Written by 10:00 am Arquitetura & Construção Civil

Placa de PVC é um dos materiais mais usados do mundo: entenda como usar nos seus projetos residenciais

Placa de PVC: entenda como usar nos seus projetos

O PVC é um dos materiais mais conhecidos e falados do mercado. No entanto, muitos não sabem o que é este componente, quais suas características e onde podem ser usados com segurança. 

Por isso, criamos este conteúdo para explicar estas e outras informações importantes sobre este material. O PVC, portanto, é a sigla usada para policloreto de vinila, um polímero de adição.

Este material é o resultado da reação de polimerização de cloretos de vinila (cloroeteno). O que isso quer dizer? Como na maioria dos outros polímeros de adição, a formação do PVC se dá pelo rompimento da ligação dupla entre os carbonos que permite a formação de ligações simples entre as moléculas do cloreto de vinila.

Embora a sua composição pareça complexa e técnica, o importante é que as placas de PVC são um grande sucesso mundial, o segundo termoplástico mais consumido no mundo inteiro – basicamente, são produzidas cerca de 25 milhões de toneladas por ano deste material.

Isso porque o PVC apresenta inúmeras vantagens para os mais variados segmentos da economia, tanto um alto potencial econômico no mundo. Deste modo, a demanda por este material é grande e tende a crescer mais a cada descoberta.

De tempos em tempos surgem novas utilidades para ele, o que é ótimo, pois o material apresenta diversos benefícios e pode ser 100% reciclado, se tornando uma opção mais ecologicamente correta. 

Saiba mais sobre o PVC!

Principais características e benefícios

A chapa de PVC é um produto diferenciado, mais qualificado que a grande maioria dos outros materiais disponíveis no mercado. Por isso, inclusive, ele substitui a borracha, alumínio,  cobre, alvenaria, cerâmica, vidro,  madeira e mais.

O que muitos não sabem é que existem dois tipos de PVC, o expandido e o rígido. O primeiro é um material leve, utilizado, principalmente, no segmento de comunicação visual devido a sua facilidade em ser pintado.

Já o PVC rígido é indicado para projetos que exigem maior resistência do material. De qualquer forma, ambas as alternativas são vantajosas e de alta qualidade. 

Dentre suas principais características, o PVC é atóxico, inerte, seguro, sólido, impermeável, não propaga chamas, produzido com baixo consumo de energia, entre outros fatores que os tornam a melhor alternativa do mercado.

Este material oferece inúmeras vantagens, um dos conhecimentos mais importantes para aqueles que desejam utilizá-los em seus projetos. Por exemplo: o material tem excelente durabilidade, é reciclável, resistente a ação de fungos, bactérias, insetos e roedores.

Também apresenta alta resistência a choques, a maioria dos reagentes químicos e as principais intempéries, como a ação do clima – fundamental em aplicações externas.

Outro ponto positivo é que o PVC é um bom isolante térmico, elétrico e acústico. Sendo assim, caso ele seja utilizado em forros, por exemplo, o ambiente não ficará muito quente ou frio, não sofrerá com barulhos externos, entre outras vantagens – como, por exemplo, ser impermeável a gases e líquidos. 

Não dá para negar que estes benefícios são incríveis, no entanto, o ponto positivo que mais se destaca é sua versatilidade.

O PVC pode ser usado nos mais diversos segmentos (como na produção de fraldas para bebês, na produção de calçados, mangueiras, guarda-chuvas, cortinas e toalhas de mesa, até em cabos elétricos, no ramo alimentício, nas indústrias, estofamento de automóveis e muito mais). 

Porém, por volta de 70% do uso do PVC do mundo é voltado aos segmentos de arquitetura e construção civil. Em obras, este material já é bastante conhecido, nas tubulações de água, esgoto e outros.

E na arquitetura? Você sabe como usá-lo nos seus projetos, em especial, nos residenciais? Entenda!

PVC em projetos residenciais: saiba mais!

Como mencionamos, o PVC pode ser usado nos mais diferentes projetos do mercado, mas é um grande destaque na área da arquitetura e design de interiores, o que intriga muitas pessoas que estão acostumados a ouvir sobre este material dentre das paredes ou fabricação de produtos.

No Brasil, o PVC vem se tornando uma das melhores opções para projetos residenciais, destacando uma forte tendência de modernização da construção civil no país.

O PVC ocupa cada vez mais os espaços nobres dos ambientes, como nas portas, janelas, esquadrias, divisórias, itens decorativos, móveis, perfis, revestimentos, pisos, forros, papéis de parede, sidings, decks, lambris, entre outros.

O motivo para tanta versatilidade nos projetos residenciais é simples: o PVC atende às exigências técnicas e estéticas de projetos contemporâneos, modernos e bonitos.

São excelentes para reformas, restauração e até reposição de peças em edifícios do patrimônio histórico, por exemplo. O potencial do PVC é enorme e tende a aumentar mais a cada dia!

PVC é na Actos

Se está convencido de que o PVC é o material ideal para seus projetos, então procure por empresas que o comercializam com qualidade e confiança. Somente assim, terá a garantia de todos os benefícios citados.

Uma ótima opção é a Actos, uma empresa tradicional, referência nacional neste segmento. Comercializamos PVC de alta qualidade, tanto o expandido como o PVC rígido.

Saiba mais a diferença entre eles em nosso site e blog. Enviamos para todo Brasil com a confiança, entrega rápida e segura que seus projetos precisam. Entre em contato!

Se quiser saber mais sobre o material, nosso blog está recheado de conteúdos sobre o PVC. Acesse agora mesmo!

Close