Written by 5:28 pm Comunicação Visual

4 dicas para melhorar a dobra e o acabamento nas chapas de ACM

4 dicas para melhorar a dobra e o acabamento nas chapas de ACM

Todo cliente espera receber uma fachada linda e os instaladores de ACM estão sempre buscando novas soluções para otimizarem e melhorarem seus processos e também o resultado final de cada projeto.

Muitas vezes um pequeno detalhe pode fazer total diferença, então vamos falar sobre esses pontos, que são fundamentais para a qualidade na hora de executar um trabalho com chapa de ACM.

Seja para o revestimento de uma fachada comercial, para um projeto de arquitetura ou construção civil, as chapas de ACM estão cada vez mais em evidência.

A atenção com a qualidade do material é muito importante e este é o primeiro ponto que deve ser avaliado. As chapas de qualidade superior facilitam muito o processo de fresagem e proporcionam um melhor acabamento.

Uma outra atenção especial é consultar o seu fornecedor sobre como as chapas serão transportadas para chegar até você com total cuidado, a fim de evitar danos como riscos e amassados que não são possíveis eliminar.

Os instaladores de ACM são profissionais que podemos considerar artesãos, afinal o trabalho para a construção das bandejas, para o recorte, fresagem e outros procedimentos são totalmente manuais e cada detalhe faz diferença.

Saiba como dobrar e dar acabamento em chapas de ACM com qualidade

4 dicas para melhorar a dobra e o acabamento nas chapas de ACM

Depois da qualidade e procedência do material, é importante utilizar ferramentas adequadas. A tupia e a serra circular são duas opções bastante utilizadas e muito eficientes para trabalhar com ACM, mas é importante também considerar o estado da widea que será utilizada.

O grande detalhe aqui, é que a fresa precisa estar afiada e ser de seção trapezoidal para possibilitar uma boa produtividade e também uma fresagem perfeita para o acabamento e a dobra.

4 dicas para melhorar a dobra e o acabamento nas chapas de ACM

Um outro ponto de atenção na hora de fazer corte, dobra ou acabamento em chapas de ACM é o ajuste das ferramentas.

Verifique se a altura do objeto cortante está correta, para que na hora da fresagem por exemplo, ele não marque a lâmina do alumínio que ficará aparente na montagem do revestimento.

4 dicas para melhorar a dobra e o acabamento nas chapas de ACM

Tenha uma mesa própria para trabalhar com ACM. Ela permitirá fazer o manuseio com mais precisão. Para quem trabalha com pequenos e médios projetos, uma mesa com 1,50 X 2,5 metros será bastante útil, agora se o seu espaço permitir, não economize e invista em uma mesa de 1,5 x 5,00 metros. Isso evitará fortuitos que podem colocar um trabalho em risco.

O ideal também é que seja uma mesa com estrutura resistente, evitando os improvisos com cavaletes.

4 dicas para melhorar a dobra e o acabamento nas chapas de ACM

A fresagem é um momento decisivo para criar uma cavidade que possibilitará a dobra perfeita, que impede o material de trincar ou rachar. Utilizando as ferramentas corretas, será possível conseguir o resultado desejado, mas um outro detalhe que faz sentido aqui, é ter atenção com as rebarbas após passar a fresa na chapa.

Verifique se não há necessidade de passar mais de uma vez, e passe quantas vezes forem necessárias até que tenha a certeza de ter conseguido criar uma cavidade limpa e adequada para a dobra.

Na Actos você encontra a melhor qualidade em chapas de ACM, em diversas opções de cores, entregas para todo o Brasil com excelente prazo e com perfeito acondicionamento do material durante o transporte para evitar qualquer surpresa desagradável.

Fale com a nossa equipe de vendas.

Last modified: 15 de outubro de 2021
Close