Chapas de Policarbonato e suas Aplicações.

Chapas de Policarbonato e suas Aplicações.

Conheça mais sobre policarbonato neste post e entenda seus benefícios!

O Policarbonato pode ser encontrado sob diversas espessuras e formas; Policarbonato Alveolar (Twall), Policarbonato Compacto, Policarbonato Corrugado (telhas).

As placas ou chapas de policarbonato, usam o material obtido através da reação entre o bisfenol A (ou difenilol propano) e o gás fosgênio.

Este tipo de polímero (plástico) apresenta como característica principal a alta transparência, mesmo em espessuras consideráveis. Mas o policarbonato não se limita apenas a uma única característica, apresentando várias outras, fazendo dele um material de alto interesse comercial.

Principais vantagens do policarbonato:

  • Alta resistência ao impacto
  • Alta resistência térmica
  • Boa retardância à chama
  • Excelentes propriedades elétricas
  • Bom isolante de alta frequência à temperatura ambiente
  • Impedem a passagem das radiações UV
  • São 250 vezes mais resistentes que o vidro comum.

Por isso é um material muito usado para fazer chapa de policarbonato. Com todas estas atribuições, a arquitetura e a engenharia civil tem grande interesse sobre este material que, na forma de chapas e telhas, são utilizados geralmente em locais onde existe a necessidade do aproveitamento da luz natural.

O Aviva Stadium é um estádio de futebol localizado na cidade de Dublin, sua cobertura é toda em policarbonato.

Chapas de Policarbonato

O policarbonato é um material muito versátil, transparente e resistente que cotidianamente manuseamos em uma infinidade de objetos e nem percebemos, por exemplo os CDs, lentes dos óculos, faróis automotivos, telhas e na forma de placas. Na forma de chapas, encontramos as chapas de policarbonato compacto e as chapas de policarbonato alveolar.

As placas de policarbonato compacto é uma chapa termoplástica maciça de alta resistência ao impacto e qualidade óptica, fazendo com que este material seja um dos mais vendidos no mercado. São mais leves que o vidro e podem ser usinadas com facilidade.

A aplicação da chapa de policarbonato compacto é mais acentuada na construção civil, em coberturas que necessitam de iluminação natural. Podem receber tratamento UV em uma ou nas duas das faces e serem aplicadas em toldos, fechamentos em geral, fechamentos laterais e muitas outras aplicações. São disponibilizadas nas cores azul, cristal, branco, bronze fumê, verde, cinza refletivo e infrared.

Já as chapas de policarbonato alveolar possuem cavidades ocas que reduzem consideravelmente seu peso, e desta forma, são mais leves que as chapas compactas. Os alvéolos atuam como isolantes térmicos e possuem uma aparência semelhante ao vidro canelado.

Também podem receber camada de proteção UV em uma das faces para serem aplicados em coberturas em geral, claraboias, divisórias, estufas, gazebos, pergolados e outras aplicações da engenharia civil. A placa de policarbonato alveolar oferece ótima transmissão de luz, alta resistência ao impacto, permite curvatura a frio (somente sentido longitudinal), resistente à faixa de temperatura entre -30°C e +120°C, é auto extinguível (não propaga chamas), é de rápida instalação e favorece a economia na estrutura.

Bom, agora que conheceu um pouco mais do que é policarbonato, acesse nosso site e conheça nossas soluções em policarbonato.

1 Comentário

José Serapião Neto

sobre10 meses ago

desejo saber se a chapa de policarbonato alveolar se expande nos dois sentidos ou só no sentido longitudinal?

Responder

Deixe um Comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked