Chapas de PVC semi rígidas ou PVC expandido? Entenda a diferença entre esses produtos!

O policloreto de vinila, popularmente conhecido como PVC é um dos polímeros sintéticos mais produzidos no mundo todo. Esse material tem diversos benefícios e é bastante conhecido por diversas áreas comerciais. 

O PVC tem vasta possibilidade de aplicações em diversos segmentos, como na construção civil, moda, medicina, design de interiores, entre outros.  Esse material está mais presente no nosso dia a dia do que podemos imaginar. 

Pisos, calçados, mangueiras, fitas, tubulação, cadeiras, entre outros itens são produzidos com esse material e fazem parte da nossa rotina. Mas, o que é PVC? Esse material é composto por  cloro obtido por meio da eletrólise do sal marinho (um recurso natural inesgotável) e de eteno, derivado do petróleo. 

O pvc é durável, reciclável, produzido com pouco uso de energia, resistente a ação de fungos, bactérias, insetos e roedores, choques e a maioria dos reagentes químicos. É um bom isolante térmico, elétrico e acústico, impermeável a gases e líquidos, entre outros diferenciais desse material.

Quando o assunto é esse material, sempre surgem dúvidas sobre PVC semi rígido e expandido, dado que essas são duas categorias de PVC disponíveis no mercado.

A questão que sempre aparece é: esses dois tipos de PVC podem ser usados para o mesmo fim? É isso que abordaremos ao longo deste conteúdo. Mas, já adiantamos que esses materiais não são a mesma coisa. Acompanhe!

Qual a diferença entre as chapas de PVC semi rígidas e o PVC expandido?

Ambas são formadas pelo menos material, mas contam com características e diferenciais diferentes. O PVC semi rígido é uma mistura  do material rígido (utilizado em tubulações e peças técnicas) e o flexível (utilizado em cortinas frigoríficas e toalhas de mesa). 

Esse material tem como principais aplicações o uso em embalagens, impressão gráfica ou serigrafia, no segmento de displays e expositores de PDV, tags e etiquetas impressas offset, mousepads, sinalização interna, porta-etiquetas e porta-preços e formas e bandejas termoformadas.

A principal característica do PVC semirrígido é que este material conta com um excelente acabamento, tem fácil processo de termoformagem, tem uma espessura fina e molda-se em baixa temperatura.

Tudo isso permite que o PVC alcance moldes e formatos complexos e detalhados. Outro diferencial desse material é que ele é pintado facilmente, por isso, inclusive, é muito usado nos segmentos citados.

A impressão em chapas de PVC semirrígido é feita com tintas à base de solvente pelo processo de serigrafia, impressão UV direta na chapa ou offset. É possível encontrar o PVC semi rígido fosco ou brilhoso.

O material fosco costuma ter melhor aderência, sendo o mais escolhido entre as duas opções.

PVC Expandido

O material PVC semirrígido tem diversos benefícios para suas finalidades. Já o PVC Expandido é um material feito dos mesmos “ingredientes”, mas apresentam formatos e vantagens para outros tipos de serviços e produtos.

A chapa de PVC é ideal para a comunicação visual interna e externa, pois é leve, bonita e resistente a intempéries. É possível fazer placas de sinalização, displays, painéis e outros. 

Também é um material fácil de usar e tem uma função sensacional de isolante térmico e acústico. A chapa de PVC expandido não propaga fogo, tem resistência a água e a umidade , tem ótima durabilidade e não precisa de manutenção constante.

Também é um material versátil, já que pode ser serrado, aplainado, lixado, aparafusado, pregado e colado. 

Qual escolher?

Ambas as opções apresentam diversos benefícios, são materiais de qualidade e com alta durabilidade. A escolha de qual usar deve seguir as necessidades de cada projeto, dado que uma é mais resistente do que a outra – especialmente a variação climática. 

O ideal é contar com a ajuda de profissionais para a realização do projeto que tem em mente. Se quiser display, por exemplo, o ideal é procurar pessoas especializadas para indicar o melhor material, qual será o design, pintura, entre outros detalhes. 

Onde achar os tipos de PVC? Tanto o PVC Semi rígido quanto às chapas de PVC expandido são facilmente encontrados no mercado.

Conheça a Actos

Somos uma empresa de confiança, com vasta experiência no segmento de chapas termoplásticas. Na Actos, você encontra os melhores materiais disponíveis no mercado, atuamos na distribuição de produtos semi-acabados e acabados como chapas termoplásticas de policarbonato compacto, telhas de policarbonato, policarbonato alveolar, acrílico, PVC, PS, PSAI, chapas PETG entre outros.

Além de painéis de alumínio (ACM), produtos para comunicação visual como Vinis e Mantas magnéticas, Adesivos 3M, Adesivos industriais e acessórios em geral. 

Todos os produtos comercializados pela Actos são fornecidos por grandes empresas, atendendo às necessidades dos segmentos de Comunicação Visual, Coberturas e Fachadas e Indústrias em Geral. 

Acesse nosso site!

Sem Comentários

Deixe um Comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked