Written by 6:34 pm Comunicação Visual

Chapa de PETG: Mais esistência e Moldabilidade

PETG

De displays a decoração, um material que atende tudo o que você precisa!

Devido a suas muitas qualidades, o PETG é um material que pode ser usado para a produção de diversos itens, como displays para produtos, backligths, frontlights, materiais de PDV, embalagens e brindes em geral. Além disso, o material também pode ser usado para criar elementos de arquitetura e decoração, móveis e proteção de máquinas.

Principais vantagens do PETG

O material pode, literalmente, ser usado em qualquer tipo de projeto e muito dessa versatilidade se dá porque as placas conseguem passar por diferentes processos sem que apresentem qualquer deformação, rachadura ou mesmo esbranquiçamento.

As placas PETG podem ser:

  • Cortadas;
  • Perfuradas;
  • Rebitadas;
  • Serradas;
  • Usinadas;
  • Termoformadas;
  • Dobradas a frio*.

Termoformagem

Sem necessidade de secagem antes da termoformagem, economiza energia, custo de equipamentos e reduz perdas associadas ao manuseio da chapa, além dos benefícios abaixo.

  • Ciclos de termoformagem mais rápidos que economizam tempo, trabalho e dinheiro;
  • Capacidade de termoformagem profunda, que significa maior versatilidade e maior liberdade de projeto;
  • Temperaturas de termoformagem baixas, facilitam a decoração com vinil adesivo e pintura.

Resistência das chapas de PETG

As chapas conseguem suportar entre 15 e 20 vezes mais que uma placa de acrílico da mesma espessura. Mesmo quando as comparamos com a versão especial anti-choque do acrílico, elas possuem de 2 a 5 vezes mais resistência. Essa característica impede, por exemplo, de que elas apresentem rachaduras após serem perfuradas.

Além dessa capacidade de suportar impactos, o PETG também se destaca por sua resistência a produtos químicos e solventes. Elas ainda podem receber uma camada protetora coextrudada de UV para que o material ganha capacidade de resistir aos raios ultravioletas, fundamental para projetos externos.

Limpeza e conservação

Outro ponto positivo do material é a facilidade para a manutenção das peças criadas a base desse produto. É bastante simples fazer a limpeza e remover riscos que podem aparecer, principalmente em peças que ficam expostas.

Material leve

Devido a sua leveza, que é muito maior que o vidro, por exemplo, ele é perfeito para ser usado em acabamentos e para diminuir o peso total de uma estrutura, evitando o comprometimento de suas bases.

Ótima transparência

Por ser um material transparente e ter uma ótima capacidade de reflexão da luz solar, o PETG é bastante usado em displays e visores. Aliado a sua resistência a impactos, essas características fazem com que ele seja um ótimo substituto para o vidro em diversas estruturas, tanto internas quanto externas.

Preço convidativo

Por ser mais barato que outros materiais que possuem características parecidas, como o policarbonato, ele pode baratear consideravelmente o valor finar da produção de uma estrutura. Esse é um benefício bastante interessante para quem trabalha com projetos que exijam moldabilidade e baixo custo.

Sustentável

Assim como o bolso, o meio ambiente também agradece quado o material é escolhido para ser usado. Por ser da mesma “família do PET de garrafas e embalagens ele pode ser totalmente reciclado, o que ajuda na preservação da natureza e também na renda de milhares de brasileiros que trabalham com o recolhimento e retorno desses materiais para o mercado de fibras de tecido Poliéster.

Close