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10 Dicas para melhorar as suas vendas de coberturas de policarbonato e fachadas em ACM

10 Dicas para melhorar as suas vendas de coberturas de policarbonato e fachadas em ACM

Não basta só saber realizar um projeto lindo de cobertura de policarbonato ou uma fachada incrível de ACM, é preciso saber administrar o seu negócio para obter mais vendas e sucesso!

Se você é um toldeiro, um instalador, trabalha com comunicação visual ou possui seu negócio próprio, esse artigo é para você.

E nós sabemos que o mercado está cada vez mais concorrido e embora as oportunidades não parem de crescer, é preciso ir além do argumento de que seu serviço é de qualidade. Aliás, se o material que você oferece não tem boa relação custo-benefício e a sua mão de obra não é especializada, é preciso rever os seus conceitos!

Ser um profissional completo, se manter atualizado, investir em especializações, reciclagem de seus conhecimentos e oferecer um material de qualidade, são processos obrigatórios para qualquer tipo de atuação em qualquer área.

Então vamos deixar de lado, só um pouquinho, os assuntos mais técnicos sobre os materiais e suas aplicações, para ajudar você a cuidar do seu negócio, lembrando que a concorrência é saudável e tem espaço para todo mundo, mas você precisa conquistar a sua fatia do mercado.

E qual o tamanho da fatia você espera conseguir?

Aqui não irá importar se você trabalha com fachadas de ACM, coberturas de policarbonato ou se utiliza as chapas de termoplásticos em qualquer outro tipo de segmento como; arquitetura e construção civil, indústria ou comunicação visual.

10 Dicas para melhorar as suas vendas de coberturas de policarbonato e fachadas em ACM

10 dicas

para uma administração saudável e o aumento de suas vendas

1. Revise seus Processos Internos

Você pode ser o melhor instalador de ACM ou o melhor executor de grandes projetos de coberturas e fachadas, mas se você não pensar na gestão do seu negócio, é muito provável que você encontre dificuldades e não consiga se manter no mercado ou vai viver com dificuldades financeiras.

Criar um processo de gestão é muito importante para você conseguir ter uma visão ampla para tomar decisões mais acertadas, por isso reveja seus processos. Abaixo listamos alguns pontos fundamentais para te ajudar a saber por onde começar:

  • Melhoria de produtividade – Todo trabalho que demanda tempo desnecessário é um grande causador de grandes prejuízos, portanto, calcule melhor o tempo de execução de uma obra ou de qualquer outro processo, coloque metas e exija o cumprimento conforme foi calculado inicialmente. Tempo é dinheiro!
  • Economia de recursos – Você sabe para onde seu dinheiro está indo? Saiba que contar com bons fornecedores, cortar despesas desnecessárias durante as operações e não desperdiçar matéria prima, são pontos importantes que precisam ser acompanhados de perto. Quem economiza tem!
  • Cobrar o preço justo – Entenda que o seu cliente não está procurando o melhor preço, ele está buscando pelo melhor custo-benefício, por isso tenha uma tabela de preços ajustada. Você precisa calcular tempo, custo de material, mão de obra terceirizada, custo com deslocamento, entre outras despesas operacionais para passar o investimento final do projeto ao seu cliente. Com bons argumentos ele saberá valorizar!

2. Torne sua Empresa uma Especialista de um Segmento

Invista no seu conhecimento e de sua equipe. Faça e proporcione para seus colaboradores cursos e treinamentos que permitam se manterem atualizados. Ao final de toda obra avalie o que poderia ter sido melhor executado e exponha uma visão geral para sua equipe para que possam ir melhorando a cada dia.

3. Defina um Diferencial com Relação ao seu Mercado

Você precisa ter um diferencial com relação aos seus concorrentes para conseguir se destacar. Dizer que o seu trabalho tem qualidade não é suficiente, por isso, tente desenvolver algo novo, uma solução, uma tecnologia, um prazo diferenciado, entre outras coisas que você possa dizer; “isso só é possível aqui na minha empresa”. Toda empresa com um diferencial evidente tende a crescer mais rápido!

4. Conheça o seu Público Alvo

Você precisa conhecer o seu potencial cliente, qual o perfil, onde ele está, como chegar até ele, enfim. Isso é importante para que você possa se comunicar melhor, atender as expectativas e principalmente estruturar os objetivos comerciais do seu negócio. O seu cliente ideal será o ponto de partida para muitas outras decisões.

5. Preocupe-se com a Imagem de sua Empresa

A imagem de uma empresa será fundamental para o primeiro contato com seu cliente. Ninguém dá credibilidade em negócios e empresas que não transmitam o mínimo aceitável. Ter uma identidade visual, um cartão de visita, pronto atendimento, uma presença digital mínima e um portfólio com alguns trabalhos, são indispensáveis. Verifique se está ok com essas questões ou providencie para ontem. A primeira impressão é a que fica!

6. Tenha um Bom Time de Vendas

Você precisa ter alguém focado no seu time comercial, afinal esse é o coração da empresa. Enquanto você continuar agindo como o faz tudo, você deixará de fazer muitas coisas, agora, se for fundamental que você seja o comercial do seu negócio, nomeie quem irá cuidar da parte operacional. Pequenos negócios deixam de faturar principalmente pelo fato de o proprietário ser centralizador e tem medo de delegar funções.

7. Trabalhe com Metas

Não trabalhe para pagar contas, estabeleça metas possíveis na direção de seus objetivos para que você possa ir crescendo gradativamente. As metas também vão ajudá-lo a identificar problemas como baixa produtividade, processos que precisam ser melhorados, entre outras coisas. É com atenção diária que o seu negócio irá prosperar.

8. Invista no Marketing do seu Negócio

O marketing é a alma de qualquer negócio, por isso preveja em seus orçamentos, reserve e invista 5% do seu faturamento com ações de marketing para que você possa atrair novas oportunidades de negócios. Não conte apenas com o boca-a-boca, que embora seja muito eficiente quando você entrega produtos e serviços de valor ao seu cliente, é preciso que você prospecte também por outros meios para que sua engrenagem de vendas esteja sempre trabalhando em prol do seu objetivo de crescimento. O marketing digital hoje em dia, com a força da internet pode ser grande parceiro do seu negócio. Uma boa agência digital pode te ajudar.

9. Entenda o que seu Cliente Procura Antes de Oferecer Algo

Antes de propor algo ao seu cliente, entenda as suas necessidades. Escute mais e espere obter informações suficientes antes de propor algo. O seu cliente espera ser surpreendido, ele aguarda por uma venda consultiva, ele espera que o seu serviço solucione em definitivo a sua necessidade. Por isso faça uma venda consciente para que o seu cliente tenha orgulho de falar da sua empresa.

10. Elabore Processos de Atendimento Eficientes

Crie processos de atendimento em passos, por exemplo: O passo 1 após a venda pode ser a assinatura do contrato, o passo 2 pode ser o agendamento de uma visita no local da obra, o passo 3 pode ser o agendamento do dia do início da obra e podem existir muitos passos. Isso facilitará você agir da mesma forma com todos os seus clientes e eles se sentirão tranquilos, pois tudo estará no controle.

O último passo e esse você não pode se esquecer, é o de falar pessoalmente com o seu cliente, saber como foi o andamento da obra, se ele se sentiu satisfeito com a conclusão, se tem mais alguma coisa que você possa fazer e não se esqueça de fotografar o local para incluir em seu portfólio o trabalho. Se achar conveniente, peça autorização para publicar em redes sociais.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você colocar em prática e se beneficiar delas. E lembre-se;

  •  Respeite a concorrência, sempre tem alguém fazendo isso o que você não faz;
  •  Se você não agregar valor ao seu negócio, ninguém fará;
  • Os meios justificam o fim, pelo menos em uma empresa.

Sucesso e bons negócios!

E se está precisando reciclar seus conhecimentos, acompanhe o Programa Actos Educa, que visa oferecer treinamentos para te manter atualizado nos segmentos de comunicação visual, além de outros. Aproveite para se inscrever na lista VIP para receber em primeira mão as datas e locais para as próximas turmas.

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