Na execução de obras e projetos, supere a expectativa do seu cliente.
Quantas vezes você já teve um problema no momento da entrega de um projeto?
Essa é sempre uma situação desconfortável para todos os lados envolvidos, seja o cliente que naturalmente colocou expectativa nessa entrega quanto você que dedicou horas e empenho para oferecer o melhor que podia.
Se em algum dia você passou por uma situação parecida ou se está precisando de uma “mãozinha” para que possíveis transtornos possam ser evitados, veja as dicas que temos para lhe ajudar a conquistar mais tranquilidade e credibilidade no mercado.
Vamos começar falando que você precisa ter PROCESSOS DEFINIDOS!
Conheça 5 passos importantes para entregar projetos e obras e encantar o seu cliente:
1 – Checklist
Invista o seu tempo na elaboração de um checklist, que é na verdade uma lista que o ajudará a fazer as perguntas certas, que fiquem claras ao entendimento do seu cliente para conseguir extrair dele as expectativas com relação ao projeto em questão, seja de uma cobertura de policarbonato, de uma fachada em ACM ou um projeto de arquitetura, construção civil, entre outros.
Entenda que o cliente muitas vezes não sabe o que quer e muitas vezes do ponto de vista técnico não é possível executar, então aqui você já consegue orientá-lo melhor e poderá evitar muitos problemas.
2 – Seja honesto com seu cliente
O maior dos enganos em qualquer processo é se colocar na posição de aceitar todas as imposições de seu cliente. A sinceridade sempre o ajudará a criar uma relação de confiança.
Veja abaixo alguns pontos importantes a considerar:
• Evite prometer prazos que sabe que não poderá cumprir;
• Cobre o preço justo para evitar economia na compra de materiais de baixa qualidade, prejuízos desnecessários e até mesmo não se sentir motivado para trabalhar dentro da expectativa do seu cliente;
• Tenha coragem para recusar um trabalho que consiga prever algum problema futuro.
3 – Entregue o que vendeu
No momento de propor o projeto, se não puder prever o melhor tipo de material, diga que irá fazer um levantamento para propor algo com o melhor custo-benefício.
Os trabalhos personalizados são muito mais valorizados e seu cliente fica tranquilo quando sabe que você trará a ele a melhor opção, ainda que o preço disso seja relativamente maior do que ele esperava. Lembre-se que você está trabalhando para atender a expectativa dele, e muitas vezes isso não tem preço.
Use o material que prometeu, não arrisque a confiança do seu cliente.
4 – Seja mais do que um simples executor
Como já falamos, o seu cliente muitas vezes não sabe o que é melhor para ele, mas você sabe. Tenha empatia e faça por ele o que gostaria que fizessem por você, no caso o melhor que puder.
Seja um consultor no seu segmento e aproveite a oportunidade para demonstrar o quão profissional você é. Elimine dúvidas, dê exemplos e proponha soluções.
Além disso, estimule a participação do seu cliente, antes e durante o projeto, assim ele se sentirá à vontade para falar, enquanto você consegue ir atendendo sob medida o que ele espera.
5 – Cuide das etapas do projeto
Invista seu tempo na elaboração de um cronograma de projeto, isso será muito útil para apresentar os resultados parciais ao seu cliente e dar um feedback sobre cada etapa.
Hoje, com a tecnologia é possível fazer fotos, criar vídeos e compartilhar com muita facilidade. Você não perde tempo e ganha a satisfação do seu cliente.
Antes da entrega, repasse o checklist e verifique se o local foi limpo e está tudo em ordem.
Projeto pronto, execução de obras completa, cliente satisfeito e você com a sensação de dever cumprido. Essa é a melhor recompensa!
Boa sorte e bons projetos!
A Actos trabalha para lhe oferecer o melhor em chapas de policarbonato, ACM, PS, vinil, acrílico, entre outros materiais e acessórios que atendam aos segmentos de comunicação visual, arquitetura, construção civil e indústria.
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