Written by 3:53 pm Comunicação Visual

Chapa de PVC semi-rígido, resistente e anti-chamas!

Chapa de PVC semi-rígido, resistente e anti-chamas!

Em chapa, com espessura fina e transparente, o PVC semi-rígido é ideal para impressão digital e para a produção de peças vacuum forming, além de outros.

O PVC é um termoplástico muito utilizado para a fabricação de moldes e embalagens blister. Além de sua durabilidade e resistência, ele oferece baixo custo nas diversas aplicações ao qual é submetido, podendo ser utilizado para pequenas ou grandes demandas sem comprometer grandes investimentos.

Com um nome técnico de Cloreto de Polivinila (PVC) é um dos plásticos mais usados, desde que foi descoberto por acidente, quando uma molécula se formou em frascos com compostos químicos deixados ao sol. Waldo Semon, em 1926 percebeu que ao misturar este material com aditivos conhecidos como plastificantes, obtinha-se o PVC.

Por ser um material de baixo custo de produção, o PVC no início, foi muito utilizado na fabricação de solas de sapato e revestimentos para fios e cabos de ferramentas. Posteriormente ele dominou o mercado da construção civil, como material de tubos e conexões hidráulicas, isolantes elétricos, batentes de janelas, pisos e cercas.

Hoje o PVC tem uma infinidade de aplicações e está diretamente introduzido na vida cotidiana, como embalagens de alimentos, brinquedos, painéis de automóveis, discos de vinil e até roupas.

Chapa de PVC semi-rígido, resistente e anti-chamas!

A presença do cloro na cadeia do polímero torna o PVC um material resistente que não propaga chamas. Somente em temperaturas acima de 700ºC e à luz ultravioleta ele se torna sensível, porém possui características anti-chama e auto-extinguível, ou seja, basta retirar a fonte de calor que imediatamente a chama se apaga.

Esta propriedade de flamabilidade faz com que o PVC expandido em chapas, que é uma outra versão do material, seja muito utilizado em sinalizações de rota de fuga, pois é um material que atende todas as normas de segurança do corpo de bombeiros, onde o principal requisito é que o material utilizado não pegue fogo ou propague chamas durante um determinado tempo de exposição.

Outra versão disponível do material usado para fazer a chapa de PVC semi-rígido, é uma variação do material rígido utilizado em chapas industriais e tubulações, como o PVC flexível utilizado em mantas, cortinas e lençóis. Este reúne excelentes propriedades elétricas e ótima resistência ao desgaste, impacto, umidade e agentes químicos. Também apresenta baixa sensibilidade à fissura sob tensão e permeabilidade ao vapor de água e gases em geral.

O PVC é um termoplástico que além de ser muito utilizado na impressão digital, também permite a impressão gráfica como off-set, devido a sua flexibilidade e boa aderência de tinta.

Conheça as principais aplicações para o PVC semi-rígido:

  • Display de produtos em geral;
  • Placas de sinalização interna;
  • Materiais de PDV;
  • Brindes;
  • Cartões de bancos;
  • Embalagens diversas, inclusive blister;
  • Cartões de identificação;

A chapa de PVC semi-rígido é um matéria leve, de fácil processamento, durável, versátil e atóxico. Não é recomendado ser dobrado a frio pois a contração ou compressão mecânica deixa o material esbranquiçado.

Na Actos você encontra as chapas de PVC semi-rígido para seus projetos nas cores cristal transparente e branco com acabamento superficial brilho ou fosco, nas espessuras de 0,15mm a 0,70mm. Consulte-nos!

Last modified: 5 de janeiro de 2022
Close