco elevado na comparação com o vinil promocional, mas, quando levamos em conta a durabilidade, podemos perceber que o custo benefício do vinil intermediário é muito mais vantajoso. 

O material também permite alto grau de customização, podendo ser estampado com tintas à base de solventes, látex e UV. Sua aplicação é recomendada principalmente em superfícies planas ou levemente curvas para que a aderência do adesivo não seja reduzida. 

Vinil de recorte

Além da possibilidade de ser recortado nos mais variados formatos, como o próprio nome sugere, o vinil de recorte se destaca dos demais por sua altíssima qualidade e resistência, que proporcionam o melhor acabamento para seu projeto e vida útil de até quatro anos. 

Essa característica se dá pelo processo de fabricação do material, que adiciona uma película especial em sua composição, responsável por aumentar a durabilidade e a maleabilidade do vinil. 

Além disso, outra grande vantagem do vinil de recorte é a disponibilidade do material em diversas cores, como em tons de amarelo, azul, branco, preto, prata, vermelho, entre outras, permitindo assim a escolha daquele que melhor se encaixa na identidade visual e estética desejada. 

A manipulação do material é bastante simples e, com isso, é possível mudar toda a adesivagem do local de aplicação em um curto espaço de tempo, sem que haja nenhum tipo de prejuízo à superfície na qual o vinil foi aplicado. 

Dentre os usos do vinil de recorte podemos citar a sinalização de pontos de venda e ambientes no geral, confecção de placas, displays, totens, testeiras e fachadas, bem como a adesivagem de vitrines e veículos

Como escolher?

Vários fatores devem ser levados em conta no momento da escolha do tipo de vinil utilizado em algum projeto, como por exemplo:

  • Durabilidade: como dissemos, projetos de curta duração podem utilizar o vinil promocional sem nenhuma preocupação mas, se a ideia for ter algo um pouco mais durável, o material já não se encaixa tão bem.

Por isso, analise a quantidade de tempo pela qual o vinil deverá ser utilizado e escolha o material que exigirá a menor quantidade possível de trocas e manutenções considerando esse período;

  • Orçamento: o preço do vinil varia de acordo com o tipo escolhido e, portanto, é necessário considerar o orçamento disponível para ser investido na aquisição desse material para comunicação visual;
  • Condições do local de instalação: leve em conta o local onde o vinil será instalado, pois isso também interfere no tipo de material recomendado.

O vinil promocional se adequa bem a ambientes internos, enquanto o de recorte e o intermediário podem ser expostos em áreas externas sem problemas.  

Compre com a Actos!

Seja qual for o tipo de vinil escolhido, tenha a certeza de fazer a sua aquisição com um estabelecimento de confiança, como a Actos

Desde 1997 nossa empresa se empenha em oferecer o melhor em termoplásticos, acessórios e itens para comunicação visual, com a garantia de qualidade que você e seu projeto merecem. 

Com atuação em Santo André, Santa Bárbara d’Oeste, Ribeirão Preto, Curitiba, Distrito Federal, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre e Jaboatão dos Guararapes, a Actos conta com um time de profissionais altamente qualificados e sempre prontos para atender!Para saber mais, visite nosso site e confira o catálogo de produtos. Compre com a Actos!

Close