Written by 5:56 pm Comunicação Visual, Indústria

Fita dupla face, conheça a história por trás desta solução inovadora

Fita dupla face, conheça a história por trás desta solução inovadora

Uma história criativa por trás da criação da fita dupla face!

Aos 21 anos de idade, o jovem norte-americano tocador de banjo, Richard Drew, abandonou sua carreira musical para tornar-se técnico em um laboratório industrial, após ter realizado um curso de engenharia por correspondência.

Ambicioso e dotado de grande potencial criativo, Drew foi designado a desenvolver soluções na área de pintura automotiva. Foi daí que surgiram as primeiras fitas adesivas destinadas às funilarias, que naquela época utilizariam o produto para assegurar um acabamento perfeito às pinturas de carros com duas cores, um modismo nos anos 1920.

O uso na Segunda Guerra Mundial

Naquela época (1941-1945), grande parte da produção de fitas adesivas era destinada a suprir as necessidades do exército norte-americano, e neste momento, a 3M desenvolveu e fabricou mais de 100 tipos diferentes de fitas, para ajudar a resolver os problemas dos campos de batalha. Dentre estas soluções, surgiram as fitas dupla face, revestidas com adesivos em ambos os lados.

Nos dias atuais

Atualmente, as fitas dupla face são fabricadas com materiais de alta tecnologia e são destinadas as mais variadas aplicações.

Um ótimo exemplo que reúne características de fixação permanente é a Fita Dupla Face VHB, que também proporciona amortecimento de vibrações e redução de tempo, em um único produto. Fabricada em fita de espuma acrílica, capaz de substituir fixações mecânicas na montagem de produtos tecnicamente avançados.

A Fita Dupla Face VHB é apenas uma entre tantas opções de fita dupla face, mas é a primeira fita semi-estrutural, visco elástica e de espuma acrílica, capaz de substituir rebites, soldas a ponto, adesivos líquidos e outros fixadores mecânicos ou permanentes.

Fitas dupla face de maior resistência

Na mesma linha evolutiva das demais fitas dupla face, já foram desenvolvidas fitas para demarcação de solo. Esses produtos agregam características como resistência à abrasão, resistência à umidade e a maioria dos solventes, alto poder de fixação, podem ser esticadas, moldadas pressionadas e recortadas em forma de letras e sinais.

Fabricadas com matérias primas de excelente qualidade, como poliuretano, vinil e adesivo composto de borracha, o conjunto forma um produto superior e de alta performance resistente a qualquer condição climática.

Podem ser aplicadas em vidros, degraus ou em áreas internas.

A fita para demarcação de solo é uma excelente opção para a sinalização horizontal, com durabilidade e segurança garantidas.

Precisa comprar fitas dupla face?
A Actos oferece uma grande linha de fitas para as mais diversas aplicações. Acesse aqui nosso site e saiba mais.

Tags:, , Last modified: 4 de abril de 2023
Close