ACM ou PVC qual a melhor alternativa para comunicação visual

Diferenças entre ACM e PVC para projetos de comunicação visual

Comunicação visual é um fator essencial para as marcas atualmente, independentemente do seu porte ou setor de atuação. Por meio dela, as empresas conseguem se destacar entre a concorrência e se comunicar com seu público. 

Trata-se de todo tipo de comunicação que usa elementos visuais como forma de linguagem, como os desenhos, imagens, gráficos, vídeos, fotos, entre outros. É uma área muito ligada ao marketing, usada para gerar sensações e passar diversas mensagens aos consumidores.

Os métodos de comunicação visual são usados ​​para complementar ou substituir outros meios, como a fala ou a escrita. Afinal, uma imagem diz mais que mil palavras, não é mesmo?

Esse ditado é extremamente verdadeiro, dado que captamos a mensagem de imagens muito mais rápido que lendo ou escutando algo. O fato é que, ao pensar em colocar essa estratégia em prática, muitos empreendedores se deparam com uma infinidade de materiais.

Seja para fazer fachadas, letreiros, itens de PDV, decorativos ou qualquer outro projeto de comunicação visual, as pessoas precisam escolher entre diversos tipos de materiais.

O problema é que essa escolha impacta diretamente nos resultados, durabilidade e manutenção com os produtos. Ou seja, é muito importante, o que gera ainda mais dúvidas para os empreendedores.

Percebemos que entre as principais questões nesse sentido está a diferença entre o ACM e o PVC para produtos de comunicação visual. Qual escolher? Já adiantamos que estes são materiais completamente diferentes, por isso, são usados em itens distintos.

Então, há uma opção mais vantajosa para cada tipo de projeto. Mas, para que todos entendam, é necessária uma explicação mais aprofundada e detalhada. Por isso, hoje explicaremos o que é PVC e ACM.

Além disso, abordaremos as diferenças entre esses materiais e quais as aplicações de cada um para que você consiga identificar qual a melhor opção para a sua necessidade.

Acompanhe.

Comunicação visual: PVC ou ACM, qual a melhor alternativa?

A comunicação evoluiu muito nos últimos anos e grandes esforços da tecnologia foram direcionados para encontrar produtos resistentes, duráveis e com boa qualidade estética.

Com isso, o PVC e ACM se destacaram neste segmento. Ambas são alternativas vantajosas para projetos de comunicação visual, ainda mais tendo em vista que essa estratégia é muito ampla.

A melhor maneira de explicar as especificações de cada material e suas aplicações é abordando, em detalhes, a composição e características de cada um deles separadamente. Veja.

O que é ACM?

O ACM, do inglês  Aluminum Composite Material (Alumínio Composto) é um revestimento de alta resistência, composto por duas chapas de alumínio e um núcleo de polietileno.

É fabricado com a colagem de finas películas de alumínio em volta do núcleo termoplástico, o qual é feito de polietileno expandido. O ACM é um dos materiais mais conhecidos da família dos plásticos e pode ser usado nos mais diversos segmentos, em especial o de comunicação visual.

Este produto tem alta qualidade, resistência e durabilidade – pode durar anos e anos perfeitamente, com a mesma beleza de quando foi fabricado. O ACM ainda apresenta excelente condutibilidade térmica, estabilidade de cor excelente e é resistente à oxidação.

Leveza, maleabilidade, facilidade de montagem e exigência de poucas manutenções são outros pontos positivos do material. Além de tudo isso, o ACM aceita diferentes métodos de acabamento e pintura.

Por isso, é possível vê-los imitando madeiras, de diferentes cores, texturas, pode ser fosco, brilhoso, e muito mais. Tudo isso por um excelente custo-benefício.  Por fim, este material pode ser usado em fachadas, adesivos, revestimentos, toldos e em outros produtos de comunicação visual.

Agora, vamos conhecer mais o PVC.

PVC: o que é e como é usado?

PVC, é a sigla usada para policloreto de vinila, um polímero de adição, produzido a partir da reação de polimerização de cloretos de vinila (cloroeteno). Este material é o segundo mais consumido no mundo.

Existem dois tipos de PVC no mercado, o expandido e o rígido. Eles apresentam características diferentes, então, o mais utilizado para a área de comunicação visual é o PVC expandido, por uma série de motivos. 

Dentre suas principais características, as mais importantes são: o PVC desse tipo é atóxico, inerte, seguro, leve, sólido, impermeável, não propaga chamas, é produzido com baixo consumo de energia, tem excelente durabilidade, é reciclável, resistente a ação de fungos, bactérias, insetos e roedores.

O PVC apresenta alta resistência a choques, a maioria dos reagentes químicos e as principais intempéries. É um isolante térmico, elétrico, acústico e também é impermeável a gases e líquidos. 

Geralmente, este material não tem acabamento de fábrica. Portanto, necessita de diferentes técnicas de pinturas à parte. É mais barato que a alternativa anterior, mas é menos utilizado por este mercado.

Também pode ser aplicado em fachadas, porém, é mais conhecido na produção de letras caixa e letreiros – os quais compõem as fachadas e outras campanhas de comunicação visual.

Ambas são vantajosas para comunicação visual, compre com a Actos!

Viu? Ambas as alternativas são benéficas e trazem vantagens para projetos de comunicação visual. A escolha, como mencionamos, deve seguir as necessidades e preferências de cada cliente.

Para ajudar, disponibilizamos nosso atendimento para tirar todas as dúvidas e ajudar a chegar em uma decisão mais assertiva. Somos referência nacional de qualidade e confiança na comercialização de chapas termoplásticas e outros materiais.

Por isso, conte com a Actos!

Sem Comentários

Deixe um Comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked