Written by 10:00 am Arquitetura & Construção Civil

Qual o melhor termoplástico para telhados e coberturas?

telhados e coberturas

Os telhados e coberturas confeccionados em termoplásticos são uma excelente opção para quem quer unir beleza, sofisticação, conforto e privacidade, sem abrir mão da iluminação natural de um ambiente.

Além disso, essa categoria de materiais tem como diferencial a excelente durabilidade, o que os torna um bom investimento. 

Entretanto, a gama de termoplásticos existentes no mercado é bastante extensa e é preciso saber exatamente qual escolher para ter o melhor resultado. 

Alguns materiais, embora sejam resistentes e duráveis, não são adequados para esse tipo de montagem, não entregando os melhores resultados e até mesmo comprometendo a proposta estética do local. 

Por isso, é preciso pensar nos prós e contras de cada material e, para te ajudar nessa escolha, preparamos uma lista com os melhores termoplásticos para telhados e coberturas e também com aqueles que é melhor evitar

Acompanhe!

Telhados e coberturas em policarbonato

Se você busca por uma solução em telhados e coberturas que seja esteticamente atrativa e refinada, tenha fácil instalação, seja leve e tenha um ótimo custo benefício, então o policarbonato é a sua melhor opção!

O material também é um termoplástico mas, ao contrário do acrílico, que apresenta as desvantagens supracitadas, o policarbonato é resistente à ação do tempo e de forças da natureza, o que prolonga sua vida útil e permite a preservação da beleza das peças por mais tempo. 

Existem três tipos de policarbonato no mercado e todos eles podem ser utilizados em coberturas. 

O tipo corrugado, versão mais acessível do mercado, inclusive, já vem em formato de telhas que se encaixam umas às outras, resultando em um acabamento impecável. 

Há também o policarbonato alveolar – ou Twall – que conta com vãos ocos em sua estrutura, o que contribui para redução do peso das chapas e o torna ideal para instalações em locais com restrição de peso. 

Por fim, o policarbonato compacto se destaca por sua beleza e semelhança com o vidro, sendo altamente recomendado para projetos mais refinados e que exijam uma maior qualidade óptica, que pode chegar a 90% na chapa de cor cristal dessa versão do material. 

Todas as chapas de policarbonato são disponibilizadas em diversas cores, então é possível optar por aquela que mais tenha a ver com a proposta estética do projeto na qual será utilizada. 

Vale citar que o material passa por tratamento UV o que, além de prolongar sua vida útil e evitar amarelamento, ainda é benéfico para a saúde, uma vez que a exposição excessiva à luz solar pode trazer problemas para seres humanos, animais e plantas. 

É possível utilizar outros termoplásticos em telhado e coberturas?

Embora sejam muito resistentes e esteticamente atrativos, outros termoplásticos – como o acrílico, por exemplo – não são recomendados para a montagem de estruturas como telhados e coberturas.

Dentre os riscos de se optar por uma chapa não adequada para esse fim, podemos citar as altas chances de quebras e a diminuição da vida útil do material quando não corretamente empregado, o que resulta em prejuízos no curto, médio e longo prazo. 

Para evitar que isso aconteça, o melhor é sempre escolher termoplásticos próprios para telhados e coberturas, e o ideal é sempre o policarbonato, seja ele do tipo compacto, corrugado ou alveolar. 

Assim, você terá um projeto seguro, duradouro e bonito, então o investimento com certeza vale a pena! 

Como cuidar de um telhado em termoplástico?

A manutenção de um telhado ou cobertura em termoplástico é bastante simples, principalmente quando estamos falando do policarbonato. 

Entretanto, alguns cuidados são necessários para preservar a beleza das peças por mais tempo e prolongar sua vida útil. 

São eles:

  • Evite o contato das peças com produtos químicos, abrasivos e/ou corrosivos;
  • Remova a poeira utilizando pano macio, limpo e seco, 
  • Para limpezas mais pesadas, utilize água corrente, esponja ou pano macio e detergente neutro;
  • Após a limpeza, seque as peças para evitar manchas;
  • Evite limpar o telhado ou cobertura em dias de muito sol e calor, pois esses fatores dificultam a limpeza;
  • Em casos mais extremos, utilize kits de limpeza específicos para os materiais e siga sempre a recomendação do fabricante.

Onde adquirir materiais para telhados e coberturas?

Na Actos você encontra o que há de melhor em termoplásticos, com a certeza da qualidade e garantia do melhor atendimento que apenas uma empresa que está no mercado há mais de 25 anos é capaz de oferecer!

Nossa matriz fica localizada na cidade de Santo André e temos filiais em Santa Bárbara d’Oeste, Ribeirão Preto, Curitiba, Distrito Federal, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre e Jaboatão dos Guararapes, para atender você da melhor forma possível. 

Saiba mais sobre nosso catálogo de produtos no site e, se precisar de ajuda, conte com nosso atendimento especializado.

Venha para Actos, aqui você é especial!

Close