Written by 4:46 pm Arquitetura & Construção Civil

Coberturas com chapas de policarbonato: resistência, iluminação e praticidade. Entenda os benefícios dessa opção!

chapas de policarbonato

Quando o assunto é qual material usar em coberturas, toldos e fechamentos, sempre surgem dúvidas sobre as chapas de policarbonato. Essa matéria está se popularizando no país, se tornando um verdadeiro sucesso no ramo de obras e reformas.

Podem ser usadas em projetos de prefeituras, casas, condomínios e provavelmente, todos já vimos uma chapa de policarbonato, só não sabíamos reconhecê-las. Isso porque, são usadas na cobertura de pontos de  ônibus, estádios de futebol, metrô e diversos outros espaços públicos. 

Mas afinal, o que é esse material? Colocar uma cobertura com chapa de policarbonato no seu projeto tem muitas vantagens. Seja na área gourmet de casa, no condomínio, em corredores, jardins ou qualquer outro ambiente, o policarbonato é o material mais indicado!

O que são chapas de policarbonato

Chapas de policarbonato são placas produzidas a partir de resinas de carbono. Se parecem com as de vidro, embora sejam feitas de materiais diferentes. As chapas de policarbonato fazem parte da família dos plásticos, mas são muito mais resistentes e transparentes do que esses materiais. 

O policarbonato é um dos materiais mais usados no mercado atualmente. Além da ampla gama de possibilidades de onde e como usar, essa matéria tem muitos benefícios. Por isso, faz tanto sucesso no segmento automotivo, industrial e construção civil,  entre outras áreas.

Em projetos de arquitetura em casas e condomínios, por exemplo, é muito comum encontrarmos coberturas de policarbonato. Que nada mais são do que toldos para cobrir áreas externas, como o espaço gourmet, corredores e garagens.

É recomendado, especialmente, para locais que precisam ser cobertos mas exigem luz natural. Afinal, as chapas de policarbonato chegam a 90% de transparência, permitindo alta luminosidade ao ambiente. 

Mas esse é apenas um dos benefícios dessas chapas e desse material, conheça outros!

Quais os principais benefícios das coberturas de policarbonato

Seja em projetos residenciais, comerciais ou industriais, o policarbonato tem muitas vantagens. Usá-los em reformas, obras e construções é uma ótima opção para evitar gastos e ter mais segurança no dia a dia.

Esse material pode ser encontrado em duas formas, em telhas ou chapas. As telhas de policarbonato substituem as de cerâmica, vidro, concreto, pvc. São mais resistentes, fáceis de instalar e não esquentam o ambiente.

Já as chapas de policarbonato transparentes substituem janelas, portas, divisórias de ambientes, toldos, coberturas e muito mais. Além dos benefícios que citaremos, conta com outros grandes diferenciais.

Essa matéria é ecologicamente correta, já que pode ser reciclada, dura mais e proporciona conforto térmico e acústico aos ambientes. Isso é: as coberturas de policarbonato não esquentam os cômodos e também evitam que alguns ruídos incomode as pessoas que ali estão. 

É realmente um material diferenciado, com sucesso merecido no mercado! 

Resistência das chapas de policarbonato

O policarbonato é um material termoplástico. Ou seja, quando exposto a altas temperaturas, ele pode ser facilmente modelado em diferentes formatos. O que possibilita a criação de diversas soluções a partir desse material, como as telhas ou produtos que se encaixem perfeitamente em estruturas. 

Pode ser dobrado, modelado e curvado sem maiores problemas. São muitas possibilidades! Mas outro fator importante é que, com isso, o policarbonato tem alta resistência a temperaturas e a todo tipo de ocorrência. 

Quando comparado ao vidro, por exemplo, esse material é 250 vezes mais resistente. Já com o acrílico, o policarbonato representa 40 vezes mais resistência. E como veremos ao longo do conteúdo, esse fator impacta diretamente nos custos, instalação e manutenção das coberturas. 

Esse é apenas um dos grandes diferenciais desse material!

Transparência

O policarbonato pode chegar a 90% de transparência, muito mais do que os vidros, por exemplo. Com isso, esse material permite que mais luz entre nos ambientes cobertos com polímero.

Por esse motivo, é muito indicado para lugares que precisam ser cobertos – por causa de chuvas, por exemplo – mas que necessitam de bastante luminosidade. 

Embora, consiga deixar o local iluminado, a maioria das chapas de policarbonato é tratada com proteção UV (Ultravioleta) em um ou ambos os lados, a fim de protegê-las da radiação UV em excesso, o que impacta em vários aspectos.

Desde a maior vida útil da cobertura, beleza do material por mais tempo, menos manutenções, entre outros. 

Leveza

As chapas de policarbonato são muito mais leves do que outros materiais. Fator que traz mais benefícios para essas coberturas, como agilidade para a instalação das coberturas, mais segurança ao ambiente, maior possibilidades de locais que permitem o uso desse material, transportes mais eficientes, entre outros.

Material seguro (proteção UV e não espalha chamas)

Esse material tem tecnologias diferenciadas que possibilitam maior proteção contra algumas ocorrências. Como citado, as chapas de policarbonato têm proteção contra os raios UV.

O que garante maior vida útil à cobertura e também evita o desgaste dos móveis causado pelo sol. Além, é claro, de garantir mais proteção para as pessoas que frequentam o local.

Outra questão importante: esse material não propaga chamas em casos de incêndio e os gases gerados são menos tóxicos que os do acrílico, por exemplo. Caso uma emergência aconteça então, os riscos são menores com o policarbonato. 

Economia 

Por que é um material econômico? Pela leveza, resistência e outros benefícios, as chapas de policarbonato são mais fáceis de manusear, transportar e instalar. O que interfere diretamente no custo com a aquisição do material e sua instalação.

Tem alta durabilidade e não exige tantos gastos com manutenções. Ou seja, o custo benefício desses produtos é muito bom, o que atrai clientes, arquitetos e profissionais de construção.

Como é feita a manutenção e instalação de chapas de policarbonato?

Como vimos, o policarbonato proporciona diversos benefícios, além de beleza e sofisticação aos ambientes. A manutenção das chapas de policarbonato é bastante simples – outro ponto positivo!

Basta limpar a cobertura periodicamente para deixar o material bonito, brilhante e proporcioná-lo maior vida útil. Dependendo das condições climáticas em que será instalado, as coberturas podem exigir somente uma ou duas limpezas ao ano. 

É muito resistente, então dificilmente terá que consertar a cobertura. Como instalar? Com profissionais capacitados! O material é excelente e permite uma instalação mais rápida, mas para tantos benefícios, o melhor é contar com profissionais.

Outro fator que impacta nos benefícios das coberturas de policarbonato é a qualidade do material usado. Felizmente, na Actos, encontra-se as matérias mais qualificadas do mercado.

Conheça a Actos

A Actos atua desde 1997 na distribuição de produtos semi-acabados e acabados como chapas termoplásticas de policarbonato compacto, telhas de policarbonato, policarbonato alveolar, entre outros materiais. 

Ou seja, somos referência em qualidade! Todos os produtos comercializados pela Actos são fornecidos por grandes empresas que prezam pela qualidade e pelo bom desempenho acima de tudo. 

Temos estoques regulados para atendimento imediato dos pedidos com entrega rápida. Confira nosso site!

Close