Written by 4:11 pm Arquitetura & Construção Civil

Policarbonato e suas vantagens na construção e design de ambientes

Vantagens Policarbonato em ambientes

Durável, moldável, leve e também de grande resistência. O policarbonato é um dos melhores materiais plásticos disponíveis no mercado atual. Pode ser usado para os mais variados fins, desde a aplicação em residências até a aplicação em indústrias. 

As chapas de policarbonato e de outros plásticos são muito conhecidas nos segmentos de construção civil e de fabricação de produtos. Essas são apenas algumas das razões pelas quais os policarbonatos são hoje tão populares entre os seus usuários, para fins de construção e de decoração.

As chapas de policarbonato substituíram o vidro e o acrílico em várias aplicações por causa de seus numerosos benefícios. É possível, inclusive, encontrar essas chapas em uma grande variedade de espessuras. 

Anteriormente, esse material era usado apenas em estruturas comerciais, empregadas durante as obras de levantamento de edificações, tal como a construção de galpão, pois essas folhas possuíam altos valores de compra. Porém, a crescente percepção de seus benefícios trouxe um interesse gradativo das pessoas em optar pela escolha desse material.

Assim, esse interesse acabou por criar uma alta demanda do material, reduzindo os custos de produção. Atualmente, o policarbonato é um material financeiramente mais acessível e que está sendo usado em diversos tipos de aplicação na construção de residências.

O policarbonato é usado em portas e janelas, substituindo o vidro ou outros tipos de materiais. Para aperfeiçoar as decorações modernas, as placas também são usadas para box de chuveiros ou como proteção de luminárias. Essas folhas de policarbonato são usadas em diferentes projetos residenciais, em várias áreas, tais como:

  • Varandas; 
  • Piscinas;  
  • Salas;
  • Jardins;
  • Escadas;
  • E outros tipos de locais.

Já no setor comercial, as placas de policarbonato são muito utilizadas em: 

  • Escritórios e prédios comerciais; 
  • Estádios de futebol; 
  • Estações ferroviárias; 
  • Estufas climatizadas.

São diversas as vantagens que o policarbonato oferece, de modo que o torna amplamente comum hoje em dia. Alguns dos benefícios mais importantes serão tratados adiante.

Vantagens de instalar placas de policarbonato em ambientes comerciais e residenciais

Como mencionado anteriormente, o policarbonato é um material bastante vantajoso atualmente, sendo seus principais benefícios:

1. É um material fácil de dobrar

O policarbonato é um termoplástico, ou seja, é um material que possui algumas propriedades diferenciadas. Ele pode ser facilmente modelado em diferentes tipos de formas e perfeitamente encaixado em estruturas, além de poder ser dobrado a frio no próprio local de instalação para formar uma superfície curva.  

Sendo um termoplástico, o policarbonato pode passar por alta temperatura, ser resfriado e aquecido novamente sem nenhum efeito prejudicial, mantendo sua estrutura intacta. 

2. É um material reciclável

O policarbonato é um material ecologicamente correto, o que significa dizer que é reciclável.

Por isso, muitas empresas de consultoria ambiental sugerem o uso das placas de policarbonato em construções de edifícios, estimulando maior consciência em relação aos recursos naturais e à preservação do meio ambiente.

3. É um material mais leve

O policarbonato oferece benefícios em termos de projetos estruturais, sendo um material com densidade muito menor em relação ao peso de uma placa de vidro. Por isso, é cada vez mais recomendada sua utilização na construção de edificações, implicando em uso de menos quantidade de material, já que as fundações podem ter tamanho menor, gerando economia de custos.

Além disso, os benefícios econômicos não são apenas relacionados aos materiais, mas também facilitam o manuseio dos itens, já que são mais leves.

O transporte, a elevação e os movimentos de manobra no local da obra são todos facilitados e muito mais seguros, afinal o policarbonato não é considerado um material frágil como o vidro.

4. É um material isolante

As características de isolamento térmico do policarbonato são bons motivos para explorar as razões para o seu uso em revestimentos e coberturas.

O uso de várias folhas de policarbonato auxilia na contenção do calor vindo da área externa, sendo outra característica benéfica quando se usa o vidro como comparativo. 

O policarbonato também é um bom isolante de ruído. Por isso, são colocadas algumas placas em divisória de drywall utilizadas em escritórios, aumentando a visibilidade e a sensação de amplitude do local. Por conter o ruído, é muito comum encontrar o policarbonato como divisórias em salas transparentes, tornando o ambiente mais elegante. 

Além disso, oferece uma aparência semelhante ao vidro, ao mesmo tempo em que fornece benefícios de baixo custo e facilidade de transporte. Outros locais que necessitam de isolamento acústico utilizam placas de policarbonato em sua construção, tal como uma clínica ultrassonografia ou clínica odontológica.

5. É um material resistente

Quando comparado ao vidro, uma folha de policarbonato tem resistência muito maior. Isso é essencial quando se trata de transporte, de manuseio e de instalação do item em qualquer projeto ou estrutura.

O policarbonato proporciona uma resistência muito maior contra o granizo, queda de galhos e outros objetos do que o vidro ou o acrílico. Além disso, quando exposto, o policarbonato não se torna mais frágil com o passar do tempo.

Por isso, mesmo em esquadrias de alumínio sob medida é recomendada a aplicações de placas de policarbonato, que resistem aos choques e aos trincamentos, reduzindo os custos de manutenção, de troca ou de reparo.

6. É um material que transmite luz

Em se tratando da instalação de placas de policarbonato em coberturas de áreas externas, a escolha desse material é muito importante, principalmente pelos benefícios já mencionados anteriormente, como a leveza das placas e sua maleabilidade. 

Veja aqui 8 dicas de ouro para instalação de policarbonato

Porém, como é sabido, a grande maioria dos plásticos fica amarelado de acordo com sua exposição constante aos raios solares, de modo que escurecem depois de grande período de uso. Com o policarbonato isso não é verificado e, por isso, sua qualidade é comparada com móveis em aço inox, que mesmo após longo período de uso não enferrujam.

A maioria das chapas de policarbonato é tratada com proteção UV (Ultravioleta) em um ou ambos os lados, a fim de protegê-las da radiação UV em excesso, de modo a prolongar sua vida útil. Com tecnologias mais recentes, as placas também incluem revestimentos e cores especiais que refletem a radiação infravermelha para fora do ambiente, reduzindo a entrada de grandes temperaturas, mas permitindo a passagem de luz natural. Um acabamento fosco pode ser usado para reduzir o brilho e diminuir a entrada de luz, no caso de ambientes internos.

Aqui você consegue saber os tipos de policarbonato e suas aplicações

7. Maior saúde e bem-estar

Os benefícios da iluminação natural para o ambiente já são bastante conhecidos e difundidos, tais como o menor uso de iluminação artificial, menores custos com contas elétricas e menor emissão de carbono. Ainda assim, assim os especialistas estão iniciando várias pesquisas e estudos que avaliam o impacto da luz natural no bem-estar e na saúde das pessoas.

Os impactos positivos da luz natural, em vez da artificial, incluem menores níveis de estresse e melhores padrões de sono, levando a uma maior produtividade diária e ajudando o corpo na recuperação de doenças. Além disso, os raios solares são fundamentais para a produção de vitamina D, aumentando a imunidade corporal.

Positivo

Características positivas do uso das placas de policarbonato

As chapas para cobertura em policarbonato são fabricadas em material de alta qualidade. O policarbonato é um termoplástico transparente, mas podem ser adicionadas diferentes cores, personalizando o item conforme o desejo do cliente. É um produto com grande durabilidade e pode resistir às altas e às baixas temperaturas. As telhas de policarbonato não são consideradas produtos tóxicos e, além disso, são resistentes às manchas e pesam aproximadamente seis vezes menos que o vidro.

As chapas lisas de policarbonato são comuns para aplicações em telhados ou em coberturas de áreas externas. Geralmente, a placa de policarbonato é fabricada em tons claros, de forma a maximizar a transmissão de luz natural ao ambiente. Pode possuir também outras cores, que oferecem maior controle solar. Além disso, as chapas coloridas podem ser fabricadas com um acabamento texturizado em relevo, sendo um diferencial na decoração do local em que será colocada.

É também uma boa alternativa ao de corrimão de vidro em escadas, tornando sua visibilidade maior ao mesmo tempo em que preenche os espaços de um corrimão, evitando quedas de crianças e de objetos.

Os revestimentos, as coberturas e as claraboias que utilizam o policarbonato em sua estrutura, oferecem aos profissionais a oportunidade de otimizar a luz natural nos edifícios, com custos operacionais mais baixos do que os materiais convencionais. Atualmente, mesmo uma fábrica de móveis planejados pode desenvolver mobílias com detalhes em policarbonato, criando designs diferenciados e atraindo maior número de compradores.

Todos os benefícios e vantagens mencionados fazem com que o policarbonato seja uma escolha mais sustentável, tanto em termos de custos finais quanto em termos ecologicamente corretos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Last modified: 18 de julho de 2023
Close