Written by 7:22 pm Arquitetura & Construção Civil, Comunicação Visual, Indústria

Chapas Termoplásticas, suas características e os tipos de aplicações

Chapas Termoplásticas, suas características e os tipos de aplicações

Para diversos tipos de aplicações e para o uso industrial na fabricação de muitos produtos, os termoplásticos são úteis desde a fabricação de simples bolsas de praia até materiais resistentes para a construção civil e além disso é um material que pode ser reciclado. Sustentabilidade é o primeiro grande benefício das chapas termoplásticas.

As chapas termoplásticas são feitas de um tipo de plástico cuja estrutura mais rígida possibilita a fabricação de variados tipos de produtos. São versáteis, leves, garantem resistência e facilidade no manuseio.

Existem diferentes tipos de termoplásticos e todos com características bem distintas que se diferenciam em razão da cor, densidade e textura, porém essas diferenças acontecem após passarem pelos processos industriais de transformação do produto uma vez que os polímeros termoplásticos partem sempre do mesmo princípio em sua composição inicial.

Produzidas com polímero artificial que requer tecnologia sofisticadas, os termoplásticos ao entrarem em contato com altas temperaturas podem ser moldados com muita facilidade, garantindo a nova forma ao entrar posteriormente em contato com a baixa temperatura.

Conheça abaixo os tipos de chapas termoplásticas:

  • Acrílico – Poli Metil Metacrilato, é um dos termoplásticos mais nobres encontrados no mercado. Pode ser moldado para a fabricação de produtos, mas é também muito utilizado na comunicação visual. Os dois tipos principais são o Cast e o Extrudado, que se diferenciam apenas pelo processo de produção e adquirem características ligeiramente diferentes, sendo o Cast o mais resistente deles.
  • Policarbonato – Desenvolvido através da reação entre o bisfenol e o gás fosgênio, é um material extremamente resistente e é um substituto à altura dos vidros na construção de coberturas residenciais, comerciais e industriais. Oferece ótima transparência, leveza, resistência e flexibilidade para atender a variados projetos. Disponível nas opções de Policarbonato Alveolar, Compacto e Corrugado.
  • Polietileno – Disponível em cinco tipos e variações: Alta densidade (PEAD), Baixa Densidade (PEBD), Linear de Baixa densidade (PELBD), Ultra alto peso molecular (PEUAPM) e Ultra baixa densidade (PEUBD). É um material resistente ao impacto, oferece alta flexibilidade e estabilidade térmica. É muito utilizado na fabricação de embalagens flexíveis como filmes laminados, embalagens para produtos farmacêuticos, entre outros, mas também é um material que está presente na fabricação de brinquedos, utensílios domésticos, fraldas descartáveis e mais uma infinidade de produtos.
  • Poliestireno – Um termoplástico de alta rigidez e transparência que se assemelha ao vidro, o poliestireno tem a vantagem de ser muito mais leve. Conhecido por PS, é encontrado nas opções de PSAI (poliestireno de alto impacto) que é muito utilizado na área da comunicação visual, é opaco e pode ser produzido em cores diferentes sem a necessidade de acabamentos posteriores, e o PS (poliestireno standard) que é mais frágil ao impacto e está disponível nas versões cristal, leitoso e martelado, oferece preço muito acessível e é muito utilizado em ações promocionais e até mesmo para forros de elevadores e para substituir o acrílico leitoso.
  • Polipropileno – O PP como é popularmente conhecido, possui baixa densidade, mas por outro lado é que possibilita a fabricação de peças com dobras e pode ser trabalhado em diferentes formas através de injeção, extrusão e termoformagem. É atóxico, oferece fácil moldagem e coloração e baixa absorção de umidade. Suas aplicações são muito variadas, mas alguns exemplos são a fabricação de tanques, brinquedos, caixas para bebidas, embalagens para alimentos e cosméticos, tampas para frascos, estojos para óculos e muito mais.
  • PVC – Um material originário do petróleo, possui alto teor de cloro e ao contrário do que se acredita, é o material com menor risco de incêndio. Muito utilizado em sinalizações, inclusive de rota de fuga, mas também é o material que fabrica tubos, forros, capas para celulares, calçados, cartões e muitos outros produtos. É atóxico, o que permite ser aplicado em produtos médico hospitalares, embalagens de alimentos e brinquedos. Disponível nas opções de PVC semi-rígido e PVC expandido, sendo este segundo muito utilizado na área da comunicação visual e arquitetura.

Na Actos você encontra uma linha completa de materiais termoplásticos e em caso de dúvidas vamos lhe apresentar a melhor opção para as suas necessidades. Somos uma empresa Certificada pela ISO 9001 e oferecemos produtos de qualidade com atendimento personalizado.

Tags:, , , Last modified: 4 de abril de 2023
Close