O que é ACM? Quais as vantagens e aplicações desse material?

O alumínio composto, mais conhecido como ACM, é um dos materiais mais utilizados em diversos segmentos do mercado, em especial, para produções de comunicação visual.

É um revestimento de alta resistência composto por duas chapas de alumínio sob tensão e uma de polietileno de baixa intensidade em seu núcleo, conhecido por ser leve, bonito e apresentar inúmeras vantagens aos projetos.

Podemos não perceber, no entanto, temos contato com este material todos os dias. Inclusive, podemos garantir que é praticamente impossível não vermos nada produzido por ACM atualmente, especialmente porque a grande maioria dos estabelecimentos bem sucedidos têm fachadas feitas por este material.

Bancos, farmácias, concessionárias de veículos e famosas redes de fast food, por exemplo, utilizam as fachadas de ACM. Talvez seja por isso que esses estabelecimentos chamem tanto a nossa atenção.

Mas, afinal, o que é o ACM? Como é feito e quais suas aplicações?  Embora seja um material conhecido, devemos aprofundar nosso conhecimento sobre o assunto antes de realizar qualquer projeto.

Assim será possível compreender como usá-lo da melhor forma, quais os cuidados necessários para mantê-lo bonito por mais tempo, quanto é sua vida útil e muitas outras informações importantes.

Se você quer saber essas e outras informações sobre o ACM, acompanhe este conteúdo, porque está recheado de detalhes importantes sobre este material!

ACM: tudo sobre este material

O básico da composição do ACM você já sabe. Mesmo assim, é importante compreender alguns outros detalhes – dado que a grande maioria dos benefícios desse material são decorrentes do tratamento que recebe. 

Então, o ACM é um revestimento em alumínio pintado ou anodizado – um processo em que as chapas são imersas em um banho eletrolítico. 

Além disso, suas duas chapas de alumínio e o núcleo termoplástico de polietileno de baixa densidade são colados por meio de um procedimento sofisticado que envolve adesivos químicos a altas temperaturas.

O resultado desses procedimentos é um material com excelente uniformidade, resistência e qualidade estética.  É dobrável, flexível, resistente, conta com fácil limpeza e manipulação. 

O ACM pode durar até 5 anos, já que não sofre facilmente desgastes com o tempo. Sendo assim, é uma opção que se destaca no mercado, muito melhor do que outros materiais disponíveis.

É de imaginar que tenha diversas aplicações, o que é verdade. Você pode usá-lo em varandas, túneis, fachadas comerciais, painéis publicitários, coberturas, em recepções, pilares, marquise, tótens, logotipo, testeiras, itens de PDV e muito mais. 

Fora seus próprios atributos, o ACM também pode receber LED, texturas e formatos diversos. É um material que se adapta facilmente às necessidades de cada projeto. Inclusive, o ACM se tornou um queridinho dos designers de interiores.

Isso porque ele está sendo aplicado em inúmeros projetos de lojas e restaurantes modernos, para trazer um ar de novidade, pontos de cor e outras texturas para a decoração dos ambientes. 

É um material que permite personalização

O ACM é feito com lâminas de alumínio de diferentes espessuras de acordo com cada projeto (assim como os métodos de acabamento, pintura e modelagens). Além disso, é possível personalizá-los de artes e layouts exclusivos, com formas e medidas únicas. 

Sendo assim, é uma ótima alternativa para empresas e projetos comerciais que precisam realizar fachadas. 

Essa condição personalizável do material é um grande diferencial, porque o qualifica como uma das melhores soluções para criação de revestimento para fachadas comerciais e residenciais – além de outros itens de comunicação visual, produtos de PDV, placas de sinalização e projetos especiais. 

Outro ponto importante é a manutenção desses materiais. É prática, rápida e pouco custosa.

Entenda como funciona esse outro grande diferencial do ACM.

Como a manutenção do ACM é feita

Como dissemos, o ACM é um material resistente. Por este motivo, dificilmente quebrará ou precisará de consertos. 

O único cuidado relacionado a ações preventivas que as pessoas devem ter é a limpeza, que é super simples de fazer.

Essa limpeza pode ser feita com água e sabão neutro. Será preciso molhar o material e depois aplicar essa mistura em movimentos circulares com buchas ou  esfregões macios. 

Depois é só deixar o material secar com o tempo. Se for necessário remover algum resíduo mais difícil, o mais indicado é utilizar o álcool isopropílico, que é fácil de ser encontrado.

Ou seja, é uma manutenção simples e fácil, que não exige a contratação de pessoas experientes no assunto – o que sai mais em conta do que a manutenção de outros materiais.

Onde comprar ACM? Na Actos!

Na Actos você encontra esse material e muitos outros. Somos especializados na distribuição de produtos semi-acabados e acabados como chapas termoplásticas de policarbonato compacto, telhas de policarbonato, policarbonato alveolar, acrílico, PVC, PS, entre outros.

Oferecemos a confiança que empresas precisam para comprar materiais exigidos em projetos comerciais e residenciais. Conte com a gente! Entregamos para todo o Brasil de forma rápida, segura e confiável.

Nosso atendimento é formado por profissionais especializados para que todos sintam-se à vontade em contatar nossa equipe para tirar suas dúvidas e encontrem as soluções que precisam.

Sem Comentários

Deixe um Comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked