Written by 10:00 am Arquitetura & Construção Civil

Telhado de policarbonato: saiba tudo sobre esse tipo de cobertura

telhado de policarbonato

O telhado de policarbonato tem se tornado cada vez mais popular em projetos arquitetônicos de residências, bem como em fachadas de empresas. Esse tipo de cobertura possui diversas vantagens em relação aos tradicionais telhados de cerâmica ou metal, como maior durabilidade, leveza, resistência a impactos e facilidade de instalação. 

Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa sobre telhados de policarbonato, desde os tipos disponíveis no mercado até a manutenção e os cuidados necessários para garantir uma vida útil extensa. Continue lendo!

O que é policarbonato?

O policarbonato é um polímero termoplástico utilizado em diversas aplicações, com destaque para a produção de placas, telhados e coberturas translúcidas de diversos tamanhos e formatos. 

Esse material é bastante resistente a impactos e temperaturas extremas, além de ser leve e fácil de trabalhar. Por ser transparente, também é utilizado em peças de comunicação visual, como displays e letreiros. 

Além de tudo isso, o policarbonato é um material reciclável que oferece uma alternativa mais sustentável em comparação a outros tipos de plástico usados na indústria.

Os principais tipos de telhado de policarbonato

Hoje em dia, existem muitas opções de telhado de carbonato. Os tipos mais utilizados atualmente são:

  • telhado de policarbonato compacto: a cobertura em policarbonato compacto é um tipo de telhado que oferece alta resistência a impactos e intempéries, sendo indicado para áreas externas, expostas ao sol e à chuva;
  • telhado de policarbonato alveolar: por possuir uma estrutura com paredes duplas e espaços vazios no meio, a cobertura em policarbonato alveolar tem maior capacidade de isolamento térmico e acústico, sendo indicado para ambientes internos e externos;
  • telhado de policarbonato corrugado: a cobertura de policarbonato corrugado é um tipo de telhado que oferece boa resistência e é ideal para ambientes com grande incidência de luz natural;
  • telhado de policarbonato retrátil: pode ser feito com qualquer um dos tipos de policarbonato citados acima, tendo apenas a adição de um sistema de abertura retrátil.

Vantagens de utilizar o policarbonato em coberturas?

O grande sucesso que os telhados de policarbonato têm feito no âmbito da construção civil sugerem suas muitas vantagens. Nos próximos tópicos, falaremos das principais.

Leveza

O policarbonato é um material leve e fácil de manusear, o que facilita a instalação de coberturas. Ademais, esse atributo torna desnecessária a implantação de estruturas muito reforçadas.

Resistência

Além de leve, o policarbonato é um material bastante resistente a impactos, ventos, chuvas e temperaturas extremas. Assim, sua composição é ideal para coberturas montadas em qualquer região do país.

Durabilidade

As coberturas de policarbonato são duráveis e possuem alta resistência à corrosão, não enferrujando ou apodrecendo ao longo do tempo. Isso aumenta o custo-benefício do material.

Transparência

O policarbonato permite a entrada de luz natural, o que pode trazer economia de energia elétrica e proporcionar um ambiente mais agradável tanto a residências quanto a áreas comerciais.

Variedade

Existem diversos tipos de policarbonato para cobertura no mercado, cada um com características específicas. Esse fator permite escolher a melhor opção para cada projeto ou até optar por mais de um tipo de policarbonato para o mesmo projeto.

Versatilidade

O policarbonato pode ser utilizado em diferentes tipos de coberturas, desde telhados de residências até grandes projetos comerciais, como galpões industriais.

Facilidade de manutenção 

As coberturas de policarbonato são fáceis de limpar e manter, necessitando apenas de lavagem periódica para remover a sujeira acumulada e manter textura e brilho otimizados.

Dicas para a escolha do telhado de policarbonato ideal

Para escolher o modelo ideal para o seu negócio, leve em consideração alguns pré-requisitos:

  1. Avalie a finalidade da cobertura, ponderando se ela será utilizada em um ambiente interno ou externo, se será fixa ou retrátil, e se terá a função de iluminação natural ou apenas de proteção;
  2. Verifique se a resistência do material é compatível com o uso, analisando a resistência do policarbonato a impactos, raios UV e intempéries que eventualmente atinjam o local onde ele ficará instalado;
  3. Escolha o tipo de policarbonato mais adequado para o seu projeto, sempre analisando as diferentes opções de policarbonato, cada um com as suas características específicas;
  4. Verifique a estrutura de sustentação que receberá o futuro telhado de policarbonato. É importante que ela seja compatível com o peso e o tamanho da cobertura aplicada;
  5. Por fim, considere a estética do material, escolhendo a textura e o modelo que estejam em harmonia com a arquitetura e o design do projeto que será implementado na sua empresa.

Seguindo corretamente essas dicas, você poderá escolher o modelo ideal para a sua empresa, desfrutando da satisfação e dos benefícios desse material.

Como fazer a manutenção de um telhado de policarbonato?

Invista também em manutenções periódicas, a fim de estender a vida útil do item. Para tanto, será necessário tomar pelo menos cinco medidas indispensáveis: 

  1. Limpar a cobertura com água e sabão neutro, utilizando uma esponja ou um pano macio;
  2. Evitar o uso de produtos abrasivos, que podem danificar o policarbonato;
  3. Verificar regularmente a estrutura de sustentação, garantindo que esteja em bom estado e sem sinais de desgaste ou corrosão;
  4. Remover a sujeira e as folhas acumuladas nas calhas e rufos da cobertura para evitar o acúmulo de água e a formação de vazamentos;
  5. Verificar se há danos ou trincas na cobertura que possam comprometer a resistência do policarbonato e a segurança da estrutura.

Adquira o melhor telhado de policarbonato com a Actos!

A Actos trabalha com os principais tipos de telhados e coberturas de policarbonato, que embelezam e protegem fachadas de negócios no Brasil inteiro. Decidiu usar esse tipo de telhado resistente e versátil? Então, fale já conosco! Nós podemos te ajudar!

Close