Written by 10:00 am Arquitetura & Construção Civil

ACM: Este material exige manutenções constantes? Entenda!

manutenção de limpeza do acm

O ACM está em alta no mercado, sendo amplamente utilizado no segmento de comunicação visual. Pode não ser um material muito conhecido pelo nome, mas é muito popular pelo seu acabamento, qualidade estética e facilidade de manutenção.

É, de fato, um material inovador que está se consolidando como a melhor alternativa para projetos de comunicação visual, especialmente para a criação de fachadas imponentes e bem elaboradas de estabelecimentos comerciais (ou até mesmo residenciais).

Esse revestimento pode ser usado de inúmeras formas além das fachadas de estabelecimentos, como em: recepções, postos de gasolina, em campanhas de PDV, sinalizadores e outros.

O sucesso desse material pode ser explicado por diversos fatores, os quais vamos conhecer em detalhes a seguir. No entanto, o principal é a facilidade de manutenção. Essa é uma preocupação comum, dado que muitas vezes não temos tempo e recursos suficientes para manter materiais que exigem manutenções constantes.

A praticidade é uma prioridade atualmente. Sendo assim, uma das dúvidas mais frequentes sobre ACM é: esse material exige manutenções constantes? 

A resposta é simples, clara e objetiva: não. 

O ACM exige cuidados básicos, fáceis de serem feitos e muito práticos. Confira quais são as manutenções necessárias e outros fatores importantes sobre esse material.

O que é ACM? Qual sua composição e benefícios? Esclarecemos tudo isso e muito mais ao longo deste conteúdo!

ACM: o que é e quais são as manutenções necessárias

Material Composto de Alumínio (Aluminum Composite Material), mais conhecido pelo acrônimo ACM, é amplamente conhecido por seus benefícios e aplicações. Sua composição é diferenciada de tudo que há no mercado, por isso tem grande destaque na produção de fachadas, marquises, coberturas, PDV, entre outros produtos.

O material é composto por duas chapas externas de alumínio tratadas e uma chapa de polietileno no meio. Em sua composição há um núcleo termoplástico de pouca densidade e grande nível de qualidade – o que oferece diversos diferenciais para o ACM. 

O conjunto de todos esses fatores gera um material de chapa leve, durável, forte e altamente resistente. Além de ter excelente uniformidade, beleza e maleabilidade. Isto é, por serem termoplásticos (maleáveis quando expostos a altas temperaturas e rígidas quando estão em baixas temperaturas), podem ser dobrados ou curvados.

Sendo assim, o ACM pode ser produzido em vários formatos, ampliando a suas alternativas de aplicações. Podem ter elementos cilíndricos, de formas geométricas variadas ou planas, por exemplo.

As chapas de ACM podem ter espessuras variadas de acordo com cada projeto, o que impacta nos indícios de conforto térmico e sonoro do local. Além disso, elas podem ter acabamentos e pinturas diferentes, imitando madeira, metal e cores variadas.

Todas essas vantagens tornam a chapa de ACM um dos materiais mais utilizados no mundo. Outro ponto super importante é a manutenção do material, que é simples, rápida e prática. Saiba quais os cuidados necessários!

O ACM exige manutenções?

Um dos pontos mais considerados na hora de selecionar o material utilizado nos projetos é a manutenção. 

As pessoas preferem aqueles que não dão trabalho no dia a dia e tampouco exigem a contratação de profissionais capacitados para manutenções constantes. 

Suas características também são responsáveis pela grande procura no mercado, especialmente para a produção de fachadas, itens de PDV, coberturas e outros produtos que ficam expostos ao público e precisam estar sempre bonitos (afinal, uma fachada feia, quebrada ou danificada não atrai cliente nenhum para o comércio – pelo contrário, só afasta). 

O ACM, portanto, é a alternativa mais indicada, dado que exige apenas um cuidado ao longo do tempo: a limpeza.

Por ser um material resistente ao clima e outras intempéries, dificilmente quebrará ou precisará de consertos. A limpeza será o único cuidado especial que as pessoas precisarão ter com o ACM e mesmo sendo só isso, não é um processo que precisa ser feito toda semana. A empresa deve entender quando essa manutenção é necessária ao visualizar o material. 

A recomendação é que, dependendo das condições climáticas da região, as limpezas sejam feitas a cada 6 meses. Há casos que exigem um ciclo mensal, porém, outros cenários são tão favoráveis que podem ser feitos apenas 1 vez ao ano.

O melhor de tudo é que você não vai precisar de produtos químicos específicos, já que o material requer lavagens apenas com água e sabão. 

A pessoa responsável por isso deve molhar o ACM e passar essa mistura com buchas ou esfregões macios que estejam umedecidos em movimentos circulares.

Depois, basta jogar água novamente e deixá-la secando com o tempo. Agora, para remover resíduos mais difíceis, o mais indicado é utilizar o álcool isopropílico, que é fácil de ser encontrado.

Viu? Praticidade é um dos diferenciais mais importantes do ACM. Um material com excelente custo-benefício e qualidades para o setor de comunicação visual.

Conheça a Actos

Somos uma distribuidora de diversas chapas termoplásticas e outros materiais há anos, o que fez da Actos uma referência neste segmento. 

Para projetos com ACM, conte com os nossos serviços!

Enviamos produtos para todo o Brasil! Temos entrega rápida, segura e altamente confiável. 

Confira nossos diferenciais e soluções em nosso site. Nosso atendimento está disponível para atendê-lo da melhor forma!

Close