Written by 3:44 pm Indústria

Policarbonato na indústria: este é o melhor material para o segmento. Entenda como usá-lo!

Policarbonato na indústria: este é o melhor material para o segmento

A área industrial está sempre em busca de materiais resistentes que resolvam os desafios diários da produção em grande escala, por isso, constantemente utilizam o policarbonato não apenas na fabricação de produtos, por exemplo, mas também em utensílios e acessórios internos.

Afinal, no chão de fábrica, muitas condições adversas perigosas podem acontecer em decorrência das altas temperaturas, vibração, exposição a intempéries ou elementos como fagulhas e vapor, além de contato direto com diversos tipos de máquinas.

Desta forma, é preciso contar com um material resistente, versátil e, geralmente, transparente. É neste ponto que muitos encontram a chapa de policarbonato, por ser um componente que apresenta esses e outros benefícios. 

O policarbonato é utilizado pela indústria em diversos locais, principalmente na proteção de cabines e máquinas, blindagem de veículos e ambientes, nas lentes dos óculos de proteção e muito mais.

Além de ser o material mais utilizado em coletores solares, painéis de instrumentos, na proteção para as máquinas, em para-brisa, escudos de proteção, lanternas, viseiras para capacetes, protetores faciais, tubos, janelas, caixas, entre outros muitos exemplos. 

Portanto, o policarbonato se torna um grande aliado na proteção dos trabalhadores, contribuindo para uma indústria – ainda mais as de transformação – mais segura, otimizada e eficiente. 

Mas, afinal, o que é policarbonato? Este material apresenta uma composição interessante e, por consequência, benefícios incomparáveis aos projetos. A seguir, saiba mais sobre o mesmo, suas vantagens e outros aspectos importantes!

O que é? Quais as vantagens para projetos industriais?

O policarbonato vem ganhando cada vez mais espaço no mercado industrial por inúmeros motivos, dentre eles, a sua qualidade e versatilidade. Como vimos, há várias formas de usá-lo  dentro das indústrias, em diferentes tipos de projetos.

Esse material é um polímero termoplástico que contém partículas de carbono. Ou seja, ele faz parte da família dos plásticos. No entanto, por ser um termoplástico, é mais resistente, maleável e transparente que os plásticos comuns. 

Quando exposto a altas temperaturas, o policarbonato se torna maleável, permitindo diversas aplicações com esse material – como telhas, coberturas, chapas lisas, placas, toldos e muito mais.

Por ter essa composição diferenciada, o policarbonato se torna um material bonito, sofisticado e durável. Essa é uma das características mais importantes, ainda mais para indústrias que precisam ser equipamentos práticos, que não precisam ser trocados com frequência.

O policarbonato pode ser usado perfeitamente por décadas sem a necessidade de manutenções constantes e cuidados especiais. Sem falar que esse material se faz necessário para indústrias por sua alta resistência ao impacto (que é 250 vezes superior ao vidro) e as temperaturas, já que resistem -15°C até 120°C em temperaturas contínuas.

Ele também passa por um tratamento anti-UV (raios ultravioleta) e é 50% mais leve que o vidro, o que deixa os óculos mais confortáveis e a instalação dos equipamentos mais fáceis.

Em resumo, o policarbonato é um material de alta qualidade, perfeito para a área industrial por uma série de motivos, os quais já foram abordados e detalhados ao longo deste conteúdo. 

Policarbonato compacto e policarbonato alveolar

Existem alguns tipos de policarbonato no mercado, entre os mais utilizados estão o compacto e o alveolar. O primeiro é o mais indicado para indústrias, porém, vale a pena conhecer as duas opções disponíveis.

O policarbonato compacto se parece com um vidro liso, é transparente e altamente resistente. Por outro lado, em resumo, o policarbonato alveolar não é uma chapa maciça, ela conta com alvéolos – por isso tem esse nome, inclusive.

Essa alternativa tem várias linhas paralelas – o que torna a placa leve e maleável, dependendo da espessura. Dependendo do modelo também é resistente, no entanto, é menos transparente.

Como dissemos, a chapa de policarbonato compacto é a mais indicada para indústrias, pelas suas características e principalmente pela transparência. De qualquer forma, as indústrias que prezam por resistência, qualidade e durabilidade precisam conhecer mais o policarbonato, dando prioridade para a segurança e proteção dos colaboradores, além de obter equipamentos mais versáteis, práticos e sofisticados. 

Contudo, tudo isso só será percebido pela indústria caso ela tenha acesso a um material de qualidade, o qual tenha passado por processos confiáveis. Então, a dica é que essas empresas comprem o policarbonato em locais de confiança e referência na distribuição de chapas termoplásticas, como a Actos.

Chapas de policarbonato é na Actos

A Actos é referência na distribuição de produtos semi acabados e acabados, como as chapas termoplásticas de policarbonato, chapas ACM e muito mais. Entregamos para todo o Brasil com segurança e agilidade.

Além disso, nosso atendimento está disponível para ajudar a todos que desejam entender qual o melhor material para suas necessidades. Conte conosco!

Close