Written by 10:00 am Arquitetura & Construção Civil, Fique por Dentro

Policarbonato alveolar: 3 motivos para utilizar o material

policarbonato alveolar

O policarbonato é amplamente utilizado nas áreas do design, da decoração, da arquitetura e da construção civil, no geral. Dentre as opções do material disponíveis no mercado, o policarbonato alveolar é uma das que mais se destaca e oferece vantagens. 

A principal característica desse material é a presença de alvéolos, ou seja, pequenas cavidades ocas na chapa, que contribuem para aumentar a leveza das chapas, o que é muito interessante e facilita a instalação, especialmente de coberturas e telhados

Por essa composição, a aparência do policarbonato alveolar é semelhante à do vidro canelado, mas o material pode ser ainda mais vantajoso, especialmente quando o assunto é custo-benefício. 

Para exemplificar alguns aspectos positivos que o policarbonato alveolar pode trazer para seu projeto, separamos uma lista com três motivos pelos quais você deveria investir no termoplástico e todos eles você pode conferir a seguir. 

Veja!

Flexibilidade

Uma das características do policarbonato é a sua maleabilidade. Ao ser aquecido, o material pode ser moldado a diferentes situações, o que facilita a aplicação tanto em superfícies planas, quanto levemente curvas. 

Esse atributo está presente em todas as chapas de policarbonato disponíveis no mercado, incluindo as do tipo corrugado e compacto, mas é ainda mais marcante no policarbonato alveolar. 

Isso se torna possível graças às cavidades ocas presentes nas chapas, que fazem com que o material possa ser flexionado até atingir um raio de curvatura 175 vezes maior do que sua espessura.

Além de ser um aspecto importante em termos de durabilidade – pois peças muito rígidas tendem a suportar menos impacto – a flexibilidade do policarbonato compacto faz com que o material possa ser instalado em diversos locais, sem prejuízos à sua estrutura. 

Leveza 

Outra característica muito marcante e importante do policarbonato é a leveza, que facilita a instalação das peças e permite sua montagem mesmo em espaços com restrições, como em edifícios mais altos ou com uma estrutura mais frágil. 

Para se ter uma ideia, na comparação com o vidro, o policarbonato é pelo menos 50% mais leve e, no caso das chapas alveolares, a redução pode ser de até 86%. 

E mesmo na comparação com outros tipos de policarbonato o alveolar leva vantagem, chegando a pesar 40% menos. 

Vale lembrar que, mesmo sendo bastante leve, o policarbonato alveolar conserva a resistência típica do policarbonato, sendo capaz de suportar até 250 vezes mais impacto do que o vidro e cerca de 30 vezes mais do que o acrílico.

Isso é muito importante não apenas em termos de durabilidade, mas também – e principalmente – em se tratando de segurança, já que a quebra de materiais como o vidro, por exemplo, pode produzir fragmentos cortantes e causar acidentes. 

Variação na passagem de luz

Outro ponto bastante interessante sobre o policarbonato alveolar é a variação na passagem de luz que as chapas oferecem, o que permite controlar a visibilidade que alguém que está no ambiente externo terá da parte interna, o que é muito positivo quando pensamos na privacidade e na segurança. 

O índice de transmissão de luz e, consequentemente a visibilidade, varia de acordo com a coloração da chapa escolhida, então esse aspecto deve ser cuidadosamente observado, levando em conta os números a seguir:

  • Policarbonato alveolar azul: 27%
  • Policarbonato alveolar fumê: 20%
  • Policarbonato alveolar bronze: 35%
  • Policarbonato alveolar branco leitoso: 40%
  • Policarbonato alveolar verde: 62%
  • Policarbonato alveolar cristal: 80%

Outras vantagens

Fora esses três fatores principais, o policarbonato alveolar ainda oferece outras vantagens indiscutíveis. 

Por ser bastante resistente, é incomum que o material seja quebrado, então não é preciso se preocupar com constantes manutenções e/ou substituições de chapas danificadas. 

E, se uma situação desse tipo acontecer, pode ficar tranquilo com relação à segurança, pois o policarbonato não produz estilhaços. 

Ainda com relação à segurança, é importante frisar que o policarbonato – seja ele alveolar ou não – é um material auto-extinguível, não propagando chamas em caso de incêndios, o que o torna ideal para instalação em locais de risco.

Por fim, vale lembrar que a manutenção do policarbonato alveolar é muito simples, bastando fazer a limpeza periódica do material com o auxílio de água, detergente neutro, esponja ou pano macio. 

Compre com a Actos!

Agora que você já conhece as características e vantagens do policarbonato alveolar, não deixe de adquirir seu material com uma empresa de confiança e que garanta toda a qualidade que você e seu projeto merecem. Para isso, conte com a Actos!

Desde 1997 nossa empresa trabalha na distribuição de termoplásticos, itens para comunicação visual, acessórios para montagem, entre outros, sempre prezando por fornecedores que, assim como nós, têm como objetivo o alto padrão de qualidade e desempenho de todos os produtos. 

Em nosso site, você pode conferir nosso catálogo de produtos e descobrir todas as soluções que a Actos oferece. 

Faça seu orçamento pelo WhatsApp e aproveite para tirar suas dúvidas com nosso atendimento especializado. 

Conte com a Actos, ficaremos felizes em atender você!

Close