Organização e Segurança para muitas situações!
As fitas para demarcação do solo conhecidas também como fitas de sinalização, são encontradas no mercado em várias opções de cores fortes e intensas para fazer contraste absoluto com o local de aplicação.
A cor mais utilizada é a amarela, ou “zebrada”, aquelas que alternam faixas inclinadas amarelas com pretas. São cores que indicam a necessidade de atenção e cuidado!
Esse produto tornou-se comum à medida que os especialistas em segurança encontraram a necessidade de avisar, através de comunicação visual, sobre riscos ou perigos em ambientes de uso coletivo e público.
Outra questão muito importante para o uso das fitas de sinalização é orientar pessoas com deficiência física e neste caso essas fitas são um acessório importante de acessibilidade.
De material resistente ao trânsito de pedestres e veículos, as fitas de demarcação de solo podem ser utilizadas em ambientes internos e externos e são de muito fácil aplicação.
Para sinalização de filas, locais de acesso, áreas de risco, locais para carga e descarga de passageiros, indicação de locais de uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e para muitas situações que exijam organização e segurança.
Veja abaixo a aplicação das cores para cada situação e certifique-se de estar agindo de acordo com as normas:
- Branco - Indica locais de circulação por faixas como por exemplo passarelas e corredores, também sinaliza direção e circulação, localização de lixeiras, bebedouros, áreas de socorro e combate a incêndio.
- Amarelo - As normas de segurança definem o amarelo para indicar cuidado e atenção em locais de risco onde tenham escadas móveis, corrimãos, parapeitos, pisos escorregadios, plataformas de embarque e carregamento e máquinas pesadas como tratores por exemplo. O uso do amarelo combinado com preto é muito comum.
- Laranja - Identifica riscos que possam ser causados em locais de armazenamento de máquinas que possam se abrir, caixas de proteção de dispositivos elétricos ou riscos com ácidos e abrasivos.
- Púrpura - Para sinalizar locais de armazenamento de radiação nuclear ou eletromagnética, também identifica locais de aterro contaminados, recipientes radioativos e condições similares a estes.
- Vermelho - Nas normas de sinalização, o vermelho é a cor que identifica exclusivamente equipamentos e aparelhos de proteção contra incêndio e combate a incêndio como caixas de alarme, hidrantes, bombas, sirenes, extintores, portas de saída de emergência, entre outros.
- Azul - Para sinalização de cuidado e para indicar a obrigatoriedade no uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual). Também indica o impedimento em movimentação ou atividade no manuseio de algum equipamento como por exemplo, “Não acione o botão”.
- Verde - Indicação de segurança. O verde é a cor destinada a locais de socorro onde localizam-se macas, atendimento de primeiros socorros, localização de EPI, dispositivos de segurança, locais de avisos e informações de segurança, entre outros.
- Preto - É a cor que sinaliza os locais de coletores de resíduos, exceto os que estão relacionados a serviços de saúde.
Utilize sempre fitas apropriadas para este fim, pois estas são imunes a descolamento mesmo com o tráfego intenso de pessoas e carros, aceitam lavagem, resistem a produtos abrasivos e suportam às variações climáticas.
As fitas de sinalização além de resistentes, são de fácil remoção e não exigem o uso de qualquer substância especial para serem removidas.
Conheça as normas de segurança para não errar e garantir o correto uso das sinalizações, isso ajudará a organizar e garantir a tranquilidade para muitas situações.
A Actos atua a mais de 20 anos na distribuição de fitas adesivas 3M, adesivos industriais e acessórios para atender essas e muitas outras necessidades. Consulte-nos!
Leia também:
- O que é acrílico e como utilizar o material?
- Cores para lojas comerciais: 5 dicas para escolher…
- Ideias de fachada de loja: 5 opções para se inspirar
- Policarbonato na arquitetura: conheça soluções translúcidas
- Cobertura em policarbonato: 5 dicas para um projeto inovador
- Aprenda como usar fita dupla face para ACM