Policarbonato: conheça os dois tipos do melhor termoplástico do mercado

Policarbonato é um dos principais polímeros do mercado, junto com o Poliamida (PA) e Poliacetal (POM). É um termoplástico obtido por meio da polimerização, processo em que pequenas moléculas são ligadas para formar macromoléculas – também conhecidas como polímeros. 

Esse material é produzido por resinas de carbono, resultado de uma reação entre bisfenol e gás fosgênio. Na sua composição, há anéis aromáticos na cadeia principal da molécula que o tornam um material rígido e amorfo (sem forma).  

Por mais que pareça difícil, entender a composição deste material é importante para compreender suas vantagens e aplicações. O policarbonato se parece muito com o vidro quando em chapas lisas.

No entanto, são mais resistentes e transparentes do que esse produto. O fato é que o policarbonato está se popularizando no mercado e cada vez mais projetos utilizam esse material.

Este sucesso se dá pelos diversos benefícios que o policarbonato oferece aos ambientes. Além de ser versátil, possibilitando uma ampla gama de aplicações, como em telhas, chapas e outras formas.

O PC, como também é chamado, pode ser encontrado em diferentes cores, pela sua própria composição – desde as translúcidas, até as opacas sólidas. A qualidade estética deste material tem um nível elevado, ainda mais quando comparadas a outras do polímeros de engenharia.

Muitos vão procurar por este material no mercado e encontram dois principais tipos de policarbonato, o compacto e o alveolar. Saber a diferença entre eles é fundamental para conseguir projetos de alta qualidade.

A seguir, saiba mais sobre o policarbonato, quais os diferenciais entre os principais tipos desse material e suas aplicações. Também abordaremos outros modelos de policarbonato disponíveis na Actos.

Acompanhe.

Confira tudo que precisa saber sobre este material

O policarbonato foi produzido pela primeira vez entre os anos de 1898 e 1930. No entanto, ele não foi comercializado, dado que apresentavam alguns problemas, como a alta sensibilidade à degradação pela água. 

Em 1956 a Bayer desenvolveu uma resina termorrígida parecida, só que sem os problemas citados. Em 1958, a marca começou a comercializar o policarbonato. Desde então, o produto foi evoluindo e ganhando diversas aplicações.

Hoje em dia, são usados em projetos de prefeituras, como em pontos de ônibus e metrô, por exemplo. Também são encontradas em projetos de casas, condomínios e estádios de futebol, jardins, em pergolados, áreas gourmets, corredores, terraços e diversos outros espaços.

Também é um produto forte no segmento automotivo e industrial, usado em telas de proteção e até mesmo nas janelas dos automóveis. Como mencionamos, é um produto extremamente versátil, podendo ser ótimos substitutos para portas, divisórias de ambientes, toldos, coberturas e outras soluções. 

Entre os principais benefícios deste material estão a resistência, baixa absorção a umidade, é econômico, proporciona conforto térmico e acústico aos ambientes, é resistente à chamas em casos de incêndios, tem alta durabilidade (cerca de 5 anos) e ótima qualidade estética.

Outra característica muito interessante é: este material não exige muitas manutenções. Continue acompanhando e conheça as diferenças entre os tipos de policarbonato para entender qual é o melhor para o seu projeto. 

Policarbonato compacto e alveolar: quais as diferenças?

Esses dois modelos são os mais conhecidos de policarbonato – embora não sejam os únicos. O policarbonato compacto é o mais nobre encontrado no mercado.  É um produto leve, resistente e com ótima qualidade óptica. 

Este material é o que mais substitui o vidro, pois proporciona uma alta iluminação natural. São utilizados em coberturas, piscinas, clarabóias, displays, domus, no enclausuramento e proteção de máquinas, escudos anti-tumulto, viseiras de capacete e muito mais. 

Já o policarbonato alveolar tem cavidades ocas, o que o torna a opção mais leve deste material. É resistente, tem tratamento UV para garantir maior vida útil e proporciona boa luminosidade aos ambientes. 

O seu benefício mais atraente é a economia. A chapa de policarbonato alveolar é a mais acessível do mercado e pode ser usada em diversos tipos de projetos, como em divisórias, domus, estufas, fechamentos verticais, forros, gazebos, jardim de inverno, passarelas, pergolados e toldos.

Ambas as alternativas são boas, mas elas apresentam algumas características diferentes. Por isso, a escolha de qual material usar deve seguir as prioridades e necessidades de cada projeto.

Embora estes sejam os mais conhecidos, ainda há outros modelos de policarbonato. Confira!

Policarbonato corrugado e prismático

Na Actos, oferecemos mais dois tipos de policarbonato, que é o corrugado e o prismático. Estes modelos são menos conhecidos no mercado, mas igualmente vantajosos para determinados projetos.

As chapas de policarbonato corrugado são mais finas que os demais tipos e seu principal diferencial é o apelo visual. A beleza desse material é indiscutível e por ser mais fino, também tem um ótimo custo-benefício.

Essas chapas contam com tratamento UV em uma das faces, tem alta durabilidade e podem ser usadas em gazebos, garagens, jardins internos, toldos, pergolados, estufas e muito mais.

Já o policarbonato prismático conta com prismas em um dos lados da chapa. Com essa característica, esse tipo de chapa  é excelente para projetos que têm como prioridade transmitir e difundir a luz – é o melhor material para aproveitar a luz natural!

Também é leve, resistente a intempéries e com excelente qualidade estética. É utilizado principalmente em coberturas e domus. 

Chapas de policarbonato estão na Actos

A Actos é referência na distribuição e comercialização de chapas termoplásticas no Brasil. Oferecemos os mais diversos modelos de policarbonato para nossos clientes, incluindo as telhas desse material.

Compre com a gente. Contamos com entrega rápida, segura e um excelente atendimento para tirar suas dúvidas. Acesse nosso site ou entre em contato agora mesmo!

Sem Comentários

Deixe um Comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked