Written by 4:53 pm Comunicação Visual

Vantagens da chapa de PVC expandido na comunicação visual

Vantagens da chapa de PVC expandido na comunicação visual

A chapa de PVC expandido é um material bastante empregado para a elaboração de elementos de comunicação visual para empresas e comércios, com placas de sinalização, fachadas, painéis, entre outras estruturas.

Por isso o material vem ganhando destaque para negócios de diversos segmentos. Ao mesmo tempo, aumenta a conscientização sobre a importância da comunicação visual de uma empresa.

O que é a chapa de PVC expandido?

O PVC expandido é um material fabricado especialmente para a confecção de itens para a comunicação visual, tanto interna quanto externa.

Trata-se de um polímero versátil, com baixo peso por metro quadrado devido à baixa densidade. Sua superfície permite diversos tipos de trabalhos como cortar, furar, fresar, arrebitar e perfurar com facilidade.

O PVC expandido tem a metade do peso das chapas de PVC rígido, embora isso não prejudique a robustez e durabilidade das estruturas. As chapas costumam ser amarelas, brancas, cinzas e verdes.

Desta forma, o material possibilita a confecção de itens para a comunicação visual de todos os tipos de empreendimentos, como empreiteira de obras, comércios, empresas ou indústrias. Dentre os itens é possível destacar placas de sinalização, displays, stands, letra caixa, entre outros tipos de materiais para pontos de venda e comunicação visual em geral. 

Os itens apresentam facilidade de uso e boa aceitação de diversos tipos de impressão, além da impressão digital UV.

Técnicas de serigrafia ou silkscreen, por exemplo, agregam ótimos resultados nos recobrimentos. Também é possível utilizar a maioria das tintas, o que possibilita diversas opções de personalização para os itens de comunicação.

Além da facilidade de processamento, as chapas de PVC expandido são muito resistentes, apesar da aparência leve. Elas apresentam boa durabilidade mesmo em contato com a incidência solar e a umidade, além de resistirem bem a impactos.

Benefícios do uso da chapa de PVC expandido

A facilidade de impressão é uma das principais vantagens do uso do PVC expandido em relação a outros materiais para a comunicação visual. Além disso, destacam-se aspectos como:

  • Resistência à altas temperaturas com material de baixa inflamabilidade;
  • Superfície com baixa absorção de umidade;
  • Instalação que permite diminuir a transmissão de calor para a construção;
  • Material cuja fabricação é sustentável;
  • Superfície brilhante e resistente à ocorrência de riscos;
  • Facilidade para montar as peças em PVC expandido;
  • Superfície de fácil usinagem, manuseio e acabamento;
  • Proporciona isolamento térmico e acústico nas construções;
  • Redução de custo com fixadores, devido ao baixo peso;
  • Material que apresenta ótima relação custo-benefício.

Vale a pena ressaltar que para garantir todos os benefícios do uso do material é essencial que o responsável pela obra procure por um fornecedor de qualidade e de boa procedência. 

Além disso, todos os processos que envolvem a impressão, fabricação de peças e instalação de estruturas em PVC expandido em empreendimento de assistência técnica equipamentos médicos, por exemplo, demandam a mão de obra de profissionais qualificados, devido ao fato de requerer conhecimentos técnicos específicos. 

Os trabalhos também ganham em qualidade com um bom planejamento, envolvendo equipes de marketing, com relação aos elementos de comunicação visual.

Resultados da comunicação visual estratégica

Aos gestores e empreendedores, o principal conselho é a contratação de uma equipe de marketing qualificada, por meio de agências, para a realização de estratégias de comunicação visual, tendo em vista os elementos da fachada e os benefícios do uso de chapa de PVC expandido.

Dependendo do contexto e dos objetivos de cada estratégia, que podem variar de acordo com o negócio ou segmento de mercado, os resultados esperados do investimento na comunicação visual do negócio são:

check-verde-png-4

Mais atenção e mais clientes

Quando é acertado, o apelo visual é capaz de instigar o interesse dos potenciais clientes. os elementos de comunicação visual atraem os consumidores para o estabelecimento e colaboram para aumentar as chances de iniciar um relacionamento entre o negócio e os novos consumidores.

check-verde-png-4

Reforço da identidade da marca

Por meio da comunicação visual, os empreendedores podem adiantar algumas características da marca, reforçando-as diante dos consumidores. Ao associar a identidade visual do empreendimento com as peças de comunicação visual e promocional, aumenta a memorização da marca pelo cliente. E quanto mais presente ela estiver na memória do consumidor, uma compra futura se torna mais provável.

check-verde-png-4

Comunicação com eficiência

Os elementos de comunicação visual são importantes para a identidade do negócio. Ademais, também comunicam condições de venda, ofertas especiais e outras referências importantes para os consumidores.

Materiais como placas, banners, cartazes, etiquetas e outras peças demandam um investimento financeiro mas geram bastante resultado.

A importância da comunicação visual de uma empresa

É por meio da comunicação visual que empresas de todos os segmentos de atuação se posicionam e transmitem aos seus públicos a sua identidade, imagem e ideais. A identidade visual do negócio muitas vezes é responsável pela primeira impressão que um consumidor em potencial tem da marca ou produto.

Em um mercado cada vez mais concorrido, com grande diversidade de produtos e serviços semelhantes, como a marcenaria alto padrão, por exemplo, que está presente em praticamente todos os lugares, a comunicação visual pode ser um diferencial. 

Por meio do design, aplicado na fachada dos estabelecimentos, principalmente, é possível despertar a curiosidade, gerar interesse e mostrar criatividade e personalidade.

No caso de comércios e pontos de venda, por exemplo, a comunicação visual externa deve conter quatro elementos obrigatórios, independente do segmento de atuação. São eles:

  1. A iluminação adequada da fachada;
  2. Vitrine com produtos, itens de decoração ou mostruários;
  3. Logomarca da empresa e outros elementos de marketing;
  4. Letreiro personalizado compondo a fachada.
icon-iluminacao

Iluminação

Ter uma fachada iluminada durante a noite pode compensar financeiramente. As instalações permitem o impacto a pessoas que circulam pelo local fora do horário comercial.

O ideal é que a iluminação de empresas de esquadrias de alumínio, para exemplificar, seja mais intensa enquanto o comércio ou empresa estiver aberto, e mais leve quando o estabelecimento estiver fechado. Entretanto, é importante que a exposição da marca e dos produtos continue. Uma boa iluminação também permite a valorização das formas, cores e texturas dos produtos.

store-front-512

Vitrine

Para que a vitrine seja de fato um instrumento para atrair mais clientes, é importante que ela seja organizada, limpa e reúna os melhores produtos disponíveis na loja. Eles deve ser trocados constantemente, e sempre colocados em uma disposição agradável e bonita.

Podem ser utilizadas para atrair a atenção com maquinários, matérias primas e insumos de uma maneira criativa.

É preciso que os profissionais responsáveis lembrem que as vitrines são como um mostruário dos produtos, e devem ser bem montadas a ponto de convencer o cliente a entrar na loja, por meio da curiosidade e interesse gerados.

star_icon-icons.com_49980

Logomarca

A logomarca gera o reconhecimento da empresa ou empreendimento, pois funciona como um símbolo, com a função de transmitir o valores, ideais e conceitos relacionados ao negócio, além de ser quase sempre o primeiro contato que o consumidor/cliente tem com uma marca.

Por isso, é fundamental que ela realmente traduza o espírito da empresa, de forma criativa e de fácil assimilação

O reconhecimento por meio da logomarca é fundamental para se destacar entre o concorrentes e criar uma identidade própria. Além de ser criativa, é fundamental que a identidade visual de uma empresa seja atraente e não remeta a ideias ou conceitos que possam ser interpretados de maneira negativa. 

Uma empresa de instalação de ar condicionado, por exemplo, deve utilizar imagens que representem o conforto térmico e não necessariamente o frio ou o calor.

Por isso a contratação de um designer para os desenhos personalizados e respectivos registros pode ser bastante benéfico para acrescentar qualidade ao processo.

43673

 Letreiro personalizado

O nome e a logomarca do estabelecimento devem ficar em evidência na fachada comercial, o que destaca a necessidade da criação de um letreiro personalizado. Ele deve ser atrativo, produzido com qualidade e com todas as informações visuais ou textuais importantes para destacar a empresa, dependendo do segmento do mercado.

Empresas de automação industrial, por exemplo, devem conter alguns elementos em sua fachada. São eles a logomarca, nome do empreendimento, informações para contato e sobre os principais serviços, informando que a empresa está à disposição.

Existe uma grande diversidade de soluções disponíveis no mercado, com diferentes faixas de custo, qualidade e resistência. Entretanto, destacam-se as estruturas e objetos para comunicação visual fabricados em chapas de PVC expandido, devido às características , vantagens de utilização e custo do material, principalmente.

Por fim, a comunicação visual é imprescindível para diferenciar um negócio, mesmo que ele ofereça produtos simples, ou de qualquer segmento. Uma boa estratégia cria um estilo único, que demonstra qualidade e confiabilidade perante os concorrentes, e o uso de chapa de PVC expandido para as peças é uma solução com ótimos benefícios para esta finalidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Adicione o texto do seu título aqui

Close