Uma marca sem comunicação visual é vazia e sem valor para consumidores e mercado. Tampouco consegue se destacar entre a concorrência e atrair mais clientes para a empresa. Por isso, é tão importante investir em comunicação visual, independente do setor do negócio. Mas o que é comunicação visual?
Segundo um estudo do SEBRAE-SP, investir em comunicação visual, ou seja, em formas de se comunicar visualmente, com uma boa identidade de marca, faz com que as empresas aumentem as vendas e o faturamento entre 12% e 40%. Então, se você quer trazer mais lucro para a sua empresa, está na hora de saber mais sobre esse assunto!
Significado de comunicação visual
Primeiramente, o que é comunicação visual? É a transmissão de informações, mensagens e ideias por meio de elementos visuais. É uma forma de comunicação externa que busca atrair a atenção, transmitir mensagens e influenciar o comportamento do público-alvo.
Alguns dos elementos-chave da comunicação visual incluem imagens, cores, tipografia, design, gráficos e ilustrações. Essas ferramentas são amplamente utilizadas em design gráfico, publicidade, branding, embalagens de produtos, fachadas de lojas e muitos outros contextos.
Empreendedores de comércios físicos, então, precisam investir na comunicação visual de seus estabelecimentos para ter mais sucesso. Mas isso deve ser feito com os melhores materiais do mercado, de forma estratégica e com excelente apelo visual.
3 vantagens de investir em comunicação visual
Como a comunicação visual para empresas pode ser aplicada e qual a melhor forma de realização? Especialistas da área indicam que, em lojas físicas, as empresas devem começar pela fachada do comércio. Por meio dela, você transmite o que sua loja vende e chama atenção dos consumidores, entre outras vantagens:
1. Se destacar em meio à concorrência
No comércio da maioria das cidades, e em diferentes setores, a concorrência é enorme. Imagine uma rua cheia de lojas e empresas; nela, o seu comércio é o único com uma fachada bonita e colorida. Qual chamará mais atenção do consumidor? A sua, com toda a certeza.
Por isso, entender o que é comunicação visual é fundamental para se destacar e atrair novos clientes. Afinal, as pessoas costumam entrar em lojas e adquirir produtos de empresas com que mais se identificam. Saber se comunicar com as pessoas é uma forma de atraí-las para vender o seu produto ou serviço.
2. Despertar a atenção do consumidor
A comunicação visual serve para despertar a atenção do consumidor de diversas formas. Ela também existe para lembrar o cliente de que ele está precisando de algo que a sua marca tem a oferecer.
Muitas vezes nos deparamos com fachadas de lojas elegantes e informativas e nos lembramos da necessidade ou desejo de comprar algo. A comunicação é importante nesses casos, influenciando, através do visual, os consumidores a adquirirem algo.
3. Gerar impacto visual
Ao entender o que é comunicação visual, percebemos que um bom projeto causa impacto no público, o qual se lembrará diariamente da empresa ao ver logos, cores e desenhos. O McDonald’s, por exemplo, é lembrado pelas cores amarelo e vermelho ou, é claro, pelo grande M amarelo.
A comunicação visual pode ser feita em fachadas e vitrines, por exemplo. Uma das formas de causar impacto visual é desenvolver uma fachada atraente, com uma linda vitrine de lojas e o letreiro da empresa. Em lojas físicas, é a melhor forma de atrair as pessoas que estão passando.
Melhores materiais para fachadas
Os materiais mais populares para fachadas comerciais modernas são o ACM, o acrílico e o PVC expandido. A escolha entre os três para uma fachada dependerá das necessidades específicas do projeto, como estilo desejado, orçamento e outros fatores. Confira:
ACM (Alumínio Composto)
Um dos materiais para fachada comercial é o ACM. Trata-se de um material resistente, leve, fácil de instalar, simples de manter e extremamente bonito. No ACM, também conhecido como material alumínio composto, as cores ficam nítidas, vibrantes e impecáveis.
O ACM é resistente a condições climáticas adversas, corrosão e desbotamento. Ainda, pode ser facilmente moldado e cortado em diferentes formas e tamanhos, tornando-o ideal para projetos criativos de comunicação visual.
Acrílico
O acrílico também é amplamente utilizado em aplicações de fachada. Suas principais características incluem transparência, leveza, resistência, versatilidade e variedade de cores.
O acrílico é conhecido por sua transparência e clareza, que permite a passagem da luz de forma eficaz. É mais leve que o vidro, o que facilita seu transporte e instalação. Também é durável e resiste bem à exposição a condições climáticas adversas, desde que seja devidamente protegido contra raios UV.
PVC expandido
Por fim, o PVC expandido é um material de construção leve muito utilizado em aplicações de fachadas. Isso se deve a características como isolamento térmico, resistência a intempéries e fácil manutenção.
O PVC expandido possui propriedades de isolamento térmico e é resistente a condições climáticas adversas, tornando-o uma escolha adequada para ambientes externos. Ainda, pode ser cortado, perfurado e moldado de várias maneiras, além de ser muito fácil de limpar.
Como montar uma fachada comercial lucrativa
Para montar uma fachada comercial que atraia consumidores e aumente o faturamento, é essencial contratar designers especializados para criar a arte visual. Além disso, a instalação deve ser feita por profissionais especializados.
Coloque o logo da marca, cores e elementos que representam a empresa e a mensagem que deseja transmitir. Não exagere na dose, as fachadas precisam ser clean, bonitas e chamativas – sem poluição visual e sem burlar nenhuma legislação local.
Comunicação visual é com a Actos
Agora que você sabe o que é comunicação visual, priorize esse tópico na sua empresa e tenha resultados surpreendentes. Comece pela fachada, mas adote essa estratégia em todas as áreas do negócio.
Na Actos, você encontra chapas de ACM, acrílico e PVC expandido impecáveis, com ótima durabilidade e resistência, tudo que as empresas precisam para criar fachadas incríveis. Entre em contato e peça um orçamento.