Written by 8:00 am Arquitetura & Construção Civil • 6 Comments

Como limpar sua cobertura em policarbonato

Como limpar sua cobertura em policarbonato

Lindas e perfeitas são as coberturas de policarbonato. Elas substituem muito bem o vidro, mas pedem atenção especial na hora da limpeza para evitar riscos e manter a sua conservação.

Para limpar sua cobertura você vai precisar de:

  1. Água
  2. Pano de algodão 100%
  3. Sabão líquido neutro de ótima qualidade
  4. Balde

Dicas passo a passo para uma limpeza perfeita:

  1. O melhor dia para fazer a sua limpeza será um dia com temperaturas mais amenas, pela manhã ou final de tarde, nunca sobre sol intenso, pois esses deixam a fuligem e poeira ressecadas e ainda mais grudadas no policarbonato, já os dias mais úmidos e temperaturas mais baixas facilitam a remoção da sujeira.
  2. É recomendado sempre molhar a cobertura em policarbonato com água corrente e bastante pressão, e se possível com a ajuda de uma máquina de jato.
  3. Misture o sabão neutro com a água em um balde até que forme bastante espuma, molhe o pano e passe suavemente nas placas. Observe que não é necessário fazer grandes esforços para remover a sujeira e em caso de dificuldade, volte a molhar a placa, a fim de evitar riscos e danos.
  4. Repita o processo quantas vezes forem necessárias até que a limpeza esteja completa.

Importante:

  • Passe o pano sempre em um único sentido, preferencialmente no que a água escorre. Nunca passe o pano em movimentos circulares.
  • Faça a limpeza em dias sem sol para evitar que o sabão seque muito rápido e forme manchas no policarbonato.
  • Cuidado para não pisar nas placas, você deve sempre fazer o apoio nas estruturas metálicas, utilizando extensores de madeira ou alumínio para alcançar os pontos mais distantes ou contrate uma empresa especializada em limpeza de coberturas de policarbonato que já possuem equipamento de segurança.
  • Em caso de manchas muito difíceis como graxa, tinta e outras, pode-se utilizar querosene puro e em pequena quantidade para limpar a cobertura em policarbonato, passando sobre a área a ser limpa e removendo-se imediatamente resíduo do produto com água em abundância, sabão neutro e pano macio (mas consulte antes a equipe de suporte Actos para obter maiores orientações antes de realizar este procedimento).

Limpeza de Tinta no Policarbonato

Caso tenha que fazer a pintura de paredes e nessa situação respingos de tinta atinjam as placas de policarbonato, NÃO USE, solventes como tinner, gasolina ou outros. Tenha sempre à disposição para essas ocasiões o álcool isopropílico para lhe ajudar nesse tipo de limpeza.

Faça a limpeza antes que a tinta seque, com o álcool umedecido em um pano de algodão 100% e após passe a mistura de sabão neutro com pano, enxágue bem para remover o sabão e qualquer resíduo de produto.

Qual a frequência para fazer a limpeza?

Não existe uma receita para esses casos, pois uma cobertura numa região pode variar muito com relação ao mesmo tipo instalada em outra região e dependerá sempre da quantidade de fuligem no ar que sejam geradas por ruas de terra ou asfalto, fábricas, obras ou construções na região, mas de um modo geral, as placas translucidas devem ser mais constantes.

A dica é começar por uma limpeza mensal e ir analisando conforme verificar a necessidade, até que este processo se torne habitual, mas não se esqueça que, quanto mais tempo passar, mais sujeira vai acumular, por isso encontre o ponto de equilíbrio para que a sua cobertura receba o cuidado adequado e se mantenha em boas condições de conservação.

A estrutura também merece limpeza, atenção e cuidado

Para estruturas de aço, remova a sujeira com pano úmido e sabão neutro, observe pontos que estejam descascados ou com ferrugens previamente e aplique qualquer fosfatizante facilmente encontrado e lojas de tintas.

Se for alumínio, limpa-se com pano úmido e sabão neutro e, para sujeiras mais difíceis, use querosene puro.

Olha que perfeito, com pouco material e boa vontade conseguimos manter as características do policarbonato como brilho e transparência por muito mais tempo.

Tags:, , , , , Last modified: 15 de outubro de 2021
Close